quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Billboard Lists 2020: Lista de Calouros 2020

Continuando com as Billboard Lists de 2020, temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar uma das 5 colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Aqui tem a lista de 2017, 2018 e 2019. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2020!


POP SMOKE
Cidade: New York, NY
Músicas na Billboard: Dior / Make It Rain / For The Night / The Woo / Got It On Me / Aim For The Moon / Gangstas / 44 Bulldog / Something Special / Yea Yea / Mood Swings / What You Know Bout Love / Show Out (com Kid Cudi & Skepta) / GATTI (com JACKBOYS & Travis Scott) / Zoo York (do Lil Tjay)
Albuns, Mixtapes e EPs: Meet the Woo / Meet the Woo Vol. 2 / Shoot for the Stars Aim for the Moon
Outras Músicas de Destaque: Welcome to the Party / Christopher Walking / Shake the Room / Snitchin / Bad Bitch From Tokyo (Intro) / Enjoy Yourself / Creature / West Coast Shit / Diana / Tunnel Vision (Outro) / Get Back / Hello

O primeiro cara dessa lista (ainda que ela não tenha uma ordem específica) não tinha como não ser o Pop Smoke. Apesar de ter morrido super novo ele já deixou um legado pro rap de New York, quase que renovando aquela vibe do 50 Cent e da G-Unit, misturando um som meio gangsta com aqueles sons pras minas e no meio do caminho agradando todo o público de rap. O cara tinha uma voz única, que demandava presença independente do som no qual o cara estivesse. Ele emplacou diversos hits no ano e apesar de não estar mais entre a gente, fica aqui a lembrança e o reconhecimento que o cara com certeza é um dos calouros que mais marcou 2020.


THE KID LAROI
Cidade: Waterloo, Australia
Músicas na Billboard: So Done / Go (com Juice WRLD) / Reminds Me Of You (com Juice WRLD) / Hate The Other Side (do Juice WRLD & Marshmello)
Albuns, Mixtapes e EPs: --
Outras Músicas de Destaque: TELL ME WHY / Tragic / Always Do / F*ck You, Goodbye / Without You

The Kid LAROI é um rapper australiano que era da banca do Juice WRLD e do Lil Bibby e que agora, na ausência do cara, tenta seguir com o seu legado. Ele não chega nem aos pés da emoção que o Juice WRLD evocava mas em um ano em que não teve tanta gente nova aparecendo na Billboard, ele com certeza se destacou, já que emplacou quatro hits (3 deles com o Juice WRLD). Sinceramente, ele não tem a pegada que eu acho legal no rap e eu particularmente não curto tanto ouvir o cara, mas levando em consideração que ele é branco e muito mais "apresentável" pros suburbios brancos americanos que outros rappers, eu não duvido que ele seja o próximo cara a ficar estouradasso nos States.


JACK HARLOW
Cidade: Louisville, KY
Músicas na Billboard: WHATS POPPIN / Tyler Herro / Way Out
Albuns, Mixtapes e EPs: Confetti
Outras Músicas de Destaque: Sundown / Face Of My City

O Jack Harlow é branco também mas aí a pegada dele já é outra e eu curto bem mais. Ele estourou na Billboard esse ano com Whats Poppin, que quase chegou ao topo do Hot 100, e a música tem muito mais a ver com o rap que eu particularmente curto. Ele tem umas tiradas interessantes, faz uns trocadilhos até que bem engraçados, e ainda que ele não tenha o starpower de um Pop Smoke, eu consigo ver ele seguindo uma carreira de destaque no rap.


42 DUGG
Cidade: Detroit, MI
Músicas na Billboard: Grace (com Lil Baby) / We Paid (com Lil Baby)
Albuns, Mixtapes e EPs: Young & Turnt 2 (Deluxe)
Outras Músicas de Destaque: Dog Food / Palm Angels In The Sky / World On My Shoulder / Free Woo / Solid (do Yella Beezy) / GTA (do Meek Mill)

Caraca, mesmo sendo um ano que não tinha tanto rapper assim pra colocar nessa lista, o 42 Dugg é manda bem pra caralho e certamente teria entrado mesmo se a disputa fosse mais apertada. Ele lançou dois hits com o Lil Baby esse ano, um deles inclusive, We Paid, pra mim é um dos melhores sons de rap do ano. O simples fato do 42 Dugg conseguir se manter e não ser apagado pela presença do Lil Baby levando em consideração a qualidade do que o cara tem soltado nesse ano, por si só, já é bem impressionante. Detroit nesse ano revelou diversos rappers quentíssimo mas se eu tivesse que dizer um que eu acho que tem uma alta probabilidade de ficar estouradasso nos States inteiro devido ao seu sucesso, é o 42 Dugg. Enfim, o cara manda bem demais, clica aí pra ver qual é.


KING VON
Cidade: Chicago, IL
Músicas na Billboard: Took Her To The O / The Code
Albuns, Mixtapes e EPs: Welcome to O'Block
Outras Músicas de Destaque: Crazy Story / Crazy Story, Pt. 3 / On Yo Ass / All These N**gas / Crazy Story 2.0 / Grandson For President / Brand New (do Calboy) / Pressin (do Sada Baby) / Body Count (do Mozzy)

O King Von é um cara que eu admito que estava só começando a conhecer quando ele faleceu. Eu já tinha ouvido alguns sons do cara e tal mas um projeto inteiro ainda não, apesar da mixtape dele estar na "fila". É foda como a galera tá morrendo cada vez mais cedo lá... Enfim, ele é um rapper da banca do Lil Durk que tinha um dom pro songwriting absurdo, contando umas histórias bem detalhadas de um jeito foda nas batidas. Infelizmente o cara também faleceu nesse ano e isso acabou impulsionando alguns sons deles, que apareceram no Hot Rap Charts. O cara era muito talentoso e com certeza merecia aparecer aqui pela sua qualidade, é uma pena que pra um cara assim ficar popular ele tivesse que morrer. Enfim, mas fica a dica pra quem não tá ligado no cara. R.I.P. Von

Amanhã a gente fecha então as Billboard Lists 2020 com a lista dos produtores do ano. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário