sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Billboard Lists 2018: Classe de Calouros de 2018

E pra finalizar as Billboard Lists de 2018 temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar uma das 5 colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2018!

LIL BABY
Cidade: Atlanta, GA
Músicas na Billboard: Close Friends / Pure Cocaine / Yes Indeed (com Drake) / Drip Too Hard (com Gunna) / Never Recover (com Gunna) / Off White VLONE (com Gunna) / Chanel (do Young Thug) / TIC TOC (do 6ix9ine)
Álbuns, Mixtapes e EPs: Too Hard / Harder Than Ever / Drip Harder (com Gunna)
Outras músicas de destaque: My Dawg / Southside / Life Goes On / Deep End / Time / Ready / Crush A Lot / My Jeans (com Gunna) / Business Is Business (com Gunna) / Belly (com Gunna) / I Am (com Gunna) / Sold Out Dates (do Gunna) / Mickey (do Lil Yachty)

O Lil Baby é um rapper que teve um ano incrível. Eu até já conhecia ele ano passado, tendo ouvido a sua mixtape Too Hard, mas ele teve o seu primeiro single estourando esse ano (Yes Indeed) menos de um ano depois do lançamento dessa mixtape, então eu achei justo inclui-lo na lista de calouros desse ano. Esse som aliás fez com que o cara direto, já com o seu primeiro single, chegasse ao top 10 do Hot 100 da Billboard, um feito que vários rappers lendários até hoje nunca fizeram. Além disso ele lançou uma mixtape sua, a Harder Than Ever, que rendeu uns sons quentíssimos. Ainda assim, o destaque do ano dele foi a mixtape que ele fez junto com outro calouro do ano, o Gunna. Os dois são parceiraços um do outro e tem jeitos diferentes mas bem complementares de rimar, que faz com que a química na música deles seja ótima. Drip Too Hard pra mim foi um dos sons mais quentes do ano e foi feito justamente pelos dois, então não tinha como ele não aparecer por aqui. Vamos torcer para que ele continue com uma carreira cheia de sons dessa qualidade.


JUICE WRLD
Cidade: Chicago, IL
Músicas na Billboard: Lucid Dreams / All Girls Are The Same / Wasted / Lean Wit Me / Armed And Dangerous / Fine China (com Future) / 1400/999 Freestyle (do Trippie Redd) / MoshPit (do Kodak Black)
Álbuns, Mixtapes e EPs: Goodbye & Good Riddance / WRLD on Drugs (com Future)
Outras músicas de destaque: Scared Of Love / Legends / Make It Back / Jet Lag (com Future) / Astronauts (com Future) / Yacht Club (do Lil Yachty) / Nuketown (do Ski Mask The Slump God)

Outro rapper que teve um primeiro ano incrível de popularidade é o Juice WRLD. Ele estourou com o lançamento de Lucid Dreams, outro som que também chegou ao top 10 do Hot 100, um feito incrível. Vários dos singles do seu primeiro álbum, o Goodbye & Good Riddance, estouraram também, entrando no top 25 de rap da Billboard durante o ano. Ele é de Chicago mas o som dele, pelo menos na minha opinião, não é muito do gênero que eu associo a cidade. Ele não lembra nem a galera mais de gangue (tipo o Chief Keef, Lil Durk e G Herbo) nem a galera mais cabeça e melódica pós-Kanye West (tipo o Chance The Rapper, Joey Purp e Noname). O som dele me lembra mais o Lil Uzi Vert na verdade, mais emotivo e tal, mas de uma maneira mais palatável e pop. Apesar disso, ele foi em vários programas de rádio e fez uns freestyles de 1 hora, que foi bem impressionante e imagino que dê uma moral com a galera mais tradicionalista do rap. Eu não acho ele ruim mas também não acho ele ótimo, mas fato é que fazer um album com o Future no primeiro ano de carreira não é pra qualquer um, então sucesso pro cara.


GUNNA
Cidade: College Park, GA
Músicas na Billboard: Drip Too Hard (com Lil Baby) / Never Recover (com Lil Baby) / Off White VLONE (com Lil Baby) / Chanel (do Young Thug) / Space Cadet (do Metro Boomin)
Álbuns, Mixtapes e EPs: Drip Season 3 / Drip Harder (com Lil Baby)
Outras músicas de destaque: World Is Yours / Sold Out Dates / Easter Pink (com Yung Bans) / Business Is Business (com Lil Baby) / Belly (com Lil Baby) / I Am (com Lil Baby) / My Jeans (com Lil Baby) / Ready (do Lil Baby) / Life Goes On (do Lil Baby) / Floyd Mayweather (do Young Thug)

O Gunna é outro rapper da região de Atlanta que estourou pra caralho esse ano. Ele é da YSL, a gravadora do Young Thug, e teve a primeira exposição dele no rap por causa do cara. Apesar disso ele tem uma vibe e uma flow que a galera começou a curtir ouvir só por ele mesmo e a Drip Season 3 é uma puta mixtape solo que ele lançou no ano. Mais tarde ele lançou a Drip Harder com o Lil Baby e dai os dois estouraram de verdade como dois dos caras mais promissores de Atlanta e uma baita dupla. Ele teve participação no projeto de vários rappers fodas, sendo inclusive um destaque (não creditado) no som Yosemite, do Travis Scott, que pra mim é uma das melhores músicas do Astroworld. Enfim, pra mim ele definitivamente é um dos calouros mais promissores do ano, portanto com certeza merece aparecer por aqui.


YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN
Cidade: Baton Rouge, LA
Músicas na Billboard: Outside Today / Diamond Teeth Samurai / Overdose / I Am Who They Say I Am
Álbuns, Mixtapes e EPs: AI YoungBoy / Ain't Too Long / Until Death Call My Name
Outras músicas de destaque: Wat Chu Gone Do / No Smoke / Untouchable / Solar Eclipse / Preach / TTG / Beast Mode (do A Boogie Wit da Hoodie) / NBAYoungboat (do Lil Yachty) / Get Money 4Life (do Jefe)

O YoungBoy Never Broke Again (também conhecido como NBA YoungBoy) é um cara que eu já tinha ouvido no final do ano passado mas como ele apareceu já no começo desse ano na Billboard é elegível a aparecer aqui. O cara é de Louisiana e tem algo na voz dele e na vibe do rap que tem muito a influência de outros grandes rappers dessa cidade como o Boosie Badazz e o Kevin Gates. Eu particularmente curto pra caralho a flow, os temas e a sonoridade do cara, vale a pena ficar ligado nos sons dele.


TRIPPIE REDD
Cidade: Canton, OH
Músicas na Billboard: Taking A Walk / Topanga / 1400/999 Freestyle
Álbuns, Mixtapes e EPs: Life's a Trip / A Love Letter to You 2 / A Love Letter to You 3
Outras músicas de destaque: Dark Knight Dummo / In Too Deep / Poles 1469 / Love Scars 3 / Negative Energy / Toxic Waste / Can't Love / I Kill People / Forever Ever / TR666 (com Swae Lee) / F**k Love (do XXXTENTACION) / FeRRis WhEEL (do Tory Lanez)

Pra fechar a lista temos o Trippie Redd. Ele é de Ohio, que não é um lugar muito conhecido pelo rap e tal, mas o som dele entra meio que na mesma vibe dos Soundcloud Rappers, como o Lil Pump, XXXTENTACION e outros. O som dele é bem influenciado pelo Young Thug e Lil Uzi Vert e ele sinceramente é de longe o que melhor sabe cantar e tem a melhor voz entre os soundcloud rappers, então eu acho que por isso se pá ele se destaca. Ele já tem uma sonoridade bem pensada e tal e tá começando a aumentar o público que se identifica com o cara. Acho que ele tem muito futuro então é por isso que eu fecho os calouros do ano com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário