terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Billboard Lists 2020: Top 10 Artistas que mais apareceram no Hot Rap Charts da Billboard em 2020

É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termometro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o nono ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, OUT WEST saiu com crédito para os JACKBOYS, sem mencionar diretamente o Travis Scott, portanto não conta pras músicas dele. Da mesma forma, THE SCOTTS é um som creditado pro THE SCOTTS, Kid Cudi e Travis Scott, portanto essa conta pro número individual do Travis. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Quav, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, um cara como o Jeremih não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música no qual ele seja um dos artistas principais pra valer a contagem. Outra regra também é que se um artista aparece somente como parte de uma dupla, nunca sem um outro artista específico, conta o nome da dupla ou o do artista que compõe a dupla que tenha mais créditos individuais. Por exemplo, o Metro Boomin tem várias músicas como artista mas todas são com o 21 Savage, que por sua vez tem algumas músicas sem o Metro, portanto pra essa lista vai entrar somente o 21. Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2020, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2020.


1- LIL UZI VERT (32 Músicas)
E temos um novo campeão em 2020! De 2012 a 2018 o Drake dominou ininterruptamente a liderança dessa lista, tendo sido desbancado no ano passado pelo DaBaby. Apesar disso, em 9 anos de lista, nunca o primeiro lugar teve tantas músicas nas Hot Rap Charts em um ano quanto o Uzi teve nesse ano. O que chegou mais perto foi o Drake em 2016 (ano que ele lançou o VIEWS), com 31 músicas. Pra ter uma noção do tamanho do feito, ano passado o DaBaby ficou na liderança com 16 músicas, ou seja, o Lil Uzi Vert teve exatamente o dobro do primeiro lugar do ano passado, o que é música pra cacete! Isso mostra como o cara foi produtivo no ano, lançando 3 projetos nesse ano calendário. O primeiro foi Eternal Atake, que pra mim é um dos melhores albuns do ano, tendo uma qualidade absurda. Logo depois ele lançou o LUV vs. The World 2, que funcionou como uma versão "deluxe" do Eternal Atake mas que, com 14 músicas novas, pra mim entra como um segundo album. Por fim, agora no final do ano ele lançou o Pluto x Baby Pluto, album colaborativo com o Future, que apesar de não ser o melhor projeto de nenhum dos dois se quer nesse ano (quem dirá na carreira deles), mostra como eles tem uma dinâmica interessante, criativa e divertida quando se juntam. Além disso ele teve várias colaborações em músicas de outros rappers, como o Lil Baby, G Herbo, Lil Tecca e o próprio Future. Enfim, é um ano que quem é fã do cara não teve o que reclamar e é merecido a liderança dele. Aí embaixo tem a lista de sons que renderam essa colocação pro cara nesse ano.

Lil Uzi Vert - Futsal Shuffle 2020
Lil Uzi Vert - That Way
Lil Baby feat. Lil Uzi Vert - Commercial
G Herbo feat. Chance The Rapper, Juice WRLD & Lil Uzi Vert - PTSD
Lil Uzi Vert - Baby Pluto
Lil Uzi Vert - Lo Mein
Lil Uzi Vert - Silly Watch
Lil Uzi Vert - P2
Lil Uzi Vert - Homecoming
Lil Uzi Vert - Prices
Lil Uzi Vert - POP
Lil Uzi Vert - Bigger Than Life
Lil Uzi Vert - Celebration Station
Lil Uzi Vert - You Better Move
Lil Uzi Vert - I'm Sorry
Lil Uzi Vert - Venetia
Lil Uzi Vert - Chrome Heart Tags
Lil Uzi Vert - Bust Me
Lil Uzi Vert - Myron
Lil Uzi Vert feat. Chief Keef - Bean (Kobe)
Lil Uzi Vert & 21 Savage - Yessirskiii
Lil Uzi Vert - Lotus
Lil Uzi Vert - Sasuke
Future feat. Lil Uzi Vert - All Bad
Lil Tecca feat. Lil Uzi Vert - Dolly
Future & Lil Uzi Vert - Drankin N Smokin
Future & Lil Uzi Vert - Stripes Like Burberry
Future & Lil Uzi Vert - That's It
Future & Lil Uzi Vert - Real Baby Pluto
Future & Lil Uzi Vert - Marni On Me
Future & Lil Uzi Vert - Million Dollar Play
Future & Lil Uzi Vert - Sleeping On The Floor


2- JUICE WRLD (26 Músicas)
Em segundo lugar temos o Juice WRLD. Ele já era um baita talento e era super popular antes mesmo de morrer em 8 de dezembro de 2019, mas parece que a morte dele amplificou ainda mais o seu alcance e o seu apelo. Foi lançado um álbum póstumo do Juice em 2020, o Legends Never Die, que pra mim fez um ótimo trabalho em fazer honra à obra do cara e tem umas músicas muito boas, que mostram como ele ainda tinha muita coisa interessante e foda pra mostrar pra gente. Além disso, diversas músicas dele do ano passado viraram os anos na parada e uma fila enorme de artistas (como o Eminem, G Herbo, YNW Melly, Polo G, Trippie Redd, The Kid LAROI, Internet Money e benny blanco) lançaram as colaborações que fizeram com o cara ainda em vida. Ao mesmo tempo é muito legal ver que o legado dele não foi em vão e tocou muita gente mas é muito triste lembrar que infelizmente não vamos ser agraciados de ver a evolução artística do cara. Abaixo temos as músicas dele que fizeram com que ele ficasse nessa colocação. R.I.P. Juice

Juice WRLD & YoungBoy Never Broke Again - Bandit
Juice WRLD - Robbery
Juice WRLD - Let Me Know (I Wonder Why Freestyle)
Eminem feat. Juice WRLD - Godzilla
G Herbo feat. Chance The Rapper, Juice WRLD & Lil Uzi Vert - PTSD
YNW Melly & Juice WRLD - Suicidal
Juice WRLD - Righteous
Polo G feat. Juice WRLD - Flex
Juice WRLD & Trippie Redd - Tell Me U Luv Me
Kid LAROI & Juice WRLD - Go!
Juice WRLD - Wishing Well
Juice WRLD - Conversations
Juice WRLD & Halsey - Life's A Mess
Juice WRLD & Marshmello feat. Polo G & The Kid LAROI - Hate The Other Side
Juice WRLD - Blood On My Jeans
Juice WRLD - Titanic
Juice WRLD - Bad Energy
Juice WRLD - Stay High
Juice WRLD - Fighting Demons
Juice WRLD - Up Up And Away
Juice WRLD - Screw Juice
Juice WRLD - I Want It
Juice WRLD & The Weeknd - Smile
Internet Money feat. Trippie Redd & Juice WRLD - Blastoff
Juice WRLD & benny blanco - Real Shit
The Kid LAROI & Juice WRLD - Reminds Me Of You


3- LIL BABY (25 Músicas)
Em terceiro lugar, com apenas uma música a menos que o segundo colocado, temos o Lil Baby. O cara também teve um ano sensacional, lançando o fenomenal My Turn (e depois a versão Deluxe do album) no primeiro semestre. Pra mim ele só não está em primeiro lugar porque lançou só 1 album no ano calendário, porque independente do som que ele lançou nesse ano, seja os do album, seja participações, os versos dele eram sempre quentes e quase sempre apareciam entre as músicas mais populares dessas paradas. Em outros anos, com 25 músicas o cara conseguiria a liderança isolada mas eu aposto que o próprio Lil Baby e a sua conta bancária não estão incomodados com a popularidade incrível que o cara teve nesse ano. Tão impressionantes quanto os sons que ele mesmo lançou, pra mim, são as colaborações do cara, com um nível de qualidade e ritmo de produção semelhante à do Lil Wayne em 2007. Enfim, vale demais revisitar os sons que ele lançou nesse ano, então aqui vão as músicas que colocaram ele nessa colocação.

Lil Baby - Woah
Lil Baby & DaBaby - Baby
MoneyBagg Yo feat. Lil Baby - U Played
DaBaby feat. Lil Baby & Moneybagg Yo - TOES
Lil Baby - Sum 2 Prove
Lil Wayne feat. Big Sean & Lil Baby - I Do It
Lil Baby & Gunna - Heatin Up
Lil Baby feat. Lil Uzi Vert - Commercial
Lil Baby feat. Future - Live Off My Closet
Lil Baby - Emotionally Scarred
Lil Baby & 42 Dugg - Grace
Lil Baby - Get Ugly
Lil Baby & Moneybagg Yo - No Sucker
Lil Baby - How
Lil Baby - All In
Lil Durk feat. Lil Baby & Polo G - 3 Headed Goat
Lil Baby & 42 Dugg - We Paid
Polo G feat. Lil Baby - Be Something
Gunna feat. Lil Baby - Blindfold
Pop Smoke feat. Lil Baby & DaBaby - For The Night
Money Man feat. Lil Baby - 24
NAV feat. Lil Baby - Don't Need Friends
Lil Baby - On Me
Lil Baby - Errbody


4- DRAKE (18 Músicas)
Em quarto lugar temos um empate duplo entre o Drake e o DaBaby mas vamos começar pelo Drizzy. Apesar de estar "somente" em quarto lugar, o ano foi bem produtivo pro Drake, que lançou o album Dark Lane Demo Tapes e emplacou multiplas músicas em número 1 do Hot 100 com Toosie Slide e Laugh Now Cry Later. Eu acho que se ele tivesse decidido lançar o Certified Lover Boy ainda no final desse ano ano invés de no começo de 2021o cara certamente estaria brigando pela primeira colocação, mas essa deve ser a menor das preocupações do cara. Além disso que eu já disse ele também estreou a sua mansão em Toronto (que dá pra ver em detalhes no ótimo clipe de Toosie Slide) e anunciou agora no final do ano o lançamento de uma submarca junto com a Nike chamada Nocta. Enfim, levando tudo em consideração foi um ótimo ano pro cara e ele também não deixou os fãs pra trás com várias músicas próprias e colaborações no ano. Aí embaixo estão as músicas que colocaram o cara nessa colocação.

Future feat. Drake - Life Is Good
Lil Yachty, Drake & DaBaby - Oprah's Bank Account
Drake - Toosie Slide
Drake feat. Playboi Carti - Pain 1993
Drake feat. Giveon - Chicago Freestyle
Future, Drake & Young Thug - D4L
Drake feat. Future - Desires
Drake - Deep Pockets
Drake feat. Fivio Foreign & Sosa Geek - Demons
Drake - When To Say When
Drake - Landed
Drake - From Florida With Love
Drake - Losses
Drake - War
DJ Khaled feat. Drake - Popstar
DJ Khaled feat. Drake - Greece
Drake feat. Lil Durk - Laugh Now Cry Later
21 Savage & Metro Boomin feat. Drake - Mr. Right Now


4- DABABY (18 Músicas)
Depois de, no seu ano de "calouro", o DaBaby fazer o feito de desbancar a liderança da Billboard que o Drake manteve por 7 anos diretos, nesse ano ele empatou em quarto lugar com o próprio Drake, tendo um ano ótimo mas não bom o suficiente pra se manter na liderança. É inegável que o cara é muito talentoso nas rimas, tem um swag e é engraçado pra caramba mas ao mesmo tempo aquele perigo dos caras de rua. Apesar disso, a fórmula dele é um pouco repetitiva e depois de ouvir muitos sons do cara eu particularmente acabo achando meio repetitivo. Enfim, mas isso não muda o fato que ele é muito talentoso e popular pra caramba, conseguindo a sua primeira música número 1 nos Estados Unidos com Rockstar, que também deu a ele a sua primeira indicação ao Grammy. O principal projeto que ele lançou no ano foi o Blame It on Baby, além do EP My Brother's Keeper, em homenagem à morte do seu irmão. Além disso, como era de se esperar, o cara também lançou diversas colaborações com outros rappers que ajudaram o cara a conquistar essa colocação. Seguem aí os sons desse ano do cara.

DaBaby - BOP
Lil Baby & DaBaby - Baby
DaBaby - VIBEZ
Trippie Redd feat. DaBaby - Death
DaBaby feat. Lil Baby & Moneybagg Yo - TOES
Lil Yachty, Drake & DaBaby - Oprah's Bank Account
DaBaby - Find My Way
DaBaby feat. Roddy Ricch - ROCKSTAR
DaBaby feat. YoungBoy Never Broke Again - JUMP
DaBaby feat. Quavo - PICK UP
DaBaby feat. Ashanti & Megan Thee Stallion - NASTY
DaBaby feat. Future & jetsonmade - LIGHTSKIN SH*T
DaBaby - CAN'T STOP
DaBaby - BLAME IT ON BABY
Jack Harlow feat. DaBaby, Tory Lanez & Lil Wayne - Whats Poppin
Pop Smoke feat. Lil Baby & DaBaby - For The Night
DaBaby - Practice
Megan Thee Stallion feat. DaBaby - Cry Baby


6- FUTURE (16 Músicas)
Em sexto lugar temos um veterano dessa lista, que já chegou em segundo lugar por vários anos, o Future. Esse também foi um ano bem produtivo pro Future, que lançou no começo do ano o ótimo High Off Life e no segundo semestre veio com o album colaborativo Pluto x Baby Pluto, junto com o Lil Uzi Vert. O cara é uma lenda viva, um dos rappers que eu mais curto ouvir, mas infelizmente é cada vez mais difícil ver aqueles lampejos de genialidade em que o cara lança um banger completamente inovador. Acho que isso é de certa forma natural e até o fato do cara fazer um album com o Lil Uzi Vert, que pra mim é um dos caras mais inovadores do rap atualmente, pra mim de certa forma também representa que aos poucos o cara tá passando a tocha pra próxima geração. Enfim, mas fato é que independente da minha opinião o cara teve um ano com muitos sons e vários de qualidade altíssima então aí embaixo segue a lista dos sons que deixaram o cara nessa colocação nesse ano.

Future feat. Drake - Life Is Good
Lil Baby feat. Future - Live Off My Closet
DaBaby feat. Future & jetsonmande - LIGHTSKIN SH*T
Future, Drake & Young Thug - D4L
Drake feat. Future - Desires
Future feat. Travis Scott - Solitaires
Future feat. YoungBoy Never Broke Again - Trillionaires
Future - Trapped In The Sun
Future feat. Lil Uzi Vert - All Bad
Future & Lil Uzi Vert - Drankin N Smokin
Future & Lil Uzi Vert - Stripes Like Burberry
Future & Lil Uzi Vert - That's It
Future & Lil Uzi Vert - Real Baby Pluto
Future & Lil Uzi Vert - Marni On Me
Future & Lil Uzi Vert - Million Dollar Play
Future & Lil Uzi Vert - Sleeping On The Floor


7- YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN (15 Músicas)
Logo atrás do Future a gente tem um empate duplo entre o YoungBoy Never Broke Again e o Pop Smoke, mas vamos começar pelo NBA YoungBoy. Apesar das várias controvérsias, o cara lança projeto atrás de projeto, colaboração atrás de colaboração, e quase sempre o cara emplaca algum hit desses vários projetos. Só pra ter uma noção, só em 2020 o cara lançou nada menos que 5 projetos: o album Still Flexin, Still Steppin, o 38 Baby 2 (meu favorito dos 5), o Top, o Until I Return, e agora no final do ano o album colaborativo Nobody Safe junto com o Rich The Kid. Ele tem algumas características na sua flow que fazem a sonoridade dele, agressiva e mais livre, ser uma das melhores do rap da atualidade, então eu não duvido que a popularidade dele só aumente caso ele continue nesse ritmo. Abaixo estão os sons que levaram ele a essa colocação nesse ano.

Juice WRLD & YoungBoy Never Broke Again - Bandit
YoungBoy Never Broke Again - Lil Top
YoungBoy Never Broke Again - Red Eye
YoungBoy Never Broke Again - Fine By Time
YoungBoy Never Broke Again - Knocked Off
YoungBoy Never Broke Again - Bad Bad
DaBaby feat. YoungBoy Never Broke Again - JUMP
Future feat. YoungBoy Never Broke Again - Trillionaire
Migos feat. YoungBoy Never Broke Again - Need It
YoungBoy Never Broke Again - Kacey Talk
YoungBoy Never Broke Again feat. Lil Wayne - My Window
YoungBoy Never Broke Again - Drug Addiction
YoungBoy Never Broke Again - All In
YoungBoy Never Broke Again - Dead Trollz
Mike WiLL Made-It, Nicki Minaj & YoungBoy Never Broke Again - What That Speed Bout!?


7- POP SMOKE (15 Músicas)
Em sétimo lugar, empatado com o YoungBoy Never Broke Again, temos o calouro mais popular do ano, o falecido Pop Smoke. Assim como o Juice WRLD (apesar da sonoridade totalmente diferente) é um cara que morreu super cedo mas que tinha uma sonoridade muito própria, tinha muito talento e já era surpreendentemente popular antes mesmo de morrer. Logo no comecinho do ano ele lançou a ótima mixtape Meet the Woo Vol. 2, e duas semanas depois o cara infelizmente foi assassinado. Ele já tinha o seu album pronto, o Shoot for the Stars Aim for the Moon, que foi lançado ali pela metade do ano e explodiu em popularidade, rendendo vários singles que estão até agora nas paradas. Enfim, é uma grande perda pro rap então, novamente, é bom ver ele representado aqui nesse top 10 dos rappers mais populares do ano. Abaixo seguem os sons que levaram o cara a essa colocação. R.I.P. Woo

JACKBOYS, Pop Smoke & Travis Scott - GATTI
Pop Smoke - Dior
Lil Tjay feat. Fivio Foreign & Pop Smoke - Zoo York
Pop Smoke feat. Rowdy Rebel - Make It Rain
Pop Smoke feat. Lil Baby & DaBaby - For The Night
Pop Smoke feat. 50 Cent & Roddy Ricch - The Woo
Pop Smoke - Got It On Me
Pop Smoke feat. Quavo - Aim for the Moon
Pop Smoke - Gangstas
Pop Smoke - 44 Bulldog
Pop Smoke - Something Special
Pop Smoke - Yea Yea
Pop Smoke feat. Lil Tjay - Mood Swings
Kid Cudi, Skepta & Pop Smoke - Show Out


9- TRAVIS SCOTT (12 Músicas)
Em nono lugar temos ninguém menos que o Travis Scott. Essa colocação se pá não representa muito bem o quão popular e lucrativo o ano foi pro Travis Scott. Pensa que de todo mundo nessa lista ele é o único que não lançou um album ou mixtape solo no album, tendo lançado somente o JACKBOYS, album colaborativo da sua gravadora, a Cactus Jack Records, que conta com caras como o Don Toliver e o Sheck Wes. Pois bem, além de ajudar a dar um up na carreira dos seus artistas o cara teve diversas colaborações corporativas no ano, entre as quais eu posso mencionar os tenis e roupas fodas que ele tem lançado com a Nike, uma colaboração em um lanche e uma coleção com o McDonald's, o lançamento promocional do Playstation 5 da Sony, um show virtual revolucionário no Fortnite e o lançamento da Cacti, um seltzer, juntamente com a Anheuser-Busch InBev (maior empresa de bebidas do mundo). Enfim, o cara esteve fazendo de tudo esse ano e mesmo assim conseguiu lançar 2 músicas que chegaram ao topo do Hot 100 só nesse ano calendário (The Scotts e Franchise), além de videos e colaborações irados. Garanto que quando ele decidir lançar um album próprio, dele, no padrão do cara, ele aparece bem mais alto mas por enquanto a gente vê ele em nono lugar (que como vocês verão depois, tá acima de um monte de hitmaker foda do rap).

Travis Scott - HIGHEST IN THE ROOM
JACKBOYS, Pop Smoke & Travis Scott - GATTI
Migos, Young Thug & Travis Scott - g n f (Give No Fxk)
NAV, Gunna & Travis Scott - Turks
THE SCOTTS, Travis Scott & Kid Cudi - THE SCOTTS
Travis Scott - Sicko Mode
Travis Scott - Goosebumps
Future feat. Travis Scott - Solitaires
Gunna feat. Travis Scott - Top Floor
Kanye West feat. Travis Scott - Wash Us In The Blood
Big Sean feat. Travis Scott - Lithuania
Travis Scott feat. Young Thug & M.I.A. - Franchise


10- GUNNA (11 Músicas)
E fechando o Top 10 nós temos um estreante nesse ranking, o Gunna. O cara é um rapper irado que eu já postei várias vezes aqui. Ele faz parte da YSL Records, tendo sido descoberto pelo Young Thug, e ficou popular mesmo quando fez um album colaborativo com o Lil Baby, do qual ele também é muito próximo. Nesse ano ele lançou o WUNNA, um album bem foda e que emplacou diversos hits, além de ter feito também colaborações com uma galera. Enfim não me surpreende nada o cara finalmente aparecer aqui nesse ranking já que ele faz uns sons muito fodas e acho que a tendência do cara é só melhorar daqui pra frente. Abaixo seguem os hits que o cara emplacou no Hot Rap Charts em 2020.

Young Thug feat. Gunna - Hot
Roddy Ricch & Gunna - Start Wit Me
A Boogie Wit da Hoodie feat. Roddy Ricch, Gunna & London On Da Track - Numbers
Lil Baby & Gunna - Heatin Up
NAV, Gunna & Travis Scott - Turks
Gunna feat. Young Thug - Dollaz On My Head
Gunna feat. Roddy Ricch - Cooler Than A Bitch
Gunna feat. Travis Scott - Top Floor
Gunna - Wunna
Gunna feat. Lil Baby - Blindfold
Internet Money & Gunna feat. Don Toliver & NAV - Lemonade

E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2020 aqui no blog, não perca!

10 Músicas:

9 Músicas:
Polo G

7 Músicas:

6 Músicas:

5 Músicas:
Don Toliver
Lil Durk

4 Músicas:
NLE Choppa
Trippie Redd
Big Sean
The Kid LAROI

3 Músicas:
Tory Lanez
J. Cole

Nenhum comentário:

Postar um comentário