terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Billboard Lists 2019: Top 10 Artistas que mais apareceram no Hot Rap Charts da Billboard em 2019

É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termometro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o oitavo ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, A Lot, do 21 Savage, não conta pro J. Cole porque ele não está no crédito original a música. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Offset, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, o Jeremih não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música dele próprio pra valer a contagem. Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2019, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2019.


1- DABABY (16 Músicas)
Desde que eu comecei a fazer essa lista lá em 2012 o Drake ficou, todos os anos, sem falta, no primeiro lugar absoluto. Dá pra entender, ele é o artista mais popular da década em qualquer gênero e é óbvio que dominou as paradas de rap nesses anos. Apesar disso, 2019 marca o primeiro ano no qual o cara não consegue chegar no primeiro lugar aqui nos artistas mais populares do ano, abrindo o caminho para um calouro entrar agitando e tomar a coroa do ano. Esse cara é ninguém menos que o DaBaby e eu fico surpreso mas contente de ver esse cara no topo dessa lista. Eu até o finalzinho do ano passado se quer conhecia o cara e quando eu conheci eu vi um rapper bem técnico, inteligente e engraçado, que gosta de rimar sem firula e cantoria e que manda muito bem no que faz. Apesar disso eu jamais esperaria que o cara ia ficar tão popular quanto ele ficou. Ele lançou o album Baby On Baby no começo do ano que vendeu pra caralho e marcou o primeiro hit do cara, que chegou no Top 10 do Hot 100, que foi Suge. Eu curto pra caralho esse som e deu pra entender o porque da popularidade, que fez com que ele emplacasse diversos versos fodas nos sons de outros artistas como o Post Malone, Chance The Rapper, Megan Thee Stallion e outros. Enfim, quando chegou mais pro final do ano ele lançou um segundo album, o KIRK, e agora ele já estava bem mais conhecido. Isso fez com que o cara fizesse a proeza de ter a segunda melhor primeira semana de um album do ano e emplacasse todas as músicas do album no Hot 100. É claro que várias delas entraram também no Hot Rap Charts, o que ajudou a consolidadá-lo no primeiro lugar para esse ano. Enfim, eu me encarno pacas no cara, vale a pena relembrar dos sons que ele lançou no ano e parabenizar pela primeira colocação em popularidade do ano.

DaBaby - Suge
Dreamville feat. J. Cole, Lute & DaBaby - Under The Sun
Megan Thee Stallion feat. DaBaby - Cash Shit
Lil Baby & DaBaby - Baby
Chance The Rapper feat. MadeinTYO & DaBaby - Hot Shower
Post Malone feat. DaBaby - Enemies
DaBaby - INTRO
DaBaby feat. Offset - Baby Sitter
DaBaby - BOP
DaBaby - VIBEZ
DaBaby feat. Lil Baby & Moneybagg Yo - TOES
DaBaby & Nicki Minaj - iPHONE
DaBaby - Off The Rip
DaBaby feat. Kevin Gates - Pop Star
DaBaby feat. Migos - Raw Shit
Trippie Redd feat. DaBaby - Death


2- POST MALONE (11 Músicas)
Em segundo lugar temos um empate entre Post Malone, Lil Baby e Juice WRLD, mas vamos começar pelo Post Malone. Do ano passado pra esse o Post Malone se consolidou como um dos caras mais populares não só do rap mas da música como um todo. Pra ter uma idéia o cara foi o headliner do Lollapalooza do Brasil esse ano e eu tenho uma amiga que foi no show e achou foda demais. Ele faz rap mas não faz mais só isso, o que ajuda ele a ter um público que ultrapassa os limites do gênero (que é a genialidade por trás do Drake também). Essa popularidade dá pra perceber por como ele chegou aqui, com apenas uma feature, o resto foi tudo músicas do próprio cara, sejam elas do ano passado que continuaram nas paradas depois da virada do ano ou, principalmente, sons do Hollywood's Bleeding, o álbum que o cara lançou esse ano. Enfim, eu particularmente acho que o cara manda bem e curto vários sons dele. Abaixo seguem os que apareceram no top 25 de rap da Billboard do ano.

