É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termômetro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o décimo terceiro ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, Paperwork do album VULTURES 1 do Kanye West & Ty Dolla $ign saiu com crédito só pra dupla, sem mencionar diretamente o Quavo que também rima no som, portanto não contou pras músicas dele no ano que esteve. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Offset, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, uma cantora como a SZA não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música no qual ela seja um dos artistas principais pra valer a contagem. Outra regra também é que se um artista aparece somente como parte de uma dupla, nunca sem um outro artista específico, conta o nome da dupla ou o do artista que compõe a dupla que tenha mais créditos individuais. Por exemplo, o Future e o Metro Boomin aparecem compartilhando créditos em vários sons por causa dos albums que lançaram nesse ano. Se o Metro Boomin tivesse créditos somente desse projeto (que não é o caso), ele não apareceria na lista como solo, só apareceria o Future (porque ele tem outros créditos individuais além de como dupla) ou como Future & Metro Boomin (caso nenhum dos dois tivessem outros créditos, que não é o caso). Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2024, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2024.
É galera, e como lider na lista de fim de ano de 2024 temos ninguém menos que o Pluto! Ele já tinha ficado na liderança em 2022 em um empate técnico com o Lil Baby mas essa é a primeira vez que ele fica como lider isolado. Além disso, ele quebrou a marca de 2023 de mais músicas para um lider dessa lista. Ano passado o Drake tinha colocado 35 músicas nas paradas mas o Future conseguiu colocar 37 nesse ano calendário, que é coisa pra cacete, sem duvida nenhuma. Qual a receita pra estourar tantas músicas diferentes? Lançar projeto atrás de projeto foda em um mesmo ano calendário, simples assim. Diferente de outros anos, todos os sons do Future nas paradas nesse ano são de projetos do cara, sem um feature se quer e também sem trazer nenhum som lançado no ano anterior. O segredo é que ele lançou dois albuns, back to back, com o Metro Boomin no primeiro semestre (os ótimos WE DON'T TRUST YOU e o WE STILL DON'T TRUST YOU) e daí fechou o ano com mais um album muito foda, dessa vez solo, o Mixtape Pluto. É claro que estar envolvido no beef do Kendrick Lamar e do Drake também ajudou né. Caso vocês não lembrem, Like That, que é o som no qual o Kendrick disse "Motherfuck the Big Three, nigga it's just Big Me" foi em Like That do primeiro album do Future e Metro Boomin no ano. Ele mesmo disse no final do ano que não tinha problema nenhum com o Drake mas no final das contas não dá pra negar que ele se beneficiou indiretamente do spotlight. Enfim, nada disso tira o mérito dele ter lançado tantos sons fodas ao longo do ano, então meus parabéns pro Future pela liderança do ano! Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa colocação neste ano.
Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar - Like That
Future, Metro Boomin, Travis Scott & Playboi Carti - Type Shit
Future, Metro Boomin & Travis Scott - Cinderella
Future & Metro Boomin - We Don't Trust You
Future, Metro Boomin & The Weeknd - Young Metro
Future & Metro Boomin - Ice Attack
Future & Metro Boomin - Slimed In
Future & Metro Boomin - Claustrophobic
Future & Metro Boomin - Magic Don Juan (Princess Diana)
Future & Metro Boomin - Fried (She A Vibe)
Future & Metro Boomin - Runnin Outta Time
Future, Metro Boomin & Rick Ross - Everyday Hustle
Future & Metro Boomin - GTA
Future & Metro Boomin - Ain't No Love
Future & Metro Boomin - WTFYM
Future & Metro Boomin - Seen It All
Future, Metro Boomin & J. Cole - Red Leather
Future & Metro Boomin - Out Of My Hands
Future & Metro Boomin - Drink & Dance
Future & Metro Boomin - Jealous
Future, Metro Boomin & Lil Baby - All My Life
Future, Metro Boomin & The Weeknd - All To Myself
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign feat. Future - Promotion
Future - Teflon Don
Future - Too Fast
Future - Lil Demon
Future - Ski
Future - Plutoski
Future - Ready To Cook Up
Future - Ocean
Future - South Of France
Future - Brazzier
Future - Press The Button
Future - Surfing A Tsunami
Future - MJ
Future - Oath
Future - Aye Say Gang
2- METRO BOOMIN (26 Músicas)
E em segundo lugar temos ninguém menos que o Metro Boomin! Não, você não está enganado, essa não é a lista de produtores, é a de artistas mesmo. O Metro já fez história no ano passado por ser o único cara que é exclusivamente produtor (não um rapper/produtor como o Kanye por exemplo) a aparecer na lista que não é de produtores, e esse ano ele não somente apareceu na lista como apareceu no pódium do ano! Ao meu ver o segredo dele é que ele quase sempre é creditado como um colaborador da música mesmo que ele tenha somente produzido, como é o caso de sons com o 21 Savage que você vai ver na lista logo abaixo. Mas pra chegar a ter 26 músicas no ano isso não é suficiente. O segredo mesmo foi ter lançado os dois ótimos albuns WE DON'T TRUST YOU e WE STILL DON'T TRUST YOU juntamente com o Future. Pra ajudar, além dos albuns serem muito bem produzidos e cheio de sons quentes, teve ainda o beef com o Drake, que de certa forma foi aumentado pelo próprio Metro, que tinha problemas pessoais com o Drake e tomou umas rebarbas do rapper no meio do beef entre o Drake e o Kendrick. Pois bem, independentemente disso tudo, o que é certo é que o Metro produziu diversos sons fodas e dominou as paradas nesse ano. Parabéns a ele e abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação neste ano.
21 Savage, Travis Scott & Metro Boomin - Nee-nah
21 Savage, Young Thug & Metro Boomin - Pop Ur Sht
21 Savage, Lil Durk & Metro Boomin - Dangerous
21 Savage, Burna Boy & Metro Boomin - Just Like Me
Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar - Like That
Future, Metro Boomin, Travis Scott & Playboi Carti - Type Shit
Future, Metro Boomin & Travis Scott - Cinderella
Future & Metro Boomin - We Don't Trust You
Future, Metro Boomin & The Weeknd - Young Metro
Future & Metro Boomin - Ice Attack
Future & Metro Boomin - Slimed In
Future & Metro Boomin - Claustrophobic
Future & Metro Boomin - Magic Don Juan (Princess Diana)
Future & Metro Boomin - Fried (She A Vibe)
Future & Metro Boomin - Runnin Outta Time
Future, Metro Boomin & Rick Ross - Everyday Hustle
Future & Metro Boomin - GTA
Future & Metro Boomin - Ain't No Love
Future & Metro Boomin - WTFYM
Future & Metro Boomin - Seen It All
Future, Metro Boomin & J. Cole - Red Leather
Future & Metro Boomin - Out Of My Hands
Future & Metro Boomin - Drink & Dance
Future & Metro Boomin - Jealous
Future, Metro Boomin & Lil Baby - All My Life
Future, Metro Boomin & The Weeknd - All To Myself
3- KENDRICK LAMAR (17 Músicas)
E pra fechar o pódium temos o protagonista do maior evento do rap dos últimos tempos e provavelmente da melhor Diss Track já feita na história do rap. Não dá pra negar que o beef entre ele e o Drake foi um evento absurdo pro mundo da música como um todo e o Kendrick capitalizou isso muito bem, lançando sons que performaram muito bem no ano e um ótimo album, o GNX, pra fechar o ano. O GNX inclusive foi o album de rap que melhor vendeu no ano, sendo um dos principais lançamentos de qualquer gênero nesse período e colocando 100% das músicas do album na Hot Rap Charts e 5 músicas no top 5 do Hot 100 no seu lançamento. Pra ter uma noção, no ano ele chegou 3 vezes ao topo do Hot 100 (primeiro com Like That, depois Not Like Us e Squabble Up no final do ano) e é a primeira vez que ele fica na frente do Drake nessa lista aqui, que é um bom termometro da popularidade dos rappers em um determinado ano. Pra fechar ele até descolou uma apresentação no Superbowl do ano que vem. Realmente, o Kendrick nunca esteve tão popular e foi uma das principais figuras do ano, então vale demais essa colocação pra ele. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa posição no ano.
Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar - Like That
Kendrick Lamar - Euphoria
Kendrick Lamar - Not Like Us
Kendrick Lamar - Meet The Grahams
Kendrick Lamar - Humble.
Kendrick Lamar - Squabble Up
Kendrick Lamar feat. Lefty Gunplay - TV Off
Kendrick Lamar & SZA - Luther
Kendrick Lamar - Wacced Out Murals
Kendrick Lamar feat. Dody6 - Hey Now
Kendrick Lamar - Reincarnated
Kendrick Lamar - Man At The Garden
Kendrick Lamar feat. Wallie the Sensei, Siete7x & Roddy Ricch - Dodger Blue
Kendrick Lamar feat. AzChike - Peekaboo
Kendrick Lamar - Heart Pt. 6
Kendrick Lamar feat. Hitta J3, YoungThreat & Peysoh - GNX
Kendrick Lamar & SZA - Gloria
4- EMINEM (16 Músicas):
Em quarto lugar temos um empate técnico entre o Eminem, ¥$ (a dupla formada pelo Kanye West e Ty Dolla $ign) e o 21 Savage, mas vamos começar pelo Slim Shady. Sei lá, a minha relação músical com o Eminem nesse ano pra mim foi meio agridoce. Obviamente ele é uma lenda e técnicamente muito habilidoso, mas sinceramente eu não curti nenhum pouco o album que ele lançou esse ano, o The Death of Slim Shady (Coup de Grâce). Musicalmente ele é muito parecido com várias coisas que ele lançou em outras épocas da sua carreira, só que piorado, e parece que ele lançou a parada só porque ele sabe que independente do que ele lance ele vai vender muuuuuitas cópias e vai ganhar um belo de um cheque... Pra piorar ele ainda tentou ser bem controverso em vários temas, acho que com o objetivo de viralizar, ser "cancelado", meio que de certa forma emulando propositalmente a época dele como Slim Shady que ele falava várias merdas e gerava controvérsias, mas dessa vez parece tudo muito calculado, não porque ele é "porra louca" e fala o que ele pensa sem filtrar. Enfim, é basicamente por causa desse album que ele tá aqui, com vários sons do projeto chegando nas Hot Rap Charts, foi basicamente esse o ano do Em. Abaixo segue os sons que levaram ele a essa colocação no ano.
Juice WRLD, Eminem & benny blanco - Lace It
Eminem - Houdini
Eminem, Big Sean & BabyTron - Tobey
Eminem & White Gold - Habits
Eminem - Renaissance
Eminem & JID - Fuel
Eminem - Brand New Dance
Eminem & Jelly Roll - Somebody Save Me
Eminem - Evil
Eminem - Trouble
Eminem & Sly Pyper - Lucifer
Eminem - Antichrist
Eminem - Guilty Conscience 2
Eminem & Skylar Grey - Temporary
Eminem, Dem Jointz & Sly Pyper - Road Rage
Eminem & White Gold - Bad One
4- ¥$: KANYE WEST & TY DOLLA $IGN (16 Músicas)
Ainda empatado em quarto lugar temos a dupla ¥$ (eu também não sei como pronunciar), que consiste em ninguém menos que o Kanye West e o Ty Dolla $ign. Não sei vocês, mas eu não esperava que o Kanye seria produtivo como ele de fato foi em 2024, lançando dois albuns em dupla com o Ty. Particularmente eu sempre curti as collabs que eles tiveram em outros projetos mas um album inteiro eu não achei que seria algo que aconteceria. Pois bem, eles lançaram o VULTURES 1 e o VULTURES 2 nesse ano, e era pra ter um terceiro que acabou não sendo lançado e eu não sei se um dia será. O 1 é um album que eu ouvi muito esse ano e curti pra caramba, já o 2 apesar de não ser ruim acho que é meio que esticar demais o conceito e parece que ficou meio que com os "restos" do que não era bom o suficiente para o primeiro album. Eu li algo que um crítico escreveu (não lembro quem) que esses albuns são basicamente o que rolaria se o Ty tivesse o orçamento e a produção executiva do Ye. Claro que o Ye tá presente mas parece que ele é mais harmônico com a discografia do Ty do que do Ye. Enfim, eles emplacaram vários sons nas paradas esse ano, mérito dos dois, abaixo segue os sons que levaram eles a essa colocação no ano.
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Carnival
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Fuk Sumn
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Back To Me
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign feat. North West - Talking
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Burn
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign feat. Lil Durk & Bump J - Vultures
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Stars
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Do It
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Paid
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Keys To My Life
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Paperwork
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Hoodrat
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign feat. Playboi Carti, Kodak Black & Don Toliver - Field Trip
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign feat. Future - Promotion
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Fried
Y$, Kanye West & Ty Dolla $ign - Slide
4- 21 SAVAGE (16 Músicas)
Também empatado em quarto lugar temos o 21 Savage. Ele lançou um album no início do ano, o American Dream, que teve um marketing promocional engraçado. A princípio parecia que seria lançado um filme biópico sobre a vida do 21 Savage, no qual o Childish Gambino faria o 21 na idade atual dele. Teve até um trailer fake bem engraçado mas no final das contas não era real, só a suposta "trilha sonora", que nada mais era que o album mais recente do 21. Ele é um album bem bom, ainda que não seja o melhor do 21, e teve vários hits no início do ano, que é uma época que pouca gente lançou projetos desse patamar. Os sons do album e alguns sons do ano passado foram suficientes pro 21 Savage pegar a quarta posição no ano, então parabéns pra ele. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa colocação.
JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
21 Savage - Redrum
21 Savage, Travis Scott & Metro Boomin - Nee-nah
21 Savage - All Of Me
21 Savage & Doja Cat - N.H.I.E.
21 Savage, Young Thug & Metro Boomin - Pop Ur Sht
21 Savage - Sneaky
21 Savage, Lil Durk & Metro Boomin - Dangerous
21 Savage & Brent Faiyaz - Should've Wore A Bonnet
21 Savage & Summer Walker - Prove It
21 Savage, Tommy Newport & Mikky Ekko - Red Sky
21 Savage - Letter To My Brudda
21 Savage - See The Real
21 Savage, Burna Boy & Metro Boomin - Just Like Me
Drake, Young Thug & 21 Savage - It's Up
7- ROD WAVE (13 Músicas)
E em sétimo lugar temos outro empate técnico, dessa vez entre o Rod Wave e o Tyler, the Creator, mas vamos começar pelo Rod. Cara, ele é um cara que eu considero talentoso, tem músicas boas, mas sinceramente parece que do segundo album dele em diante ele tá a uns 5 ou 6 anos simplesmente fazendo album atrás de album com exatamente a mesma coisa. Elas soam parecidas, com aquele jeito melódico dele de rimar e cantar sobre como ele era pobre mas agora tá numa situação boa. Todas elas são variações disso. Enfim, claramente ele é bem popular, tanto que chegou nessa colocação com vários sons de um mesmo album que ele lançou em 2024 e eu particularmente nem ouvi inteiro. Enfim, abaixo segue os sons que colocaram o cara nessa colocação.
Rod Wave - Great Gatsby
Rod Wave feat. 21 Savage - Turks & Caicos
Rod Wave - Passport Junkie
Rod Wave - Fall Fast In Love
Rod Wave - 25
Rod Wave - Last Lap
Rod Wave - Federal Nightmares
Rod Wave - Angel With An Attitude
Rod Wave feat. Lil Yachty & Lil Baby - F**k Fame
Rod Wave - Never Mind
Rod Wave - Turtle Race
Rod Wave - Apply Pressure
Rod Wave - The Best
7- TYLER, THE CREATOR (13 Músicas)
E também empatado em sétimo lugar temos o Tyler, the Creator. Cara, mesmo em um ranking cheio de artistas muito talentosos o Tyler é um cara que se destaca demais. Todos os sons dele que constam aqui vieram do ótimo CHROMAKOPIA que ele lançou no segundo semestre, e porra, parece que a cada projeto ele aprimora ainda mais a criatividade e as temáticas que ele busca abordar. Esse é um som bem mais adulto pro Tyler, no qual ele aborda temas como a relação complicada com o pai dele, o fato de vários amigos dele estarem em outra fase (tendo filhos e tal) e até um susto com uma gravidez indesejada. Tudo isso enquanto se insere na sonoridade da West Coast, que apesar dele ser de lá nunca foi algo que dava pra ouvir muito claramente nos seus albuns. Enfim, inclua na equação que ele produz sozinho todos os seus sons e tu tem um dedo importante na identidade visual dos seus albuns e vídeos e o resultado é um talento geracional. Vale destacar também que além do ano super bem sucedido musicalmente ele também coroou com colaborações fodas da sua marca de roupa, a Golf Le Fleur, com a Louis Vuitton e com a Supreme, duas marcas renomadas internacionalmente. Enfim, foi um ano foda pra ele, vale conferir os sons abaixo que conferiram a sétima colocação pra ele.
Tyler, The Creator - Noid
Tyler, The Creator feat. Daniel Caesar - St. Chroma
Tyler, The Creator feat. GloRilla, Sexyy Red & Lil Wayne - Sticky
Tyler, The Creator feat. Teezo Touchdown - Darling, I
Tyler, The Creator - Rah Tah Tah
Tyler, The Creator feat. ScHoolboy Q & Santigold - Thought I Was Dead
Tyler, The Creator - Hey Jane
Tyler, The Creator - Judge Judy
Tyler, The Creator feat. Daniel Caesar & Latoiya Williams - Take Your Mask Off
Tyler, The Creator - I Killed You
Tyler, The Creator - Tomorrow
Tyler, The Creator feat. Doechii - Balloon
Tyler, The Creator - I Hope You Find Your Way Home
9- DRAKE (12 Músicas)
Finalmente, fechando o top 10 temos mais um empate, dessa vez entre o Drake e o J. Cole. De todos os caras do top 10 o Drake foi o último que não lançou um projeto esse ano, que por si só é um destaque porque basicamente a razão pra maioria desse pessoal estar aqui são os números altos de lançamento da primeira semana do album, que leva várias músicas pras Hot Rap Charts. Enfim, não tem como não falar novamente aqui do beef do Drake e do Kendrick. O Drake mordeu a isca que o Kenny deixou em Like That e decidiu ir pra cima, largando pra todo mundo que largou pra ele. Além do Kenny, sobrou pro Metro Boomin, A$AP Rocky, Rick Ross, entre outros que eu devo estar esquecendo. Ele fez alguns sons bons, bem construidos e que em tese deveriam ser suficientes pra abater rappers menores, mas depois que saiu Not Like Us o beef tava oficialmente finalizado com o Drake saindo perdedor, segunda derrota clara da sua carreira (depois daquela contra o Pusha T). De lá pra cá ele ficou meio silencioso, até soltou umas musicas boas que chegaram nas paradas mas que praticamente não tiveram campanha promocional, lançando elas de graça em um site que ele fez. Enfim, aparentemente o cara segue bem popular, isso não deve ter terminado com a carreira dele, mas que foi um baque não dá pra negar. O pior do beef no entanto foi quando ele entrou na justiça contra o Spotify e a Universal Music (que é a gravadora dele também) alegando que eles pagaram pra popularizar a música do Kendrick. Na moral, perder na música é uma coisa mas entrar na justiça por causa disso pega mal demais. Enfim, abaixo seguem os sons que levaram ele pra essa colocação no ano.
Drake feat. Sexyy Red & SZA - Rich Baby Daddy
Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
Drake - You Broke My Heart
Drake feat. Yeat - IDGAF
Drake - Virginia Beach
Drake - Push Ups
Drake - Family Matters
Sexyy Red & Drake - U My Everything
Drake, Young Thug & 21 Savage - It's Up
Drake feat. Latto - Housekeeping Knows
Drake - No Face
Drake - Circadian Rhythm
9- J. COLE (9 Músicas)
E pra fechar temos o J. Cole empatado com o Drake. O J. Cole teve também uma participação no beef do Drake e Kendrick Lamar. Tudo começou com Like That, no qual o Kendrick meio que responde à fala que rola em First Person Shooter, que o Big Three é o Drake, J. Cole e Kendrick Lamar. Como o Kendrick se colocou acima dos dois o primeiro a responder foi o próprio J. Cole, largando um pouco mas de maneira respeitosa na 7 Minute Drill. Pouco depois no entanto ele se arrependou e apagou a música de todos os streamings, que particularmente eu achei uma atitude bem fraca dele, mas serviu pra dar um up no lançamento do Might Delete Later, o album dele. Enfim, boa parte dos sons que levaram ele a essa colocação vem desse album, que é um bom album mas fica abaixo da maioria da discografia dele. Abaixo vocês podem observar os sons que levaram ele a essa colocação no ano.
Drake feat. J. Cole - First Person Shooter
J. Cole - 7 Minute Drill
J. Cole - Crocodile Tearz
J. Cole - Huntin' Wabbitz
J. Cole feat. Ari Lennox, Young Dro & Gucci Mane - Pricey
J. Cole feat. Bas & Central Cee - H.Y.B.
J. Cole feat. Cam'Ron - Ready '24
J. Cole - Stickz N Stonez
J. Cole feat. Daylyt & Ab-Soul - Pi
Future, Metro Boomin & J. Cole - Red Leather
A$AP Rocky feat. J. Cole - Ruby Rosary
Tee Grizzley & J. Cole - Blow For Blow
E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2024 aqui no blog, não perca!
11 Músicas:
10 Músicas:
9 Músicas:
7 Músicas:
Juice WRLD
6 Músicas:
5 Músicas:
4 Músicas:
$uicideboy$
Bossman Dlow
Lil Yachty
Lil Uzi Vert
Latto
3 Músicas:
Lil Durk
A$AP Rocky
Nenhum comentário:
Postar um comentário