domingo, 28 de janeiro de 2024

Nicholas Craven & Boldy James - All My Tokens


 O Boldy James é um rapper que não para de fazer sons fodas recentemente. Se tu gosta da sonoridade da Griselda ou do The Alchemist ele é um cara que tu não pode deixar de ouvir. Ele lançou um projeto recente com o produtor Nicholas Craven que é cheio de sons fodas, mas esse que fecha o album eu achei sensacional. Clica aí pra ouvir que vale demais.

Xaviersobased - Get High


 O Xaviersobased é um cara bem pós-Lil B e Yung Lean. Ele faz uns sons de rap meio experimental que parece que tu colocou uma fita japonesa do primeiro Nintendo no liquidificador. É meio diferentão mas é bem da hora, esse é um som da hora da mixtape mais recente dele, clica aí pra ouvir.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Billboard Fridays: 21 Savage - Redrum

 
O Jack Harlow foi destronado do topo do Hot 100 pela Ariana Grande mas o destaque da semana vai pro 21 Savage. Esse som faz parte do American Dream, album dele que alcançou o topo do Billboard 200 e que encheu de sons aqui no top 25 de rap. O som dele que chegou mais alto foi Redrum (murder ao contrário), produzida pelo London On Da Track, e o som tem uma pegada bem da hora e mais acelerada que a maioria dos sons do 21, além de uma sample irada de Serenata do Adeus, da Elza Laranjeira, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Enfim, o vídeo é iradissimo também, com o 21 Savage em Londres (ele nasceu na Inglaterra caso vocês não estejam ligados) e mostrando o lado mais grimy e de rua da cidade. Vale demais clicar aí pra ver qual é.

Top 25:

1- Jack Harlow - Lovin On Me
2- 21 Savage - Redrum
3- Doja Cat - Paint The Town Red
4- 21 Savage, Travis Scott & Metro Boomin - Nee-nah
5- Doja Cat - Agora Hills
6- 21 Savage - All Of Me
7- 21 Savage & Doja Cat - N.H.I.E.
8- Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
9- Nicki Minaj - FTCU
10- Paul Russell - Lil Boo Thang
11- Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
12- 21 Savage, Young Thug & Metro Boomin - Pop Ur Sht
13- 21 Savage - Sneaky
14- 21 Savage, Lil Durk & Metro Boomin - Dangerous
15- Flo Milli - Never Lose Me
16- Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
17- 21 Savage & Brent Faiyaz - Should've Wore A Bonnet
18- 21 Savage & Summer Walker - Prove It
19- JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
20- Travis Scott - I Know ?
21- 21 Savage, Tommy Newport & Mikky Ekko - Red Sky
22- 21 Savage - Letter To My Brudda
23- Drake - You Broke My Heart
24- 21 Savage - See The Real
25- 21 Savage, Burna Boy & Metro Boomin - Just Like Me

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Anycia feat. Latto - BACK OUTSIDE

 

Porra, a Anycia acabou de soltar um som novo com a Latto que é simplesmente sensacional. O som é um banger absurdo e eu curti demais a flow dela na batida. Vale demais clicar aí pra ver qual é.

21 Savage, Burna Boy & Metro Boomin - Just Like Me


 O 21 Savage lançou um album novo pra acompanhar uma série nova lançada que foi baseada na vida dele (e estrela o Childish Gambino). A gente já sabe que a combinação do 21 com o Metro é muito quente pelos projetos que eles já fizeram juntos, mas o Burna Boy combinou pra cacete também. Enfim, vale a pena clicar aí pra ouvir qual é a do som.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Billboard Fridays: BigXthaPlug - Mmhmm

 
É galera, o Jack Harlow continua firme e forte na liderança mas o destaque da semana vai pra um dos calouros do ano passado, o texano BigXthaPlug. Ele usa bem da sonoridade local do Texas no seu som, que é tradicional por ter vozes fortes pra caramba no rap, e com o BigX não é diferente. Esse som, produzido pelo Bandplay e Charley Cooks, não é o primeiro som que eu ouço do cara, mas é um dos mais da hora, com uma vibe até se pá mais chill que os outros sons do BigX. Enfim, eu curti esse som e fica a sugestão de vocês clicarem aí em cima pra conhecerem também. O som não tem vídeo ainda mas assim que sair eu atualizo aqui. Abaixo segue o top 25 da semana.
Update: Saiu o vídeo de Mmhmm e ele até que é engraçadinho. Não tem lá uma qualidade enorme mas é divertido ver um cara carismático do tamanho do BigX fazendo graça, com um chapeuzinho, pulando de um helicoptero e etc. Vale a pena dar uma olhada, então clica aí.

Top 25:

1- Jack Harlow - Lovin On Me
2- Doja Cat - Paint The Town Red
3- Doja Cat - Agora Hills
4- Nicki Minaj - FTCU
5- Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
6- Paul Russell - Lil Boo Thang
7- Gunna - Fukumean
8- Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
9- Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
10- Travis Scott - I Know ?
11- JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
12- Flo Milli - Never Lose Me
13- Drake - You Broke My Heart
14- Drake feat. Yeat - IDGAF
15- Lil Tecca - 500lbs
16- BigXthaPlug - Mmhmm
17- 310babii - Soak City (Do It)
18- Drake - Virginia Beach
19- Travis Scott - My Eyes
20- Rod Wave - Great Gatsby
21- Juice WRLD, Eminem & benny blanco - Lace It
22- Tee Grizzley, Mariah The Scientist & Chris Brown - IDGAF
23- Offset & Don Toliver - Worth It
24- Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
25- Lil Tecca - Down With Me

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

03 Greedo feat. Rucci - Believe That

 


O 03 Greedo é um dos caras que eu mais curto da West Coast e já tem um bom tempo que ele ocupa esse posto. Ele tem uma dinâmica que lembra o freeflow do Young Thug, mas manda as rimas dele em umas rimas iradas com o bounce da West Coast e o resultado é muito foda. Ele lançou um album todo produzido pelo ótimo Dnyc3 que se inspira muito naquela época no final dos anos 2000 em que o T-Pain era o cara mais quente das rádios. Enfim, é uma baita mixtape e esse som dela é quentissimo, vale clicar aí pra ver qual é.

Jeymes Samuel, D'Angelo & Jay-Z - I Want You Forever


O Jeymes Samuel é um cara que eu conheço do mundo do cinema, por ter dirigido o ótimo western negro The Harder They Fall, que dá pra ver no Netflix. Apesar de eu conhecer ele por esse nome, ele na real é irmão do conhecidissimo cantor Seal e fazia música a mais tempo do que dirigia, só que com o codinome The Bullitts, tendo produzido para artistas como o Gorillaz e Mr. Hudson.  O D'Angelo e o Jay-Z dispensam informações né, sendo duas lendas cada um no seu campo de atuação. Esse é um som novo, uma epopéia de quase 10 minutos, que faz parte do filme novo do Jeymes, o The Book of Clarence. Se o filme for bom como esse som eu já to empolgado pra ver. Clica aí pra ouvir esse som porque não é sempre que você verá essas lendas tocando juntas.

Kali Uchis feat. Rauw Alejandro - No Hay Ley Parte 2


 A Kali Uchis acabou de lançar um album novo que é um prato cheio pra quem curte uma sonoridade latina, que puxa inspiração de vários generos daqui. Esse é um som irado que faz parte do album Orquídeas que conta ainda com uns versos do Rauw Alejandro. Clica aí pra ouvir.

Billboard Fridays: Flo Milli - Never Lose Me

 
É galera, primeira semana pra valer do ano e após as músicas natalinas sairem do Hot 100, o Jack Harlow reassumiu o topo do Hot 100, além é claro de continuar no topo das Hot Rap Charts. O destaque da semana no entanto vai para uma novata nessa coluna, a Flo Milli. Ela é uma mina que desde o começo da carreira eu curtia já muito, pelo jeito como ela largava forte nos sons dela pra qualquer um que ache que pode se meter no seu caminho, tudo de uma maneira bem atrevida e sonicamente interessante. De lá pra cá ela não me decepcionou e continua fazendo uns sons muito fodas. Esse som especifico foi produzido pelo Gerreaux, no entanto, é um som com uma pegadinha bem mais lentinha e romântica, que não chega a ser ruim mas nem de longe é dos melhores sons dela, mas pra quem tá conhecendo a rapper até que vale a pena ouvir pra conferir e pegar familiaridade com ela. O clipe é uma interpretação bem literal da música, com a Flo sensualizando a câmera, seja dando uns pegas no Rolls-Royce Wraith, seja rebolando no strip club. Nada muito criativo mas até que é de boa. Enfim, clica aí em cima pra ver qual é e abaixo temos o top 25 da semana.

Top 25:

1- Jack Harlow - Lovin On Me
2- Doja Cat - Paint The Town Red
3- Doja Cat - Agora Hills
4- Paul Russell - Lil Boo Thang
5- Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
6- Nicki Minaj - FTCU
7- Gunna - Fukumean
8- Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
9- Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
10- Travis Scott - I Know ?
11- JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
12- Flo Milli - Never Lose Me
13- Drake - You Broke My Heart
14- Drake feat. Yeat - IDGAF
15- Lil Tecca - 500lbs
16- 310babii - Soak City (Do It)
17- BigXthaPlug - Mmhmm
18- Rod Wave - Great Gatsby
19- Drake - Virginia Beach
20- Juice WRLD, Eminem & benny blanco - Lace It
21- Travis Scott - My Eyes
22- Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
23- Offset & Don Toliver - Worth It
24- Nicki Minaj - Pink Friday Girls
25- Nicki Minaj - Beep Beep

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Czarface - Marvel at That (Road Trip)

 


7L & Esoteric é uma dupla de rap, na qual o 7L produz e o Esoteric é o rapper. Quando essa dupla se junta com o Inspectah Deck (um dos membros do Wu-Tang Clan), o nome desse super grupo passa a ser Czarface. Eles tem toda uma temática de quadrinhos que lembra as vezes o MF DOOM, sendo que eles até já fizeram um album em conjunto com ele também. Esse é um som que eu achei bem interessante de um album novo deles, no qual o 7L simula que está em uma road trip com o filho dele e eles brincam de listar o máximo que conseguem de heróis da Marvel com cada letra do alfabeto. Eu achei interessante porque esses joguinhos de fazer no carro é algo que eu sempre faço quando preciso passar o tempo e eu particularmente sou bem fã da Marvel também, então fica essa curiosidade pra vocês.

sábado, 6 de janeiro de 2024

Billboard Lists 2023: Top 5 Produtores de rap que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando com a listas de final de ano, vamos agora para os 5 produtores que mais fizeram músicas que apareceram na Hot Rap Charts da Billboard em 2023. Eu fiz essa lista em 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 e vocês podem checar a lista dos anos anteriores nos links. As regras são semelhantes às regras usadas para a lista dos artistas. Cada som com crédito de produção conta igualmente para cada produtor. A particularidade que essa lista tem é que se tem um produtor que aparece em todos os créditos dele junto com um outro produtor específico, eu não conto ele pra lista. Usando de exemplo o Metro Boomin e do Allen Ritter que são produtores que trampam direto juntos, se o Allen tem créditos de músicas que ele produziu ele estaria concorrendo a aparecer aqui, mas se em todas as músicas ele está junto com o Metro Boomin e o Metro tem mais créditos que ele, por exemplo, só o Metro vai aparecer. Agora se o Allen tiver uma música que ele fez na qual o Metro não co-produziu, aí ele está elegível a aparecer aqui sim. Sem mais delongas, vamos então ao top 5.


1- METRO BOOMIN (19 Músicas):
Se o Drake é o rei da Billboard no quesito Artista, certamente o rei da Billboard como produtor é o Metro Boomin. Já faz alguns anos que se ele não consta em primeiro ele está nas cabeças, e tanto no ano passado quanto nesse ele está no topo, com uma porrada de hits produzidos. Vale destacar que nesse ano ele lançou o seu album Metro Boomin Presents Spider-Man: Across the Spider-Verse (Soundtrack From and Inspired by the Motion Picture), que é a trilha sonora da ótimo animação Homem-Aranha: Através do Spider-Verso, um dos melhores filmes lançados no ano, que contou com vários hits irados que aparecem no filme. Isso e o lançamento do Heroes & Villains certamente ajudaram na colocação dele, porque são vários hits autorais com produção do próprio Metro, mas além desses o cara ainda fez sons fodas pros albuns do Young Thug, Lil Durk e Travis Scott, caras com quem ele está habituado a trabalhar. Sem mais delongas, seguem os sons responsáveis por colocar o Metro Boomin na liderança mais esse ano.

Metro Boomin, Future & Chris Brown - Superhero (Heroes & Villains)
Metro Boomin feat. Don Toliver & Future - Too Many Nights
Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin & Young Thug - Metro Spider
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Lil Durk feat. 21 Savage - War Bout It
Lil Durk feat. Kodak Black - Grandson
Metro Boomin, Swae Lee & NAV feat. A Boogie Wit da Hoodie - Calling
Metro Boomin, Swae Lee, Lil Wayne & Offset - Annihilate
Metro Boomin, A$AP Rocky & Roisee - Am I Dreaming
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Metro Boomin & Coi Leray - Self Love
Young Thug feat. Drake - Oh U Went
Young Thug feat. Drake - Parade On Cleveland
Young Thug feat. 21 Savage - Want Me Dead
Young Thug - Uncle M
Travis Scott feat. James Blake & 21 Savage - Til Further Notice


2- TRAVIS SCOTT (14 Músicas):
Em segundo lugar temos ninguém menos que o La Flame! Ele ficou em segundo na lista de artistas e em segundo nessa também. O cara produz vários sons próprios e de outros artistas já faz um bom tempo, mas nos seus ultimos projetos ele não tinha tantos créditos de produtor quanto ele acumulou no UTOPIA, o album que ele lançou neste ano. Como aconteceu outros anos com o Kanye West e o J. Cole por exemplo, todos os sons que tem produção do Travis Scott são dele mesmo, então a popularidade dele como artista ajuda a explicar porque ele ficou tão alto na lista de produtores, mas isso não é demérito nenhum, afinal, se ele não tivesse produzido sons quentes provavelmente a popularidade dele não seria tão alta (ainda que a maioria dos sons dele tenha co-produção de outros caras quentes também). Enfim, parabéns pro cara, e abaixo segue os sons que colocaram ele nessa colocação.

Travis Scott feat. Playboi Carti - FE!N
Travis Scott - I Know ?
Travis Scott - Hyaena
Travis Scott - Thank God
Travis Scott feat. Rob49 & 21 Savage - Topia Twins
Travis Scott - My Eyes
Travis Scott feat. Teezo Touchdown - Modern Jam
Travis Scott feat. SZA & Future - Telekinesis
Travis Scott - Sirens
Travis Scott - God's Country
Travis Scott feat. The Weeknd & Swae Lee - Circus Maximus
Travis Scott feat. Westside Gunn - Lost Forever
Travis Scott feat. Kid Cudi - Looove
Travis Scott feat. Yung Lean & Dave Chapelle - Parasail


3- BNYX (13 Músicas):
Em terceiro lugar temos um produtor novo nessa lista de produtores e um cara com uma carreira relativamente curta mas bem estrelada. O BNYX é um produtor conhecido inicialmente pelos seus trampos com o rapper Yeat, produzindo várias das batidas fodas que ele usa pra rimar. Pois bem, esse trampo abriu as portas pra ele trampar com vários outros rappers super bem estabelecidos neste ano que, além do próprio Yeat, ajudaram ele a contabilizar vários hits no ano. Estamos falando de caras como o Drake, Travis Scott e Lil Uzi Vert, portanto se você curtiu o som desses caras esse ano, pode agradecer o BNYX. Abaixo seguem os sons que colocaram ele nessa colocação.

Yeat - Out The Way
Yeat - No More Talk
Lil Uzi Vert feat. Travis Scott - Aye
Travis Scott, Bad Bunny & The Weeknd - K-POP
Travis Scott feat. Drake - Meltdown
Drake feat. Yeat - IDGAF
Drake - Fear Of Heights
Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
Drake - 7969 Santa
Drake - What Would Pluto Do
Drake feat. Chief Keef - All The Parties
Drake - Away From Home


4- LIL YACHTY (10 Músicas):
Finalizando a lista e empatados em quarto lugar temos duas outras novidades nessa lista, o Lil Yachty e o FNZ, mas bora começar com o Yachty. O cara, como vocês bem devem saber, é um rapper que as vezes produz uns sons pra si mesmo, e apesar dele ter lançado um album muito foda no ano (que ficou em segundo lugar na minha lista de melhores albuns), o Let's Start Here., ele está aqui nessa lista principalmente por causa da sua associação recente com o Drake. O cara foi responsável pela co-produção de diversos sons do Her Loss (album do Drake com o 21 Savage), do For All the Dogs e também do Scary Hours 3 (meio que uma versão deluxe do For All the Dogs). Com isso ele acumulou uma dezena de hits e mereceu o lugar dele nessa lista. O cara evoluiu muito como artista recentemente e é muito massa ver ele influenciando outros caras como o Drake por exemplo, então parabéns pra ele. Abaixo seguem os sons que ele produziu no ano e deram essa colocação a ele.

Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake - Jumbotron Shit Poppin
Drake - Search & Rescue
Lil Yachty & J. Cole - The Secret Recipe
Drake feat. 21 Savage - Calling For You
Drake - What Would Pluto Do
Drake feat. Lil Yachty - Another Late Night
Drake - Away From Home
Drake - Red Button
Drake - The Shoe Fits


4- FNZ (10 Músicas):
E empatados com o Lil Yachty, temos a dupla australiana FNZ, que significa Finatik N Zac, o apelido dos dois. Os caras foram descobertos lá em 2009 pelo Jim Jonsin (produtor de Lollipop do Lil Wayne) e de lá pra cá eles trabalham com diversos astros da música como um todo, mas predominantemente com rappers. Esse ano eles tiveram créditos em sons de caras como o Drake, Future, Jack Harlow, Young Thug, Offset e Nicki Minaj, ou seja, sons de artistas bem variados, algo que não dá pra falar dos outros dessa lista e que mostra como eles conseguem se adaptar a demanda de diversos artistas. Enfim, a sonoridade dos caras é muito massa, parabéns pelo feito, abaixo seguem os sons que colaboraram para essa colocação deles.

Drake & 21 Savage - Rich Flex
Jack Harlow - Denver
Young Thug feat. Drake - Oh U Went
Travis Scott - Thank God
Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
Offset feat. Travis Scott - Say My Grace
Drake feat. J. Cole - Evil Ways
Nicki Minaj - Big Difference

E abaixo nós temos os outros produtores com pelo menos 3 produções no ano:

9 Músicas:

8 Músicas:
ChopSquad DJ

7 Músicas:
Wheezy

6 Músicas:

5 Músicas:
Bugz Ronin
Brandon Finessin

4 Músicas:
Skywalker OG
Turbo
Dez Wright
Southside

3 Músicas:
NF
Berge
Wondagurl
Noah Goldstein

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Billboard Lists 2023: Lista de Calouros 2023

Continuando com as Billboard Lists de 2023, temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar uma das 5 colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Aqui tem a lista de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2023!


SEXYY RED
Cidade: St. Louis, MO
Músicas na Billboard: SkeeYee / Pound Town 2 [com Tay Keith e Nicki Minaj] / Rich Baby Daddy [do Drake]
Albuns, Mixtapes e EPs: Hood Hottest Princess
Outras Músicas de Destaque: Born by the River / Female Gucci Mane / Looking For The Hoes (Ain't My Fault) / Hellcats SRTs 2 / Poundtown / Sense Dat God Gave You [da Summer Walker] / One Margarita (Ladies Remix) [da That Chick Angel] / Daddy [da Tokischa]

Eu sei que eu acabei de falar que essa lista não tem uma ordem, mas se teve uma caloura que se destacou pra caramba nesse ano, foi a Sexyy Red. Eu já tinha ouvido falar dela de um som que ela tinha feito com a Summer Walker em 2022, mas esse ano parece que ela estourou de um jeito que é impossível não ver ela em todos os lugares. Ela emplacou primeiramente a Pound Town quando teve um remix da Nicki Minaj que fez ela estourar pra cacete, depois teve SkeeYee que é ainda melhor e estourou demais também, e pra fechar o ano dela na Billboard ela esteve ainda no album do Drake com um som iradíssimo em Rich Baby Daddy.  Ela teve ainda um dos melhores albuns do ano com o divertidissimo Hood Hottest Princess. Fora isso teve uma porrada de sons que ela lançou no ano, com ou sem colaborações, que estouraram. Ela é uma rapper bem obscena e engraçada, na melhor tradição de gente como o Gucci Mane e a Cardi B, se tu curte esse tipo de coisa com certeza vai curtir o som dela. Vale demais conhecer a rapper, acima tem algumas sugestões de sons fodas dela.


LIL MABU
Cidade: New York, NY
Músicas na Billboard: Mathematical Disrespect / Mr. Take Ya B*tch [com chriseanrock]
Albuns, Mixtapes e EPs: --
Outras Músicas de Destaque: --

O Lil Mabu é um rapper de New York que eu coloquei aqui basicamente porque o cara conseguiu emplacar dois sons no ano no top 25 de rap, sem participação de outros rappers, sendo um deles ainda como destaque da semana. Ele claramente se inspira muito no Eminem, tentando chocar todo mundo com as coisas que ele fala e tentando parecer mega rebelde, enquanto na vida real ele é só um garoto branco de classe rica pra cacete, em NY. Como exemplo da "rebeldia" dele podemos mencionar nesses dois sons as várias largadas que ele dá pro Virgil Abloh depois dele já ter morrido e o fato dele ter pego e ter feito um som com a suposta mãe do filho do rapper Blueface só pra encher o saco do cara. Eu particularmente acho ele bem fraco, e acho que o sucesso dele se baseia basicamente no fato dele ser revoltado e branco como outros rappers que conseguiram uma popularidade grande no passado baseada na formula do Eminem. Enfim, de qualquer jeito não dá pra negar que ele se destacou no ano, então tive que fazer menção ao cara.


PEEZY
Cidade: Detroit, MI
Músicas na Billboard: 2 Million Up
Albuns, Mixtapes e EPs: Only Built 4 Diamond Links
Outras Músicas de Destaque: Duckin' Wreck / A Hunnit / Build a Bear / New Car Smell / Common Wealth / Other Shit [com Trae Tha Truth] / Fuck Rap [com Babyface Ray] / The Comission [com Icewear Vezzo & Payroll Giovanni] / In the Mob [do Damedot] / A Week Ago [do 80's Baby] / Reaper [do Babytron]

Diferente do restante da lista aqui, que tem carreiras e idade bem jovens, o Peezy é um cara bem mais velho, tem 35 anos se não me engano, mas eu fui obrigado a mencionar o cara aqui. Ele serviu 18 meses preso, o que atrapalhou o andamento da carreira dele, mas assim que ele saiu em 2022 ele emplacou um album muito bom em Only Built 4 Diamond Links e nesse album teve um hit, 2 Million Up, que estourou no TikTok e levou ele a ter um hit na Billboard. A cena de Detroit tem vários rappers muito quentes que raramente tem o sucesso comercial condizente com a sua habilidade, então é massa ver um cara como o Peezy conseguir, então decidi dar o destaque pra ele aqui. Vale a pena conhecer o trabalho dele e acima tem alguns sons dele que eu já ouvi e curti bastante.


BIGXTHAPLUG
Cidade: Dallas, TX
Músicas na Billboard: Mmhmm
Albuns, Mixtapes e EPs: Amar
Outras Músicas de Destaque: Climate / Texas / Rush Hour / Bacc to tha Basics / Safehouse (Remix)

O BigXthaPlug é um rapper de Dallas, no Texas, que segue naquela tradição de rappers grandes, com vozes marcantes e com uma presença fudida, vindo do estado, caras como o Bun B, Pimp C, Z-Ro, Trae Tha Truth, Mike Jones, Maxo Kream e vários outros. Ele tem uma voz e uma flow muito fodas, e dá pra ver que ele vai longe pelo jeito como Mmhmm tá ganhando tração nas paradas mais populares de rap dos EUA. Vale a pena conhecer o cara, segue alguns dos sons de destaque do cara.


THAT MEXICAN OT
Cidade: Bay City, TX
Músicas na Billboard: Johnny Dang [com Paul Wall e DRODi]
Albuns, Mixtapes e EPs: Lonestar Luchador
Outras Músicas de Destaque: Barrio / La Cobra [com DRODi] / Chingon [com Peso Peso]

O That Mexican OT é outro rapper texano mas ele é bem diferente do BigX porque o cara tem uma afluência mexicana, que ele demonstra orgulhosamente em todos os seus sons. Johnny Dang foi o som que fez ele estourar esse ano e é um hit absurdamente bom que fez eu conhecer o cara. Depois eu ouvi o album que ele lançou esse ano, o Lonestar Luchador, e ele é cheio de outros hits fodas esperando pra ser descobertos, com rimas tanto em espanhol quando em inglês. Ele é um baita de um talento e eu torço pra que ele estoure e faça sons ainda melhores no futuro.

Essa então é a lista dos calouros! Amanhã eu solto a lista dos produtores, mas pra fechar segue abaixo outros calouros de destaque de 2023:

Finesse2Tymes
2Rare
Lola Brooke
Destroy Lonely
Muni Long
JVKE
Jimin
Central Cee
FendiDa Rappa

Billboard Fridays: JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound

 
É galera, primeira Billboard Fridays de 2024 e o Jack Harlow segue na liderança da semana, mas o destaque da semana vai pra um cara novo nessa coluna, o JID. Ele é um rapper muito foda da Dreamville, gravadora do J. Cole, que tem um estilo de rap bem fluido e rápido, rimando de uma maneira complexa tanto em termos de letras e conteudo quanto das rimas em si. Sinceramente ele é tão bom que lembra até um pouco o Kendrick Lamar, apesar da vibe ser mais sulista do que da West Coast como o Kendrick. Enfim, esse é um som relativamente antigo dele, produzido pelo Christo, DJ Scheme e Nuri, que voltou a estourar por causa de uma dança viral no TikTok. O clipe do som é bem da hora também, em termos de conteudo é simples mas tem uns shots muito bem feitos dos 3 rappers rimando o som todo. Eu particularmente acho esse um som muito massa, vale a pena clicar aí em cima pra ouvir a parada.

Top 25:

1- Jack Harlow - Lovin On Me
2- Doja Cat - Paint The Town Red
3- Doja Cat - Agora Hills
4- Paul Russell - Lil Boo Thang
5- Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
6- Nicki Minaj - FTCU
7- Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
8- Gunna - Fukumean
9- Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
10- Travis Scott - I Know ?
11- JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
12- Drake - You Broke My Heart
13- Drake feat. Yeat - IDGAF
14- Lil Tecca - 500lbs
15- Flo Milli - Never Lose Me
16- Juice WRLD, Eminem & benny blanco - Lace It
17- Rod Wave - Great Gatsby
18- 310babii - Soak City (Do It)
19- BigXthaPlug - Mmhmm
20- Drake - Virginia Beach
21- Nicki Minaj - Beep Beep
22- Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
23- Offset & Don Toliver - Worth It
24- Nicki Minaj - Pink Friday Girls
25- Tee Grizzley, Mariah The Scientist & Chris Brown - IDGAF

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Billboard Lists 2023: Top 10 Artistas que mais apareceram no Hot Rap Charts da Billboard em 2023

É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termômetro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o décimo segundo ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, Sicko Mode saiu com crédito só pro Travis Scott, sem mencionar diretamente o Drake, portanto não contou pras músicas dele no ano que esteve. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Offset, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, um cara como o Chris Brown não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música no qual ele seja um dos artistas principais pra valer a contagem. Outra regra também é que se um artista aparece somente como parte de uma dupla, nunca sem um outro artista específico, conta o nome da dupla ou o do artista que compõe a dupla que tenha mais créditos individuais. Por exemplo, o Drake e o 21 Savage aparecem compartilhando créditos em vários sons por causa do album que lançaram no final de 2021. Se o 21 Savage tivesse créditos somente desse projeto (que não é o caso), ele não apareceria na lista como solo, só apareceria o Drake (porque ele tem outros créditos individuais além de como dupla) ou como Drake & 21 Savage (caso nenhum dos dois tivessem outros créditos, que não é o caso). Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2021, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2023.


1- DRAKE (35 Músicas):
O Rei da Billboard finalmente voltou a liderança! Nas listas que eu fiz de 2012 até 2017 ele sempre ficou ininterruptamente no topo, mas de lá pra cá outros caras (como o DaBaby, Lil Uzi Vert, Lil Durk, Lil Baby e Future) conseguiram ocupar a liderança. O recorde histórico de maior número de músicas em um ano é de 33 músicas, número que o Lil Baby e o Future tiveram em 2022 e o Lil Durk teve em 2021. Isso é música pra cacete mas o Drake conseguiu ultrapassar e quebrar também esse recorde, como nada menos que 35 músicas nas paradas esse ano! Muito disso tem a ver com os projetos que ele lançou como artista principal. No final de 2022 ele lançou um album em dupla com o 21 Savage que continuou um bom tempo em 2023 nas paradas. Além disso o cara lançou o ótimo For All the Dogs, que teve praticamente todas as suas músicas na parada, e a versão Deluxe do album, que ele chamou de Scary Hours 3, que acrescentou mais umas 6 músicas pra lista dele. Como se isso não fosse o suficiente, ele também teve algumas features em projetos de caras como o Travis Scott e Young Thug, que também contribuiram um pouco pros números. O cara quando decide trabalhar faz história, não adianta, e 2023 foi um baita de um ano pra ele e pra quem é fã dele (ainda que os fãs brasileiros estejam queimados por ele ter cancelado em cima da hora a sua participação no Lollapalooza desse ano). Enfim, abaixo segue os sons que fizeram com que ele ocupasse o topo da lista.

Drake & 21 Savage - Rich Flex
Drake & 21 Savage - Spin Bout U
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Major Distribution
Drake - Jumbotron Shit Poppin
Young Thug feat. Drake - Oh U Went
Young Thug feat. Drake - Parade On Cleveland
Travis Scott feat. Drake - Meltdown
Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
Drake feat. Yeat - IDGAF
Drake - Virginia Beach
Drake feat. 21 Savage - Calling For You
Drake - Daylight
Drake - Fear Of Heights
Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
Drake feat. Teezo Touchdown - Amen
Drake - 7969 Santa
Drake - 8am In Charlotte
Drake - What Would Pluto Do
Drake - Tried Our Best
Drake feat. Chief Keef - All The Parties
Drake - Drew A Picasso
Drake feat. Lil Yachty - Another Late Night
Drake - Away From Home
Drake - BBL Love Interlude
Drake - Screw The World Interlude
Drake feat. J. Cole - Evil Ways
Drake - Red Button
Drake - The Shoe Fits
Drake - Stories About My Brother
Drake - Wick Man


2- TRAVIS SCOTT (27 Músicas):
Outro cara absurdamente popular no rap que teve um baita ano é o nosso segundo lugar. O Travis Scott lançou o ótimo UTOPIA esse ano, que dominou as paradas no seu lançamento, teve quase todos os seus sons ocupando a parada de rap e contribuiu muito pro Travis Scott chegar tão alto nesse ano. Esse album é ainda mais importante pra carreira do Travis Scott se tu considerar a tragédia que houve no festival Astroworld, organizado por ele, que ocasionou na morte de alguns fãs. De lá pra cá ele estava bem desaparecido mas esse album e os seus singles marcam o retorno do cara com força total. Além disso, não dá pra desconsiderar também a série de colaborações fodas que ele fez em 2023 e no final de 2022, com artistas como o Offset, Lil Uzi Vert, Metro Boomin, Young Thug, Drake & 21 Savage. Enfim, foi um ano foda pra ele, então parabéns pela segunda colocação, abaixo seguem os sons que fizeram como que ele ocupasse o pódium do ano.

Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Trippie Redd & Travis Scott - Krzy Train
Don Toliver feat. Travis Scott - Embarassed
Young Thug feat. 21 Savage, Travis Scott & Yak Gotti - Wit Da Racks
Lil Uzi Vert feat. Travis Scott - Aye
Travis Scott, Bad Bunny & The Weeknd - K-POP
Travis Scott feat. Drake - Meltdown
Travis Scott feat. Playboi Carti - FE!N
Travis Scott - I Know ?
Travis Scott - Hyaena
Travis Scott - Thank God
Travis Scott feat. Rob49 & 21 Savage - Topia Twins
Travis Scott - My Eyes
Travis Scott feat. Teezo Touchdown - Modern Jam
Travis Scott feat. SZA & Future - Telekinesis
Travis Scott - Sirens
Travis Scott - God's Country
Travis Scott feat. Young Thug - Skitzo
Travis Scott feat. The Weeknd & Swae Lee - Circus Maximus
Travis Scott feat. James Blake & 21 Savage - Til Further Notice
Travis Scott feat. Westside Gunn - Lost Forever
Travis Scott feat. Kid Cudi - Looove
Travis Scott feat. Yung Lean & Dave Chapelle - Parasail
Offset feat. Travis Scott - Say My Grace


3- LIL UZI VERT (20 Músicas):
Finalizando o pódium a gente tem o Lil Uzi Vert, que também teve um baita ano (20 sons ocuparia o topo em vários anos anteriores, é um número bem grande pro período!). Ele também lançou um projeto mega popular, o The Pink Tape, que fez com que diversos dos sons do album ocupassem o top 25 das paradas. Esse som tem uma influência bem forte de outros gêneros, principalmente do rock, e depois de lançar o som o Lil Uzi Vert chegou a mencionar que já está pensando em se aposentar. O jeito é torcer pra que ele continue lançando os seus sons por bem mais tempo, porque o cara manda muito bem quando ele quer, de um jeito que poucos outros rappers fazem. Enfim, sem mais delongas, abaixo estão os sons que levaram ele ao terceiro lugar esse ano.

Lil Uzi Vert - Just Wanna Rock
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Young Thug feat. Lil Uzi Vert - Hellcat Kenny
Lil Uzi Vert - Flooded The Face
Lil Uzi Vert feat. Nicki Minaj - Endless Fashion
Lil Uzi Vert - Suicide Doors
Lil Uzi Vert feat. Travis Scott - Aye
Lil Uzi Vert - I Gotta
Lil Uzi Vert - Spin Again
Lil Uzi Vert - Crush Em
Lil Uzi Vert - X2
Lil Uzi Vert - Pluto to Mars
Lil Uzi Vert - Mama I'm Sorry
Lil Uzi Vert - Amped
Lil Uzi Vert feat. Don Toliver - Patience
Lil Uzi Vert - Nakamura
Lil Uzi Vert - All Alone
DJ Khaled, Lil Baby, Future & Lil Uzi Vert - Supposed To Be Loved
Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody


4- LIL DURK (19 Músicas):
Quase empatado com o Lil Uzi Vert nós temos um empate técnico entre o Lil Durk e a Nicki Minaj, mas vamos começar falando do Durkio. Ele, assim como todo mundo até aqui, também lançou um grande projeto esse ano, o Almost Healed, que também teve vários sons do projeto ocupando o Top 25 de rap. O curioso, no entanto, é que o todos os 19 sons que fizeram o Durkio chegar nessa posição são sons dele, ou seja, não teve nenhuma feature! É bem comum o pessoal colaborar com outros rappers e em outros anos essas features ajudaram o próprio Durk a ocupar o topo dessa lista, mas nesse ano todos os sons tem ele como artista principal, que é um fato bem curioso. Enfim, o cara é quente, continua lançando sons fodas, e abaixo vocês podem conferir os sons que ajudaram ele a chegar nessa colocação nesse ano.

