quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Billboard Lists 2019: Lista de Calouros 2019

E pra finalizar as Billboard Lists de 2019 temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar uma das 5 colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Aqui tem a lista de 2017 e 2018. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2019!


DABABY
Cidade: Charlotte, NC
Músicas na Billboard: Suge / INTRO / Baby Sitter / BOP / VIBEZ / TOES / Off The Rip / Pop Star / Raw Shit / iPHONE (com Nicki Minaj) / Baby (com Lil Baby) / Under The Sun (de Dreamville) / Cash Shit (da Megan Thee Stallion) / Hot Shower (do Chance the Rapper) / Enemies (do Post Malone) / Death (do Trippie Redd)
Albuns, Mixtapes e EPs: Baby On Baby / KIRK
Outras Músicas de Destaque: Walker Texas Ranger / REALLY / GOSPEL / XXL / Prolly Heard / There He Go / Goin Baby / Baby On Baby Out Now Freestyle / Next Song / Tupac / Mini Van (com BlocBoy JB) / Sticks (do Stunna 4 Vegas) / Boss Friends (do Plies) / Rockstar (do Go Yayo) / Ashley (do Stunna 4 Vegas) / Billion Dollar Baby Freestyle (do Stunna 4 Vegas) / My Oh My (da Camila Cabello)

Não tinha nem como não incluir o cara aqui, vai dizer? O cara conseguiu dois feitos absurdos no ano: tirou o Drake do topo da Billboard Lists 2019 sendo que ele estava ocupando o posto desde 2012 e ainda por cima fez isso no primeiro ano dele. Simplesmente sensacional. E dá pra entender porque também. Ele lançou dois albuns muito bem feitos e divertidos, o Baby On Baby e o KIRK e eles estão repletos de hits. Além disso todo vídeo que o cara solta é um bode riso absurdo. Ele é bem humorado e tem um carisma enorme. Ainda assim a ascensão dele foi bem surpreendente pra mim. Só dá pra parabenizar o cara e ver se o cara consegue se manter no auge nos próximos anos.


RODDY RICCH
Cidade: Compton, CA
Músicas na Billboard: Tip Toe / The Box / Peta / Start Wit Me (com Gunna) / Racks In The Middle (do Nipsey Hussle) / Ballin' (do Mustard)
Albuns, Mixtapes e EPs: Excuse Me For Being Antissocial
Outras Músicas: Big Stepper / Intro / Down Below / Feed the Streets 2 (Intro) / Out Tha Mud / Die Young / Every Season / High Fashion / Project Dreams (com Marshmello) / Splash Warning (do Meek Mill)

Outro calouro que se destacou muito no ano foi o Roddy Ricch. A trajetória dele foi meio curiosa no ano. Eu vou compilando essas minhas listas toda a semana e por mais que eu já conhecesse o Roddy e achasse ele foda até dezembro ele não tinha nem de longe o mínimo necessário pra eu colocá-lo aqui nessa lista de calouros. Aí chegou o final do ano e conforme ele foi lançando os singles promocionais do seu album Excuse Me For Being Antissocial, ele começou a ter vários sons na Billboard. Enfim, o fato é que o cara é bem popular no rap hoje com a flow dele, que é mais cantada mas mesmo assim não dá pra confundir com o Drake ou os caras que imitam ele. Eu curto pacas o cara e foi um ótimo ano pra ele, dá uma olhada aí em cima nos sons de destaque que ele lançou no ano.


YNW MELLY
Cidade: Gifford, FL
Músicas na Billboard: Murder On My Mind / Mixed Personalities / Suicidal / 223's (com 9lokknine) / 6 Kiss (do Trippie Redd)
Albuns, Mixtapes e EPs: We All Shine / Melly vs. Melvin
Outras Músicas: Ingredients / Risk Taker / Wine for Me / Beat a N***a Block / Pull Up (do Lil Keed)

O YNW Melly teve um ano, no mínimo, atribulado e eu acho ele uma figura bem bizarra do rap. O cara começou a estourar com os sons melódicos e profundos dele e tal, falando de depressão e das bads dele e tal. O principal som que ajudou ele a estourar é Murder On My Mind, uma música que no seu segundo verso o Melly vai lá e fala sobre assassinar alguém por engano, detalhando as coisas e tal. Aí eu fui pesquisar e porra, ele tá sendo acusado de assassinato de dois amigos dele (outros rappers da crew YNW) que foram mortos a tiro, supostamente, por ele. A história toda é muito bizarra mas ajudou a popularizar o cara e tal. Enfim, ele não foi julgado ainda então não vou me precipitar no julgamento dele mas é tudo bem bizarro. Independente disso, ele é bem talentoso e tem um jeito diferente de rimar, e é bem popular, por isso aparece aqui.

LIL NAS X
Cidade: Lithia Springs, GA
Músicas na Billboard: Old Town Road / Panini / Rodeo
Albuns, Mixtapes e EPs: 7 EP
Outras Músicas: --

Como não falar desse calouro justo nesse ano né? Porra, o Lil Nas X fez o que eu acho que é o maior feito da história da música. O cara era um artista completamente desconhecido, sem gravadora nem porra nenhuma, foi lá e fez uma música de country rap com uma batida de um moleque polonês que ele nem conhecia e comprou da internet e essa música ficou, nada mais, nada menos, que 19 semanas em primeiro lugar nos Estados Unidos, quebrando o recorde de qualquer outra música nos 60 anos de história da Billboard. Que tal essa? Absurdo né? Enfim, eu achei foda pra caramba. Ele conseguiu emplacar outros hits do EP que também lançou nesse ano mas, sinceramente, mesmo sendo um rapper, o público dele é mais uma galera alheia ao rap do que o pessoal que curte rap mesmo. De um jeito ou de outro, mesmo com uns sons que puxam pro pop, o cara fez um feito histórico e manda bem então não podia deixar de aparecer aqui.


MEGAN THEE STALLION
Cidade: Houston, TX
Músicas na Billboard: Big Ole Freak / Cash Shit / Hot Girl Summer (com Nicki Minaj e Ty Dolla $ign)
Albuns, Mixtapes e EPs: Fever
Outras Músicas: Tina Montana / Money Good / Sex Talk / Realer / Freak Nasty / All Dat (com Moneybagg Yo) / Ride or Die (com VickeeLo) / She Live (do Maxo Kream) / Handsome (do Chance the Rapper)

E pra fechar a lista de calouros do ano temos a Megan Thee Stallion. Ela é uma rapper de Houston cheia de técnica e umas rimas bem inteligentes e divertidas, de certa forma ela me lembra também o DaBaby, talvez por isso que os dois soem bem juntos. Entre as mulheres ela certamente é a novidade que mais se destacou e, com um album foda e vários hits no ano, certamente merece as veras aparecer aqui nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário