quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Billboard Lists 2024: Lista de Calouros 2024

Continuando com as Billboard Lists de 2024, temos a classe de calouros do ano. Diferentemente da lista dos artistas e dos produtores, no qual eu só compilo e totalizo os créditos que eles tem, a dos calouros é interessante porque tem um pouco do meu pitaco e da minha opinião. Eu comecei a fazer essa lista só em 2017 e as regras dessas também são simples. Todo mundo que apareceu aqui tem que ter no mínimo 1 música que entrou no Top 25 de rap da Billboard no ano corrente. Nenhum deles pode ter encabeçado uma música que entrou no top 25 em outros anos, mesmo fazendo parte de um grupo. Além disso eles não podem ter tido nenhum álbum de destaque lançado até um ano antes do lançamento da música que apareceu no top 25, sendo que eu decido o que é um album de destaque (basicamente algum album que eu já tenha ouvido, já que o que eu ouço e conheço de rap é bem abrangente). A lista de calouros vai ter 5 calouros, caso tenham mais do que 5 rappers em um ano que cumpram todos esses requisitos fica a meu critério escolher os 5 que eu acho que melhor representam a sonoridade do ano com base nos albuns e outros sons lançados no ano que não foram pra Billboard. Grupos e duplas podem ocupar colocações da lista. Além disso tudo, já que a lista é meio subjetiva ela não é um ranking, mas sim uma lista dos 5 calouros do ano sem ordem específica. Essas regrinhas aí são pra ter uns critérios objetivos e não pegar alguém que todo mundo conhecia antes do ano nem alguém que não teve um impacto real no ano. Diferente das outras listas essa é um pouco mais subjetiva, mas ainda assim acho que vai ser legal. Aqui tem a lista de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Sem mais delongas, vamos então aos calouros de 2024!

BOSSMAN DLOW
Cidade: Port Salerno, FL
Músicas na Billboard: Get In With Me / Shake Dat Ass (Twerk Song) / PJ [com Lil Baby] / 2 Slippery [do Luh Tyler]
Albuns, Mixtapes e EPs: Mr Beat the Road
Outras Músicas de Destaque: Kreepin Through The Streetz Freestyle / Mr Pot Scraper / Finesse / Talk My Shit / SportsCenter / Dlow Curry / Game Winner / Count Money [do Babyface Ray]

O BossMan Dlow é um rapper do interior da Florida, e parece que a Florida já a alguns anos é fruto de diversos rappers dinâmicos que estouram na cena nacional (de caras como o Denzel Curry e o Kodak Black até o XXXTENTACION por exemplo). O Dlow estourou com a ótima Get In With Me e depois de capturar a atenção da cena do rap lançou junto um ótimo album, o Mr Beat The Road, que é cheio de bangers que aproveitam a flow diferente e interessante do Dlow. Agora na finaleira do ano ele lançou também o seu segundo album, o Dlow Curry, que eu infelizmente não consegui ouvir ainda mas que já vi que tem alguns sons bem quentes. Só na Billboard ele emplacou nada menos que 4 sons diferentes, que é coisa pra caramba pra um calouro. Enfim, o cara é bem talentoso, eu curto pra caramba, vale a pena dar uma olhada nos seus sons.

CASH COBAIN
Cidade: New York, NY
Músicas na Billboard: Fisherrr [com Bay Swag] / Attitude [do Don Toliver]
Albuns, Mixtapes e EPs: Pretty Girls Love Slizzy / PLAY CASH COBAIN
Outras Músicas de Destaque: Nice N Slow / Slizzy Like / Not No Xanax 2 / Grippy / rump punch / Act Like / Weekend [com Wolfacejoeyy & Chow Lee] / Problem [com Laila!] / Body [do A Boogie Wit da Hoodie]

Cara, o que falar do Cash Cobain? Se você não conhece ele, tá perdendo tempo. O cara além de rapper é produtor e a sonoridade dele pegou New York de assalto, principalmente por causa da ótima Fisherrr, que na moral é uma das melhores músicas lançadas no ano. Ele tem umas batidas bem atmosféricas, que casam bem não só com a sua sonoridade mas com a de outros rappers próximos dele (como o Chow Lee, Bay Swag ou o Wolfacejoeyy) ou outros mais mainstream (como a Ice Spice e o Don Toliver). Não dá pra deixar de falar dos ótimos projetos que ele já lançou também. O album que ele lançou nesse ano, o PLAY CASH COBAIN pra mim é um dos melhores do ano também e no ano passado ele lançou outro que também é super quente, o Pretty Girls Love Slizzy, ambos valem demais ouvir. O assunto dos sons dele é praticamente um só: sexo, mas ele faz soar de uma maneira bem única e bem atual. Melhor vocês irem se acostumando com o cara porque ele já é uma estrela.

IAN
Cidade: Dallas, TX
Músicas na Billboard: Magic Johnson / Hate Me [com Lil Yachty]
Albuns, Mixtapes e EPs: Valedictorian / Goodbye Horses
Outras Músicas de Destaque: Never Stop

Essas listas de calouros sempre tem algum rapper branco estourando, porque afinal tem um público grande nos States pra quem eles apelam, mas o ian é melhor que a média, acredite em mim. Eu fui conhecer ele no seu primeiro album, o Valedictorian, que pela capa parece ser só um moleque comum do high school, mas até que ele tem uns bangers que soam bem e uns versos inspirados. Depois disso ele lançou a ótima Hate Me junto com o Lil Yachty, mostrando que consegue fazer uns sons quentíssimos, e mais pro fim do ano lançou o segundo projeto do ano, o Goodbye Horses, que apesar de ser meio derivativo também é um projeto legal. Ele claramente tem espaço pra melhorar mas é um rapper bem da hora, vale dar uma olhada pra conferir.

SHABOOZEY
Cidade: Fairfax, VA
Músicas na Billboard: Spaghettii [com Beyonce & Linda Martell] / Sweet * Honey * Buckiin' [com Beyonce]
Albuns, Mixtapes e EPs: Where I've Been, Isn't Where I'm Going
Outras Músicas de Destaque: A Bar Song (Tipsy) / Drink Don't Need No Mix / Good News

O Shaboozey teve uma ascensão astronômica e diferente de qualquer outro que já apareceu aqui como calouro do ano. Ele esteve em dois sons do album country da Beyonce, o Cowboy Carter, tendo ajudado a escrever parte das músicas do projeto. Depois disso ele lançou a ótima música country A Bar Song (Tipsy), que chegou ao topo do Hot 100 sendo uma das músicas que ficou mais tempo no topo no ano todo. Depois desse sucesso ele lançou o seu album, o Where I've Been, Isn't Where I'm Going, que é um album de country que faz um crossover bem interessante com rap. Realmente é uma trajetória diferente mas ele manda bem no que faz e eu particularmente curto, então vale dar uma olhada e conhecer os projetos do cara.

WHITE GOLD
Cidade: New York, NY
Músicas na Billboard: Habits [com Eminem] / Bad One [com Eminem]
Albuns, Mixtapes e EPs: -- 
Outras Músicas de Destaque: You Gon' Learn [do Eminem]

Diferente dos outros calouros do ano, o White Gold é mais "velho de guerra", tendo uma carreira como songwriter, e é associado bem de perto com o Eminem, tendo os seus dois sons que fizeram ele ficar nessa lista vindo do album do Slim Shady. Ele tem uma flow meio rimada, meio cantada, que é bem da hora, mas particularmente eu quero ver se ele sai da asa do Em e lança alguma coisa, dado que ele é bem menos conhecidos que os outros da lista. Enfim, vamos ver, mas vale a pena ficar de olho.

Essa então é a lista dos calouros! Amanhã eu solto a lista dos produtores, mas pra fechar segue abaixo outros calouros de destaque de 2024.

Lay Bankz
Bay Swag
Sly Piper
Loe Shimmy

Nenhum comentário:

Postar um comentário