quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Billboard Lists 2023: Top 10 Artistas que mais apareceram no Hot Rap Charts da Billboard em 2023

É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termômetro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o décimo segundo ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, Sicko Mode saiu com crédito só pro Travis Scott, sem mencionar diretamente o Drake, portanto não contou pras músicas dele no ano que esteve. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Offset, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, um cara como o Chris Brown não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música no qual ele seja um dos artistas principais pra valer a contagem. Outra regra também é que se um artista aparece somente como parte de uma dupla, nunca sem um outro artista específico, conta o nome da dupla ou o do artista que compõe a dupla que tenha mais créditos individuais. Por exemplo, o Drake e o 21 Savage aparecem compartilhando créditos em vários sons por causa do album que lançaram no final de 2021. Se o 21 Savage tivesse créditos somente desse projeto (que não é o caso), ele não apareceria na lista como solo, só apareceria o Drake (porque ele tem outros créditos individuais além de como dupla) ou como Drake & 21 Savage (caso nenhum dos dois tivessem outros créditos, que não é o caso). Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2021, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2023.


1- DRAKE (35 Músicas):
O Rei da Billboard finalmente voltou a liderança! Nas listas que eu fiz de 2012 até 2017 ele sempre ficou ininterruptamente no topo, mas de lá pra cá outros caras (como o DaBaby, Lil Uzi Vert, Lil Durk, Lil Baby e Future) conseguiram ocupar a liderança. O recorde histórico de maior número de músicas em um ano é de 33 músicas, número que o Lil Baby e o Future tiveram em 2022 e o Lil Durk teve em 2021. Isso é música pra cacete mas o Drake conseguiu ultrapassar e quebrar também esse recorde, como nada menos que 35 músicas nas paradas esse ano! Muito disso tem a ver com os projetos que ele lançou como artista principal. No final de 2022 ele lançou um album em dupla com o 21 Savage que continuou um bom tempo em 2023 nas paradas. Além disso o cara lançou o ótimo For All the Dogs, que teve praticamente todas as suas músicas na parada, e a versão Deluxe do album, que ele chamou de Scary Hours 3, que acrescentou mais umas 6 músicas pra lista dele. Como se isso não fosse o suficiente, ele também teve algumas features em projetos de caras como o Travis Scott e Young Thug, que também contribuiram um pouco pros números. O cara quando decide trabalhar faz história, não adianta, e 2023 foi um baita de um ano pra ele e pra quem é fã dele (ainda que os fãs brasileiros estejam queimados por ele ter cancelado em cima da hora a sua participação no Lollapalooza desse ano). Enfim, abaixo segue os sons que fizeram com que ele ocupasse o topo da lista.

Drake & 21 Savage - Rich Flex
Drake & 21 Savage - Spin Bout U
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Major Distribution
Drake - Jumbotron Shit Poppin
Young Thug feat. Drake - Oh U Went
Young Thug feat. Drake - Parade On Cleveland
Travis Scott feat. Drake - Meltdown
Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
Drake feat. Yeat - IDGAF
Drake - Virginia Beach
Drake feat. 21 Savage - Calling For You
Drake - Daylight
Drake - Fear Of Heights
Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
Drake feat. Teezo Touchdown - Amen
Drake - 7969 Santa
Drake - 8am In Charlotte
Drake - What Would Pluto Do
Drake - Tried Our Best
Drake feat. Chief Keef - All The Parties
Drake - Drew A Picasso
Drake feat. Lil Yachty - Another Late Night
Drake - Away From Home
Drake - BBL Love Interlude
Drake - Screw The World Interlude
Drake feat. J. Cole - Evil Ways
Drake - Red Button
Drake - The Shoe Fits
Drake - Stories About My Brother
Drake - Wick Man


2- TRAVIS SCOTT (27 Músicas):
Outro cara absurdamente popular no rap que teve um baita ano é o nosso segundo lugar. O Travis Scott lançou o ótimo UTOPIA esse ano, que dominou as paradas no seu lançamento, teve quase todos os seus sons ocupando a parada de rap e contribuiu muito pro Travis Scott chegar tão alto nesse ano. Esse album é ainda mais importante pra carreira do Travis Scott se tu considerar a tragédia que houve no festival Astroworld, organizado por ele, que ocasionou na morte de alguns fãs. De lá pra cá ele estava bem desaparecido mas esse album e os seus singles marcam o retorno do cara com força total. Além disso, não dá pra desconsiderar também a série de colaborações fodas que ele fez em 2023 e no final de 2022, com artistas como o Offset, Lil Uzi Vert, Metro Boomin, Young Thug, Drake & 21 Savage. Enfim, foi um ano foda pra ele, então parabéns pela segunda colocação, abaixo seguem os sons que fizeram como que ele ocupasse o pódium do ano.

Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Trippie Redd & Travis Scott - Krzy Train
Don Toliver feat. Travis Scott - Embarassed
Young Thug feat. 21 Savage, Travis Scott & Yak Gotti - Wit Da Racks
Lil Uzi Vert feat. Travis Scott - Aye
Travis Scott, Bad Bunny & The Weeknd - K-POP
Travis Scott feat. Drake - Meltdown
Travis Scott feat. Playboi Carti - FE!N
Travis Scott - I Know ?
Travis Scott - Hyaena
Travis Scott - Thank God
Travis Scott feat. Rob49 & 21 Savage - Topia Twins
Travis Scott - My Eyes
Travis Scott feat. Teezo Touchdown - Modern Jam
Travis Scott feat. SZA & Future - Telekinesis
Travis Scott - Sirens
Travis Scott - God's Country
Travis Scott feat. Young Thug - Skitzo
Travis Scott feat. The Weeknd & Swae Lee - Circus Maximus
Travis Scott feat. James Blake & 21 Savage - Til Further Notice
Travis Scott feat. Westside Gunn - Lost Forever
Travis Scott feat. Kid Cudi - Looove
Travis Scott feat. Yung Lean & Dave Chapelle - Parasail
Offset feat. Travis Scott - Say My Grace


3- LIL UZI VERT (20 Músicas):
Finalizando o pódium a gente tem o Lil Uzi Vert, que também teve um baita ano (20 sons ocuparia o topo em vários anos anteriores, é um número bem grande pro período!). Ele também lançou um projeto mega popular, o The Pink Tape, que fez com que diversos dos sons do album ocupassem o top 25 das paradas. Esse som tem uma influência bem forte de outros gêneros, principalmente do rock, e depois de lançar o som o Lil Uzi Vert chegou a mencionar que já está pensando em se aposentar. O jeito é torcer pra que ele continue lançando os seus sons por bem mais tempo, porque o cara manda muito bem quando ele quer, de um jeito que poucos outros rappers fazem. Enfim, sem mais delongas, abaixo estão os sons que levaram ele ao terceiro lugar esse ano.

Lil Uzi Vert - Just Wanna Rock
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Young Thug feat. Lil Uzi Vert - Hellcat Kenny
Lil Uzi Vert - Flooded The Face
Lil Uzi Vert feat. Nicki Minaj - Endless Fashion
Lil Uzi Vert - Suicide Doors
Lil Uzi Vert feat. Travis Scott - Aye
Lil Uzi Vert - I Gotta
Lil Uzi Vert - Spin Again
Lil Uzi Vert - Crush Em
Lil Uzi Vert - X2
Lil Uzi Vert - Pluto to Mars
Lil Uzi Vert - Mama I'm Sorry
Lil Uzi Vert - Amped
Lil Uzi Vert feat. Don Toliver - Patience
Lil Uzi Vert - Nakamura
Lil Uzi Vert - All Alone
DJ Khaled, Lil Baby, Future & Lil Uzi Vert - Supposed To Be Loved
Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody


4- LIL DURK (19 Músicas):
Quase empatado com o Lil Uzi Vert nós temos um empate técnico entre o Lil Durk e a Nicki Minaj, mas vamos começar falando do Durkio. Ele, assim como todo mundo até aqui, também lançou um grande projeto esse ano, o Almost Healed, que também teve vários sons do projeto ocupando o Top 25 de rap. O curioso, no entanto, é que o todos os 19 sons que fizeram o Durkio chegar nessa posição são sons dele, ou seja, não teve nenhuma feature! É bem comum o pessoal colaborar com outros rappers e em outros anos essas features ajudaram o próprio Durk a ocupar o topo dessa lista, mas nesse ano todos os sons tem ele como artista principal, que é um fato bem curioso. Enfim, o cara é quente, continua lançando sons fodas, e abaixo vocês podem conferir os sons que ajudaram ele a chegar nessa colocação nesse ano.

Lil Durk & Future - Mad Max
Lil Durk - Hanging With Wolves
Lil Durk feat. J. Cole - All My Life
Lil Durk feat. Morgan Wallen - Stand By Me
Lil Durk - Pelle Coat
Lil Durk feat. 21 Savage - War Bout it
Lil Durk feat. Future - Never Imagined
Lil Durk - Never Again
Lil Durk & Chief Wuk - Big Dawg
Lil Durk feat. Juice WRLD - Cross The Globe
Lil Durk - Put Em On Ice
Lil Durk - 300 Urus
Lil Durk - Sad Songs
Lil Durk feat. Kodak Black - Grandson
Lil Durk - Before Fajr
Lil Durk - B12
Lil Durk - You Got Em
Lil Durk - F*ck U Thought
Lil Durk - Smurk Carter


4- NICKI MINAJ (19 Músicas):
Também empatada com o Lil Durk em quarto lugar temos a Nicki Minaj, uma das maiores estrelas não só do rap, mas da música pop americana como um todo. Ela estava lá embaixo nessa lista o ano quase todo, mas nas últimas semanas do ano ela lançou o Pink Friday 2, que alçou ela lá pra cima nessa lista. Apesar disso, antes durante o ano ela se movimentou bastante, conseguindo chegar alto nas paradas com alguns sons solo e outros com a Ice Spice, sendo um deles a trilha sonora pro filme da Barbie, que foi uma febre esse ano, estourou na bilheteria, e é óbvio que tinha que contar com a Barbie do rap na trilha sonora né. Enfim, ela já é frequentadora habitual dessas listas de final de ano, então parabéns pra Nicki por mais um ano cheio de hits, abaixo segue os sons que fizeram ela ocupar essa colocação nesse ano.

Nicki Minaj - Super Freaky Girl
Nicki Minaj - Red Ruby Da Sleeze
YoungBoy Never Broke Again feat. Nicki Minaj - WTF
Ice Spice & Nicki Minaj - Princess Diana
Sexyy Red, Tay Keith & Nicki Minaj - Pound Town 2
Nicki Minaj & Ice Spice with Aqua - Barbie World
Lil Uzi Vert feat. Nicki Minaj - Endless Fashion
Nicki Minaj feat. Lil Uzi Vert - Everybody
Nicki Minaj - FTCU
Nicki Minaj - Barbie Dangerous
Nicki Minaj feat. J. Cole - Let Me Calm Down
Nicki Minaj - Beep Beep
Nicki Minaj - Big Difference
Nicki Minaj - Fallin 4 U
Nicki Minaj feat. Lil Wayne & Tate Kobang - RNB
Nicki Minaj - Pink Friday Girls
Nicki Minaj feat. Lourdiz - Cowgirl
Nicki Minaj - Pink Birthday
Nicki Minaj - Bahm Bahm


6- 21 SAVAGE (17 Músicas):
O 21 Savage teve mais um ano muito forte, ocupando o sexto lugar, e ele é o cara no lugar mais alto que não lançou um projeto nesse ano. Apesar disso, ele esteve em uma porrada de sons de outros grandes artistas esse ano, entre eles o Drake, Rod Wave, Travis Scott, Lil Durk e o seu primo Young Nudy. Outra coisa que ajudou bastante também é que o Her Loss, album colaborativo dele e o Drake que estourou muito em 2022, foi lançado mais no final do ano, então ele já virou o ano cheio de sons do outro ano contando também para 2023. Enfim, independente disso, o 21 Savage teve um baita ano, parabéns pro cara, abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação.