Lil Durk & Future - Mad Max
Lil Durk - Hanging With Wolves
Lil Durk feat. J. Cole - All My Life
Lil Durk feat. Morgan Wallen - Stand By Me
Lil Durk - Pelle Coat
Lil Durk feat. 21 Savage - War Bout it
Lil Durk feat. Future - Never Imagined
Lil Durk - Never Again
Lil Durk & Chief Wuk - Big Dawg
Lil Durk feat. Juice WRLD - Cross The Globe
Lil Durk - Put Em On Ice
Lil Durk - 300 Urus
Lil Durk - Sad Songs
Lil Durk feat. Kodak Black - Grandson
Lil Durk - Before Fajr
Lil Durk - B12
Lil Durk - You Got Em
Lil Durk - F*ck U Thought
Lil Durk - Smurk Carter


4- NICKI MINAJ (19 Músicas):
Também empatada com o Lil Durk em quarto lugar temos a Nicki Minaj, uma das maiores estrelas não só do rap, mas da música pop americana como um todo. Ela estava lá embaixo nessa lista o ano quase todo, mas nas últimas semanas do ano ela lançou o Pink Friday 2, que alçou ela lá pra cima nessa lista. Apesar disso, antes durante o ano ela se movimentou bastante, conseguindo chegar alto nas paradas com alguns sons solo e outros com a Ice Spice, sendo um deles a trilha sonora pro filme da Barbie, que foi uma febre esse ano, estourou na bilheteria, e é óbvio que tinha que contar com a Barbie do rap na trilha sonora né. Enfim, ela já é frequentadora habitual dessas listas de final de ano, então parabéns pra Nicki por mais um ano cheio de hits, abaixo segue os sons que fizeram ela ocupar essa colocação nesse ano.

Nicki Minaj - Super Freaky Girl
Nicki Minaj - Red Ruby Da Sleeze
YoungBoy Never Broke Again feat. Nicki Minaj - WTF
Ice Spice & Nicki Minaj - Princess Diana
Sexyy Red, Tay Keith & Nicki Minaj - Pound Town 2
Nicki Minaj & Ice Spice with Aqua - Barbie World
Lil Uzi Vert feat. Nicki Minaj - Endless Fashion
Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
Nicki Minaj - FTCU
Nicki Minaj - Barbie Dangerous
Nicki Minaj feat. J. Cole - Let Me Calm Down
Nicki Minaj - Beep Beep
Nicki Minaj - Big Difference
Nicki Minaj - Fallin 4 U
Nicki Minaj feat. Lil Wayne & Tate Kobang - RNB
Nicki Minaj - Pink Friday Girls
Nicki Minaj feat. Lourdiz - Cowgirl
Nicki Minaj - Pink Birthday
Nicki Minaj - Bahm Bahm


6- 21 SAVAGE (17 Músicas):
O 21 Savage teve mais um ano muito forte, ocupando o sexto lugar, e ele é o cara no lugar mais alto que não lançou um projeto nesse ano. Apesar disso, ele esteve em uma porrada de sons de outros grandes artistas esse ano, entre eles o Drake, Rod Wave, Travis Scott, Lil Durk e o seu primo Young Nudy. Outra coisa que ajudou bastante também é que o Her Loss, album colaborativo dele e o Drake que estourou muito em 2022, foi lançado mais no final do ano, então ele já virou o ano cheio de sons do outro ano contando também para 2023. Enfim, independente disso, o 21 Savage teve um baita ano, parabéns pro cara, abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação.

Drake & 21 Savage - Rich Flex
Drake & 21 Savage - Spin Bout U
Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Major Distribution
Young Nudy feat. 21 Savage - Peaches & Eggplants
Lil Durk feat. 21 Savage - War Bout It
Young Thug feat. 21 Savage, Travis Scott & Yak Gotti - Wit Da Racks
Young Thug feat. 21 Savage - Want Me Dead
Travis Scott feat. Rob49 & 21 Savage - Topia Twins
Travis Scott feat. James Blake & 21 Savage - Til Further Notice
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
Drake feat. 21 Savage - Calling For You
JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound


7- ROD WAVE (16 Músicas):
Em sétimo lugar temos o Rod Wave. Olha, vou confessar uma coisa, esse é um cara que eu curtia bastante a uns anos atrás mas que parece que parou no tempo desde o primeiro album e meio que só consegue replicar a mesma fórmula, então ele é meio decepcionante pra mim e é o único desse top 10 que eu realmente não curto muito. Independente disso, ele claramente é muito popular nos EUA, tanto que nesse ano ele lançou o album Nostalgia e teve uma série dos sons do album no top 25 de rap da Billboard nesse ano. Enfim, como não é um cara que eu curto muito eu não tenho tanto a falar sobre ele, mas parabéns pelo feito, abaixo segue os sons que ele emplacou nas paradas neste ano.

Rod Wave - Come See Me
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
Rod Wave - Boyz Don't Cry
Rod Wave - Great Gatsby
Rod Wave & Wet - Long Journey
Rod Wave - Nostalgia
Rod Wave - Crazy
Rod Wave - HG4
Rod Wave - Checkmate
Rod Wave - Love For A Thug
Rod Wave & Sadie Jean - 2018
Rod Wave - Keep It G
Rod Wave - Pass You By
YoungBoy Never Broke Again & Rod Wave - Better Than Me


8- FUTURE (14 Músicas):
Em oitavo lugar temos o Future. Ele é um cara prolífico pra caralho no rap, lançando vários albuns solo, albuns colaborativos, mixtapes, EPs e singles durante toda a sua carreira. Apesar disso, incrivelmente, esse foi um ano em que o cara não lançou nenhum projeto maior. Mesmo assim o cara teve presença constante nas paradas ano a fora devido a colaboração com vários dos seus parceiros no rap, caras como o DJ Khaled, Travis Scott, Metro Boomin, Quavo, Lil Durk, entre vários outros. O Future é um veterano que ainda é quente pra cacete no rap, então não espere esse cara (que foi um dos líderes empatados do ano passado) sair tão cedo dessas listas anuais. Enfim, abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação neste ano.

Metro Boomin, Future & Chris Brown - Superhero (Heroes & Villains)
Metro Boomin feat. Don Toliver & Future - Too Many Nights
Lil Durk & Future - Mad Max
Trippie Redd, Future & Lil Baby - Fully Loaded
Polo G & Future - No Time Wasted
Don Toliver feat. Justin Bieber & Future - Private Landing
Lil Durk feat. Future - Never Imagined
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Moneybagg Yo feat. Future - Keep It Low
Young Thug feat. Future - Cars Bring Me Out
Quavo & Future - Turn Yo Clic Up
Travis Scott feat. SZA & Future - Telekinesis
DJ Khaled, Lil Baby, Future & Lil Uzi Vert - Supposed To Be Loved


9- METRO BOOMIN (12 Músicas):
E fechando o top 10 temos um empate na nona colocação, entre o Metro Boomin e o YoungBoy Never Broke Again, mas vamos começar pelo Young Metro. Ele é o único produtor a ter conseguido chegar no top 10 de artistas que mais apareceram em um ano, tendo ocupado a nona colocação também no ano passado. Esse é um feito muito foda, dado que os produtores geralmente não são listados como artistas, mas sim os rappers, mas o Metro é uma exceção à regra justamente porque ele é um produtor lendário, que já produziu centenas de hits dos mais diversos artistas, ao ponto que ele rouba a cena mesmo quando tem grandes estrelas cantando nos seus sons. Uma parada que ajudou muito ele a alcançar essa colocação foi o fato que ele lançou o ótimo album Heroes & Villains na finaleira de 2022, e vários sons dele continuaram nas paradas em 2023. Outro ponto que colaborou muito também é o fato que ele lançou o Metro Boomin Presents Spider-Man: Across the Spider-Verse (Soundtrack From and Inspired by the Motion Picture), que é a trilha sonora da ótimo animação Homem-Aranha: Através do Spider-Verso, um dos melhores filmes lançados no ano, que contou com vários hits irados que aparecem no filme, e com participação de grandes rappers como o Lil Wayne, Swae Lee, A$AP Rocky, Future e vários outros. Algo muito massa é que o próprio Metro aparece no filme como uma das variantes do Homem-Aranha! (com o nome de Metro Spider, que inclusive é o nome de um som que ele produziu com o Young Thug). Enfim, grande ano pro produtor, valeu o seu esforço, abaixo seguem os sons que ele emplacou nas paradas no ano.

Metro Boomin, Future & Chris Brown - Superhero (Heroes & Villains)
Metro Boomin feat. Don Toliver & Future - Too Many Nights
Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin & Young Thug - Metro Spider
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Metro Boomin, Swae Lee & NAV feat. A Boogie Wit da Hoodie - Calling
Metro Boomin, Swae Lee, Lil Wayne & Offset - Annihilate
Metro Boomin, A$AP Rocky & Roisee - Am I Dreaming
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Metro Boomin & Coi Leray - Self Love


9- YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN (12 Músicas):
Também em nono lugar, empatado com o Metro Boomin, temos o YoungBoy Never Broke Again. O cara está em prisão domiciliar já desde o ano passado, e parece que ele tem ocupado o seu tempo quase exclusivamente com a gravação de músicas. Só nesse ano ele lançou quatro projetos: os albuns I Rest My Case e Don't Try This At Home e as mixtapes Richest Opp e Decided 2, que é bem mais do que todo o resto do pessoal nessa lista. Destes projetos, o que mais emplacou singles no top 25 foi o Richest Opp, mas todos eles tiveram um ou outro single que ajudaram ele a chegar nessa posição. Enfim, apesar da quantidade, a qualidade dos sons do NBA YoungBoy, ao meu ver, tem deixado a desejar nos últimos tempos. De qualquer forma, ele continua um rapper muito popular, abaixo vocês conferem os sons que ele emplacou no ano.

YoungBoy Never Broke Again - Black
Yeat feat. YoungBoy Never Broke Again - Shmurk
YoungBoy Never Broke Again feat. Nicki Minaj - WTF
YoungBoy Never Broke Again - Big Truck
YoungBoy Never Broke Again - Bitch Let's Do It
YoungBoy Never Broke Again - F**k The Industry Pt. 2
YoungBoy Never Broke Again - I Heard
YoungBoy Never Broke Again - I Got That Shit
YoungBoy Never Broke Again - Hurt My Heart
YoungBoy Never Broke Again - Dirty Thug
Lil Tjay feat. YoungBoy Never Broke Again - Project Walls
YoungBoy Never Broke Again & Rod Wave - Better Than Me

E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2023 aqui no blog, não perca!

11 Músicas:

9 Músicas:

7 Músicas:
Yeat

6 Músicas:

5 Músicas:
Moneybagg Yo
Offset
Don Toliver

4 Músicas:
Tyler, the Creator
Kodak Black
Lil Wayne

3 Músicas:
NF
Gucci Mane
Sexyy Red
Lil Yachty