sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Billboard Lists 2023: Lista de Calouros 2023

Continuando com as Billboard Lists de 2023, temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar uma das 5 colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Aqui tem a lista de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2023!


SEXYY RED
Cidade: St. Louis, MO
Músicas na Billboard: SkeeYee / Pound Town 2 [com Tay Keith e Nicki Minaj] / Rich Baby Daddy [do Drake]
Albuns, Mixtapes e EPs: Hood Hottest Princess
Outras Músicas de Destaque: Born by the River / Female Gucci Mane / Looking For The Hoes (Ain't My Fault) / Hellcats SRTs 2 / Poundtown / Sense Dat God Gave You [da Summer Walker] / One Margarita (Ladies Remix) [da That Chick Angel] / Daddy [da Tokischa]

Eu sei que eu acabei de falar que essa lista não tem uma ordem, mas se teve uma caloura que se destacou pra caramba nesse ano, foi a Sexyy Red. Eu já tinha ouvido falar dela de um som que ela tinha feito com a Summer Walker em 2022, mas esse ano parece que ela estourou de um jeito que é impossível não ver ela em todos os lugares. Ela emplacou primeiramente a Pound Town quando teve um remix da Nicki Minaj que fez ela estourar pra cacete, depois teve SkeeYee que é ainda melhor e estourou demais também, e pra fechar o ano dela na Billboard ela esteve ainda no album do Drake com um som iradíssimo em Rich Baby Daddy.  Ela teve ainda um dos melhores albuns do ano com o divertidissimo Hood Hottest Princess. Fora isso teve uma porrada de sons que ela lançou no ano, com ou sem colaborações, que estouraram. Ela é uma rapper bem obscena e engraçada, na melhor tradição de gente como o Gucci Mane e a Cardi B, se tu curte esse tipo de coisa com certeza vai curtir o som dela. Vale demais conhecer a rapper, acima tem algumas sugestões de sons fodas dela.


LIL MABU
Cidade: New York, NY
Músicas na Billboard: Mathematical Disrespect / Mr. Take Ya B*tch [com chriseanrock]
Albuns, Mixtapes e EPs: --
Outras Músicas de Destaque: --

O Lil Mabu é um rapper de New York que eu coloquei aqui basicamente porque o cara conseguiu emplacar dois sons no ano no top 25 de rap, sem participação de outros rappers, sendo um deles ainda como destaque da semana. Ele claramente se inspira muito no Eminem, tentando chocar todo mundo com as coisas que ele fala e tentando parecer mega rebelde, enquanto na vida real ele é só um garoto branco de classe rica pra cacete, em NY. Como exemplo da "rebeldia" dele podemos mencionar nesses dois sons as várias largadas que ele dá pro Virgil Abloh depois dele já ter morrido e o fato dele ter pego e ter feito um som com a suposta mãe do filho do rapper Blueface só pra encher o saco do cara. Eu particularmente acho ele bem fraco, e acho que o sucesso dele se baseia basicamente no fato dele ser revoltado e branco como outros rappers que conseguiram uma popularidade grande no passado baseada na formula do Eminem. Enfim, de qualquer jeito não dá pra negar que ele se destacou no ano, então tive que fazer menção ao cara.


PEEZY
Cidade: Detroit, MI
Músicas na Billboard: 2 Million Up
Albuns, Mixtapes e EPs: Only Built 4 Diamond Links
Outras Músicas de Destaque: Duckin' Wreck / A Hunnit / Build a Bear / New Car Smell / Common Wealth / Other Shit [com Trae Tha Truth] / Fuck Rap [com Babyface Ray] / The Comission [com Icewear Vezzo & Payroll Giovanni] / In the Mob [do Damedot] / A Week Ago [do 80's Baby] / Reaper [do Babytron]

Diferente do restante da lista aqui, que tem carreiras e idade bem jovens, o Peezy é um cara bem mais velho, tem 35 anos se não me engano, mas eu fui obrigado a mencionar o cara aqui. Ele serviu 18 meses preso, o que atrapalhou o andamento da carreira dele, mas assim que ele saiu em 2022 ele emplacou um album muito bom em Only Built 4 Diamond Links e nesse album teve um hit, 2 Million Up, que estourou no TikTok e levou ele a ter um hit na Billboard. A cena de Detroit tem vários rappers muito quentes que raramente tem o sucesso comercial condizente com a sua habilidade, então é massa ver um cara como o Peezy conseguir, então decidi dar o destaque pra ele aqui. Vale a pena conhecer o trabalho dele e acima tem alguns sons dele que eu já ouvi e curti bastante.


BIGXTHAPLUG
Cidade: Dallas, TX
Músicas na Billboard: Mmhmm
Albuns, Mixtapes e EPs: Amar
Outras Músicas de Destaque: Climate / Texas / Rush Hour / Bacc to tha Basics / Safehouse (Remix)

O BigXthaPlug é um rapper de Dallas, no Texas, que segue naquela tradição de rappers grandes, com vozes marcantes e com uma presença fudida, vindo do estado, caras como o Bun B, Pimp C, Z-Ro, Trae Tha Truth, Mike Jones, Maxo Kream e vários outros. Ele tem uma voz e uma flow muito fodas, e dá pra ver que ele vai longe pelo jeito como Mmhmm tá ganhando tração nas paradas mais populares de rap dos EUA. Vale a pena conhecer o cara, segue alguns dos sons de destaque do cara.


THAT MEXICAN OT
Cidade: Bay City, TX
Músicas na Billboard: Johnny Dang [com Paul Wall e DRODi]
Albuns, Mixtapes e EPs: Lonestar Luchador
Outras Músicas de Destaque: Barrio / La Cobra [com DRODi] / Chingon [com Peso Peso]

O That Mexican OT é outro rapper texano mas ele é bem diferente do BigX porque o cara tem uma afluência mexicana, que ele demonstra orgulhosamente em todos os seus sons. Johnny Dang foi o som que fez ele estourar esse ano e é um hit absurdamente bom que fez eu conhecer o cara. Depois eu ouvi o album que ele lançou esse ano, o Lonestar Luchador, e ele é cheio de outros hits fodas esperando pra ser descobertos, com rimas tanto em espanhol quando em inglês. Ele é um baita de um talento e eu torço pra que ele estoure e faça sons ainda melhores no futuro.

Essa então é a lista dos calouros! Amanhã eu solto a lista dos produtores, mas pra fechar segue abaixo outros calouros de destaque de 2023:

Finesse2Tymes
2Rare
Lola Brooke
Destroy Lonely
Muni Long
JVKE
Jimin
Central Cee
FendiDa Rappa

Nenhum comentário:

Postar um comentário