Drake & 21 Savage - Rich Flex
Drake & 21 Savage - Spin Bout U
Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Major Distribution
Young Nudy feat. 21 Savage - Peaches & Eggplants
Lil Durk feat. 21 Savage - War Bout It
Young Thug feat. 21 Savage, Travis Scott & Yak Gotti - Wit Da Racks
Young Thug feat. 21 Savage - Want Me Dead
Travis Scott feat. Rob49 & 21 Savage - Topia Twins
Travis Scott feat. James Blake & 21 Savage - Til Further Notice
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
Drake feat. 21 Savage - Calling For You
JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound


7- ROD WAVE (16 Músicas):
Em sétimo lugar temos o Rod Wave. Olha, vou confessar uma coisa, esse é um cara que eu curtia bastante a uns anos atrás mas que parece que parou no tempo desde o primeiro album e meio que só consegue replicar a mesma fórmula, então ele é meio decepcionante pra mim e é o único desse top 10 que eu realmente não curto muito. Independente disso, ele claramente é muito popular nos EUA, tanto que nesse ano ele lançou o album Nostalgia e teve uma série dos sons do album no top 25 de rap da Billboard nesse ano. Enfim, como não é um cara que eu curto muito eu não tenho tanto a falar sobre ele, mas parabéns pelo feito, abaixo segue os sons que ele emplacou nas paradas neste ano.

Rod Wave - Come See Me
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
Rod Wave - Boyz Don't Cry
Rod Wave - Great Gatsby
Rod Wave & Wet - Long Journey
Rod Wave - Nostalgia
Rod Wave - Crazy
Rod Wave - HG4
Rod Wave - Checkmate
Rod Wave - Love For A Thug
Rod Wave & Sadie Jean - 2018
Rod Wave - Keep It G
Rod Wave - Pass You By
YoungBoy Never Broke Again & Rod Wave - Better Than Me


8- FUTURE (14 Músicas):
Em oitavo lugar temos o Future. Ele é um cara prolífico pra caralho no rap, lançando vários albuns solo, albuns colaborativos, mixtapes, EPs e singles durante toda a sua carreira. Apesar disso, incrivelmente, esse foi um ano em que o cara não lançou nenhum projeto maior. Mesmo assim o cara teve presença constante nas paradas ano a fora devido a colaboração com vários dos seus parceiros no rap, caras como o DJ Khaled, Travis Scott, Metro Boomin, Quavo, Lil Durk, entre vários outros. O Future é um veterano que ainda é quente pra cacete no rap, então não espere esse cara (que foi um dos líderes empatados do ano passado) sair tão cedo dessas listas anuais. Enfim, abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação neste ano.

Metro Boomin, Future & Chris Brown - Superhero (Heroes & Villains)
Metro Boomin feat. Don Toliver & Future - Too Many Nights
Lil Durk & Future - Mad Max
Trippie Redd, Future & Lil Baby - Fully Loaded
Polo G & Future - No Time Wasted
Don Toliver feat. Justin Bieber & Future - Private Landing
Lil Durk feat. Future - Never Imagined
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Moneybagg Yo feat. Future - Keep It Low
Young Thug feat. Future - Cars Bring Me Out
Quavo & Future - Turn Yo Clic Up
Travis Scott feat. SZA & Future - Telekinesis
DJ Khaled, Lil Baby, Future & Lil Uzi Vert - Supposed To Be Loved


9- METRO BOOMIN (12 Músicas):
E fechando o top 10 temos um empate na nona colocação, entre o Metro Boomin e o YoungBoy Never Broke Again, mas vamos começar pelo Young Metro. Ele é o único produtor a ter conseguido chegar no top 10 de artistas que mais apareceram em um ano, tendo ocupado a nona colocação também no ano passado. Esse é um feito muito foda, dado que os produtores geralmente não são listados como artistas, mas sim os rappers, mas o Metro é uma exceção à regra justamente porque ele é um produtor lendário, que já produziu centenas de hits dos mais diversos artistas, ao ponto que ele rouba a cena mesmo quando tem grandes estrelas cantando nos seus sons. Uma parada que ajudou muito ele a alcançar essa colocação foi o fato que ele lançou o ótimo album Heroes & Villains na finaleira de 2022, e vários sons dele continuaram nas paradas em 2023. Outro ponto que colaborou muito também é o fato que ele lançou o Metro Boomin Presents Spider-Man: Across the Spider-Verse (Soundtrack From and Inspired by the Motion Picture), que é a trilha sonora da ótimo animação Homem-Aranha: Através do Spider-Verso, um dos melhores filmes lançados no ano, que contou com vários hits irados que aparecem no filme, e com participação de grandes rappers como o Lil Wayne, Swae Lee, A$AP Rocky, Future e vários outros. Algo muito massa é que o próprio Metro aparece no filme como uma das variantes do Homem-Aranha! (com o nome de Metro Spider, que inclusive é o nome de um som que ele produziu com o Young Thug). Enfim, grande ano pro produtor, valeu o seu esforço, abaixo seguem os sons que ele emplacou nas paradas no ano.

Metro Boomin, Future & Chris Brown - Superhero (Heroes & Villains)
Metro Boomin feat. Don Toliver & Future - Too Many Nights
Metro Boomin, Travis Scott & 21 Savage - Niagara Falls (Foot Or 2)
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin & Young Thug - Metro Spider
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Metro Boomin, Swae Lee & NAV feat. A Boogie Wit da Hoodie - Calling
Metro Boomin, Swae Lee, Lil Wayne & Offset - Annihilate
Metro Boomin, A$AP Rocky & Roisee - Am I Dreaming
Metro Boomin, Future & Lil Uzi Vert - All The Way Live
Metro Boomin & Coi Leray - Self Love


9- YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN (12 Músicas):
Também em nono lugar, empatado com o Metro Boomin, temos o YoungBoy Never Broke Again. O cara está em prisão domiciliar já desde o ano passado, e parece que ele tem ocupado o seu tempo quase exclusivamente com a gravação de músicas. Só nesse ano ele lançou quatro projetos: os albuns I Rest My Case e Don't Try This At Home e as mixtapes Richest Opp e Decided 2, que é bem mais do que todo o resto do pessoal nessa lista. Destes projetos, o que mais emplacou singles no top 25 foi o Richest Opp, mas todos eles tiveram um ou outro single que ajudaram ele a chegar nessa posição. Enfim, apesar da quantidade, a qualidade dos sons do NBA YoungBoy, ao meu ver, tem deixado a desejar nos últimos tempos. De qualquer forma, ele continua um rapper muito popular, abaixo vocês conferem os sons que ele emplacou no ano.

YoungBoy Never Broke Again - Black
Yeat feat. YoungBoy Never Broke Again - Shmurk
YoungBoy Never Broke Again feat. Nicki Minaj - WTF
YoungBoy Never Broke Again - Big Truck
YoungBoy Never Broke Again - Bitch Let's Do It
YoungBoy Never Broke Again - F**k The Industry Pt. 2
YoungBoy Never Broke Again - I Heard
YoungBoy Never Broke Again - I Got That Shit
YoungBoy Never Broke Again - Hurt My Heart
YoungBoy Never Broke Again - Dirty Thug
Lil Tjay feat. YoungBoy Never Broke Again - Project Walls
YoungBoy Never Broke Again & Rod Wave - Better Than Me

E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2023 aqui no blog, não perca!

11 Músicas:

9 Músicas:

7 Músicas:
Yeat

6 Músicas:

5 Músicas:
Moneybagg Yo
Offset
Don Toliver

4 Músicas:
Tyler, the Creator
Kodak Black
Lil Wayne

3 Músicas:
NF
Gucci Mane
Sexyy Red
Lil Yachty

Nenhum comentário:

Postar um comentário