Post Malone - Better Now
Post Malone - Wow.
DJ Khaled feat. Travis Scott & Post Malone - Celebrate
Post Malone feat. Young Thug - Goodbyes
Post Malone feat. DaBaby - Enemies
Post Malone - Saint-Tropez
Post Malone feat. Future & Halsey - Die For Me
Post Malone feat. Meek Mill & Lil Baby - On The Road
Post Malone - I Know
Post Malone - Internet


2- LIL BABY (11 Músicas)
Empatado com o Post Malone e o Juice WRLD em segundo temos o Lil Baby. O cara foi o rei das participações do ano. Não lançou um album mas mandou verso atrás de verso nos sons dos outros, tanto que chega a ser difícil ouvir um album de algum rapper mais popular que não tenha um verso do cara. Entre os rappers com os quais ele colaborou podemos citar o Young Thug, Post Malone, DaBaby e Trippie Redd mas não foram só esses. Além disso ele lançou alguns singles soltos que também ficaram bem populares no ano também e ajudaram o cara a chegar nesse posição. Segue abaixo os sons que ele emplacou no Hot Rap Charts nesse ano:

Lil Baby & Gunna - Drip Too Hard
Lil Baby - Pure Cocaine
Yo Gotti feat. Lil Baby - Put A Date On It
Lil Baby - Close Friends
Lil Baby feat. Future - Out The Mud
Lil Baby & DaBaby - Baby
Trippie Redd feat. Lil Baby & Lil Duke - Mac 10
Young Thug feat. Lil Baby - Bad Bad Bad
Post Malone feat. Meek Mill & Lil Baby - On The Road
DaBaby feat. Lil Baby & Moneybagg Yo - TOES
Lil Baby - Woah


2- JUICE WRLD (11 Músicas)
Também em segundo lugar temos, tragicamente, o Juice WRLD. Porra, ele teve um ano bom. Vários sons do ano passado dele viraram o ano ainda populares e ele lançou também o álbum Death Race for Love, que apesar de não ser absurdamente foda era bem de boa e emplacou vários hits. O cara tava em franca ascenção, melhorando cada vez mais musicalmente, até que no finalzinho do ano, tendo acabado de fazer 21 anos, o cara morreu. Não sabe-se ainda a causa mortis mas dado o fato que a polícia foi investigar o avião dele e ele morreu convulsionando a caminho do hospital, eu sujeito que tenha sido uma overdose de drogas. É uma pena mesmo, o cara foi uma grande perda pro rap. Segue ai embaixo os sons pra relembrar a carreira do cara.

Juice WRLD - Lucid Dreams
Kodak Black feat. Juice WRLD - MoshPit
Juice WRLD - Armed And Dangerous
Juice WRLD - Robbery
Juice WRLD - Hear Me Calling
Juice WRLD - Empty
Juice WRLD - Fast
Juice WRLD & YoungBoy Never Broke Again - Bandit
Trippie Redd feat. Juice WRLD & YNW Melly - 6 Kiss
Juice WRLD - Legends
Juice WRLD - Let Me Know (I Wonder Why Freestyle)


5- CARDI B (9 Músicas)
Ano passado a Cardi B tomou o rap de assalto com a personalidade gigantesca dela e vários sons fodas que eram uns bangers reais. Esse ano ela continuou lançando sons e continuando relevante, mas focando em outras coisas. Além de ter tido uma filha com o Offset, a Kulture, no ano passado e fazer o papel de mãe, ela foi jurada em um reality show da Netflix, o Rhythm + Flow. Ela também emplacou um papel no filme Hustlers, que foi bem elogiado pela crítica. E é claro que ela lançou vários outros bangers também no ano, mas ela decidiu lançá-los isoladamente, sem um album para acompanhar (que seria algo que certamente puxaria bastante ela aqui nesse ranking). Enfim, esse foi mais um ano ótimo pra Cardi, que se consolidou como a rainha do rap. Seguem os sons dela do Hot Rap Charts de 2019.

Cardi B - Money
Cardi B feat. Kehlani - Ring
Pardison Fontaine feat. Cardi B - Backin' It Up
City Girls feat. Cardi B - Twerk
Cardi B & Bruno Mars - Please Me
Offset feat. Cardi B - Clout
DJ Khaled feat. Cardi B & 21 Savage - Wish Wish
Cardi B - Press
Lil Nas X feat. Cardi B - Rodeo


6- DRAKE (8 Músicas)
Em sexto lugar temos um empate quádruplo entre o Drake, Travis Scott, Kanye West e 21 Savage mas vamos começar aqui pelo Drake. Depois de anos e anos o cara saiu da liderança desse ranking. Na moral, depois de escrever tanto todo ano sobre o cara eu achei que ele ia continuar em primeiro lugar pra sempre mas é refrescante ver gente nova ascendendo. Não que o Drake tenha decaído, é claro. Esse foi um ano mais focado nas turnês que ele fez. Ele foi um personagem bem relevante no título da NBA dos Toronto Raptors, time que ele é o embaixador, estando super presente nos jogos e na mídia. Além disso ele fez um show no Brasil, no Rock In Rio, e eu tive a oportunidade de vê-lo pela primeira vez! O único projeto que ele lançou no ano foi o Care Package, album com sons que ele já tinha lançado no Soundcloud e outras mídias a muito tempo mas que foram empacotados em um álbum para apareceram nos sistemas de streaming de música. Enfim, eu sinceramente acho que se ele quisesse ter emplacado mais participações ou tivesse feito um álbum estariamos mais uma vez falando do cara provavelmente em primeiro lugar, mas fato é que nesse ano de menos Drake ele decaiu em número de músicas populares. Dá uma olhada aí embaixo nos hits que ele emplacou no ano.

Meek Mill feat. Drake - Going Bad
French Montana feat. Drake - No Stylist
Drake feat. Rick Ross - Money In The Grave
Drake - Omerta
Rick Ross feat. Drake - Gold Roses
Drake - How About Now
Drake - The Motion
Drake - Dreams Money Can Buy


6- TRAVIS SCOTT (8 Músicas)
Outro cara que é um dos rappers mais populares da atualidade também deu uma decaída do ano passado pra esse por não ter lançado nem um álbum. Ele também focou na sua turnê, fazendo shows ao redor do mundo e tal. Algo bem relevante que aconteceu pro cara no ano foi a sua separação da mãe do seu filho, a Kylie Jenner, a bilionária da familia Kardashian. Não que essas coisas sejam lá muito definitivas, eu já ouvi falar que os dois estão se acertando e se pá voltam e eu desejo o melhor pra família. Se ele chegou a conseguir emplacar 8 músicas esse ano, é porque várias do Astroworld, de 2018, continuaram tocando em 2019, além dele ter emplacado features nos albuns do Young Thug, Offset, Future, DJ Khaled e outros. Outro feito foi o fato dele conseguir chegar novamente no primeiro lugar do Hot 100 com o lançamento do seu som HIGHEST IN THE ROOM. Sem mais delongas, seguem os hits que o cara emplacou esse ano aí embaixo.

Travis Scott - Sicko Mode
Kodak Black feat. Travis Scott & Offset - ZEZE
Travis Scott - Yosemite
Future feat. Travis Scott - First Off
Offset feat. Travis Scott & 21 Savage - Legacy
DJ Khaled feat. Travis Scott & Post Malone - Celebrate
Young Thug, J. Cole & Travis Scott - The London
Travis Scott - HIGHEST IN THE ROOM


6- KANYE WEST (8 Músicas)
E em sexto lugar também empatado temos o Kanye West, que encontrou Deus novamente! Apesar de ser de longe o mais velho do top 10 ele continua relevante principalmente pelo que ele faz adjacente à musica. A sua marca de roupas e tenis, a Yeezy, continua fazendo muito grana e foi avaliada em uma quantia tão alta que o Kanye já é considerado um bilionário por causa dela. Além disso o cara lançou esse ano o Sunday Service, uns eventos locais no qual ele coordena um coro de cantos gospeis, quase como uma missa, em diversas cidades pelo ano. Ele lançou duas óperas, uma chamada Mary e a outra chamada Nebuchadnezzar, essa segunda acompanhada de um filme. Ele comprou dois ranchos enormes no Wyoming pra fabricar alguns materiais ligados à Yeezy (mas que também servem para filmar os vídeos dele). E, finalmente, no mundo musical, ele lançou o álbum gospel Jesus Is King que eu particularmente curti bastante. O album ficou em primeiro lugar no Billboard 200 quando foi lançado e é a razão pela qual ele emplacou tantos hits no ano a ponto de aparecer aqui nessa lista. Enfim, o cara é meio louco mas continua fazendo uns sons fodas, então vejam aí os sons que o cara emplacou no ano.

YNW Melly feat. Kanye West - Mixed Personalities
Kanye West - Follow God
Kanye West - Selah
Kanye West - On God
Kanye West feat. Ty Dolla $ign & Ant Clemons - Everything We Need
Kanye West feat. Clipse & Kenny G - Use This Gospel
Kanye West feat. Ant Clemons - Water
Kanye West feat. Fred Hammond - Hands On


6- 21 SAVAGE (8 Músicas)
E finalmente temos o 21 Savage, que também empatou em sexto lugar. O cara lançou o seu álbum I Am > I Was na primeira semana do ano e eu achei o álbum sensacional. Eu acho o cara legal mas meio limitado mas nesse álbum ele vai bem além do que eu achei que ele conseguia, e fez certamente o melhor projeto da carreira dele. Fora isso ele emplacou algumas participações no ano que colaboraram pra que ele chegasse nessa localização empatado com outros pesos pesados do rap. Enfim, parabéns pro cara e abaixo vocês podem ver os sons que ele emplacou no ano.

21 Savage - A Lot
21 Savage - Can't Leave Without It
21 Savage - All My Friends
21 Savage - Break Da Law
Offset feat. Travis Scott & 21 Savage - Legacy
ScHoolboy Q feat. 21 Savage - Floating
DJ Khaled feat. Cardi B & 21 Savage - Wish Wish
21 Savage - Immortal


10- YOUNG THUG (7 Músicas)
E no último lugar do top 10 (mas a frente de vários outros rappers) temos outro cara que lançou um album sensacional no ano: o Young Thug. Ele sempre foi muito prolífico, lançando diversas mixtapes, albuns e colaborações em um ano. Todos sempre tem coisas geniais mas muita coisa passável. Recentemente ele tem lançado menos projetos mas parece que nenhum deles mostrou realmente a genialidade do cara encapsulada em um album como o que ele lançou nesse ano, o ótimo So Much Fun. A crítica adorou o album e eu achei ele foda demais também. Não é a toa que o cara estreou no topo do Billboard 200 com ele e emplacou vários sons aqui no Hot Rap Charts. Vejam aí abaixo quais sons o cara emplacou no ano.

Young Thug, J. Cole & Travis Scott - The London
Post Malone feat. Young Thug - Goodbyes
Young Thug feat. Gunna - Hot
Young Thug feat. Lil Baby - Bad Bad Bad
Young Thug feat. Lil Uzi Vert - What's The Move
Young Thug - Just How It Is
Young Thug feat. Gunna - Surf

6 Músicas:
Roddy Ricch

5 Músicas:
Future

4 Músicas:
Trippie Redd

3 Músicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário