Em primeiro lugar temos ninguém menos que o Lil Durk! Eu mesmo me surpreendi demais com o quão prolifico e a quantidade de sons fodas que ele lançou esse ano. Pra mim ele sempre foi aqueles rappers técnicos, que manda muito bem nas suas rimas, mas eu não conseguia ver ele tendo esse número de hits, ao ponto dele ser o mais popular do ano, realmente é um feito foda pra caralho. Só pra ter uma referência, o campeão do ano passado foi o Lil Uzi Vert e ele teve o maior número de singles dos 9 anos que eu tinha feito essa lista até então. O Lil Durk conseguiu ultrapassar esse número e cravou nada menos que 33 sons nas Hot Rap Charts nesse ano. Pra ter uma noção do feito, em todos esses 10 anos o Lil Durk se quer tinha passado perto de aparecer nesse top 10 de fim de ano, quem dirá pegar direto o primeiro lugar. Claro que a produção dele também foi muito foda, ele tendo lançado o ótimo The Voice of the Heroes em colaboração com o Lil Baby, além da versão deluxe do seu album The Voice e a compilação da sua gravadora Only the Family - Lil Durk Presents: Loyal Bros. A quantidade de features na qual ele esteve também foi absurda, tipo no nível do Lil Wayne no auge, praticamente não saiu um album esse ano sem uma colaboração com o cara, e aí podemos contar o Drake, Pooh Shiesty, Moneybagg Yo, DJ Khaled, Trippie Redd, Meek Mill e vários outros como caras que chamaram o Durkio pra soltar um verso quente nos seus albuns. Sem mais, esses foram os sons que fizeram ele aparecer aqui no topo da lista. Parabéns pelo feito e vamos torcer pro cara continuar produzindo vários sons fodas.
Lil Durk - Backdoor
Lil Durk - Redman
Lil Durk, 6LACK & Young Thug - Stay Down
Lil Durk - Refugee
Lil Durk feat. Lil Baby - Finesse Out The Gang Way
Lil Durk feat. Pooh Shiesty - Should've Ducked
Lil Durk - Hellcats & Trackhawks
Moneybagg Yo feat. Polo G & Lil Durk - Free Promo
Lil Baby, Lil Durk & Travis Scott -
Hats OffLil Baby & Lil Durk - Voice Of The Heroes
Lil Baby & Lil Durk - 2040
Lil Baby & Lil Durk - How It Feels
Lil Baby, Lil Durk & Meek Mill - Still Runnin
Lil Baby & Lil Durk - Who I Want
Lil Baby & Lil Durk - Still Hood
Lil Baby & Lil Durk - Okay
Lil Baby & Lil Durk - Man Of My Word
Lil Baby & Lil Durk - Medical
Polo G feat. The Kid LAROI & Lil Durk - No Return
Trippie Redd feat. Lil Durk & Polo G - Rich MF
Rod Wave feat. Lil Durk - Already Won
Drake feat. Lil Durk & Giveon - In The Bible
Lil Durk - Pissed Me Off
Moneybagg Yo feat. Lil Durk & EST Gee - Switches & Dracs
Lil Durk - Lion Eyes
Lil Durk feat. Morgan Wallen - Broadway Girls
2- DRAKE (27 Músicas):
Em segundo lugar temos o Sr. Billboard, ninguém menos que o Drake. O cara liderou essas listas de fim de ano por vários anos seguidos mas nesse ano, mesmo tendo lançado albuns e features o cara ainda assim não conseguiu tirar a liderança do Durkio. Ainda assim foi um puta ano para ele. A principal razão para ele estar aqui é claro que é o Certified Lover Boy, só perdendo pra Adele no que diz respeito a primeira semana de vendas no ano. Além disso ele participou em sons de alguns dos seus camaradas, como o Young Thug, Nicki Minaj e Migos. Mesmo com tudo isso, eu diria que o principal destaque do ano foi o fato dele e o Ye terem finalmente terminado o beef deles e terem coroado essa reconciliação com o Free Larry Hoover Concert, que está disponível no Amazon Prime. Outro destaque do ano do cara também foi o lançamento da NOCTA, submarca dele junto com a Nike, que já lançou umas coleções bem da hora. Abaixo seguem os sons que colocaram ele nessa colocação nesse ano.
Drake feat. Rick Ross - Lemon Pepper Freestyle
Young Thug & Gunna feat. Drake -
SolidNicki Minaj, Drake & Lil Wayne - Seeing Green
Smiley feat. Drake - Over The Top
Trippie Redd feat. Drake - Betrayal
Drake - Champagne Poetry
Drake feat. Lil Durk & Giveon - In The Bible
Drake - Papi's Home
Drake - TSU
Drake feat. JAY-Z - Love All
Drake - No Friends In The Industry
Drake feat. Future - N 2 Deep
Drake - Pipe Down
Drake - 7am On Bridle Path
Drake feat. Kid Cudi - IMY2
Drake feat. Lil Wayne & Rick Ross - You Only Live Twice
Drake - The Remorse
Young Thug with Drake & Travis Scott -
Bubbly
3- LIL BABY (24 Músicas):
E em terceiro lugar temos ninguém menos que o Lil Baby. Ele foi outro que parece que não parou de lançar músicas hora nenhuma no ano. A principal razão pra ele ter chego em terceiro lugar foi o projeto dele com o Lil Durk, o The Voice of the Heroes, mas entre sons que ele lançou no ano passado, singles isolados lançados nesse ano e as participações que ele teve no album de praticamente todo mundo, os sons dele no ano foram bem variados. Falando das features, acho que esse foi o principal destaque em termos de qualidade no ano, porque independente de quem fosse o projeto ou o single, seja o Drake, Kanye West, Polo G, Meek Mill, Joyner Lucas, Roddy Ricch ou quem fosse, gente de origens bem diferentes, com sonoridades distintas, mas todos rappers de alta qualidade, o cara ia lá e marcava a sua presença, deixando a marca do cara. Realmente ele é um dos rappers de maior destaque no cenário atual do rap então é justo ele aparecer aqui no top 10 do ano. Seguem abaixo os sons do cara.
Lil Durk feat. Lil Baby - Finesse Out The Gang Way
Lil Baby feat. EST Gee - Real As It Gets
DJ Khaled feat. Post Malone, Megan Thee Stallion, Lil Baby & DaBaby - I Did It
Joyner Lucas & Lil Baby - Ramen & OJ
Lil Baby, Lil Durk & Travis Scott -
Hats OffLil Baby & Lil Durk - Voice Of The Heroes
Lil Baby & Lil Durk - 2040
Lil Baby & Lil Durk - How It Feels
Lil Baby, Lil Durk & Meek Mill - Still Runnin
Lil Baby & Lil Durk - Who I Want
Lil Baby & Lil Durk - Still Hood
Lil Baby & Lil Durk - Okay
Lil Baby & Lil Durk - Man Of My Word
Lil Baby & Lil Durk - Medical
Polo G feat. Lil Baby - Don't Play
Nardo Wick, Lil Baby & Future - Me or Sum
Roddy Ricch feat. Lil Baby - Moved To Miami
4- POLO G (22 Músicas):
Em quarto lugar temos o segundo estreante do ano com o Polo G. Diferente do Durk, a carreira dele é bem mais recente mas o cara já está estourando pra caralho. Esse ano ele teve o primeiro número 1 no Hot 100 da carreira dele com Rapstar e ele lançou um dos albuns mais fodas do ano, o Hall of Fame, que conseguiu aliar a profundidade das letras do cara com uma pegada que é ao mesmo tempo de rua mas que apela pro publico em geral que ouve as radios. O cara tem um reconhecimento fudido no rap pela qualidade dos sons dele então é bem legal ver alguém assim talentoso sendo reconhecido pelo seu talento, pra esse aí só o céu é o limite. Abaixo os sons que fizeram ele chegar nessa colocação.
Polo G - GNF (OKOKOK)
Lil Tjay, Polo G & Fivio Foreign - Headshot
Rod Wave feat. Polo G - Richer
Moneybagg Yo feat. Polo G & Lil Durk - Free Promo
Polo G & Lil Wayne - Gang Gang
Polo G feat. The Kid LAROI & Lil Durk - No Return
Polo G - Black Hearted
Polo G - Painting Pictures
Polo G - Toxic
Migos feat. Polo G - Malibu
G Herbo feat. Polo G & Lil Tjay - Cry No More
The Kid LAROI feat. Polo G & Stunna Gambino - Not Sober
Trippie Redd feat. Lil Durk & Polo G - Rich MF
Skylar Grey, Polo G, Mozzy & Eminem - Last One Standing
NLE Choppa feat. Polo G - Jumpin
Polo G - Bad Man (Smooth Criminal)
Polo G feat. Lil Baby - Don't Play
Polo G - Young N Dumb
Polo G feat. Moneybagg Yo - Start Up Again
Polo G - Partin Ways
Juice WRLD, Polo G & Trippie Redd - Feline
5- KANYE WEST (17 Músicas):
Em quinto lugar temos ninguém menos que o Kanye West! Eu sei que ele mudou legalmente o nome para Ye, mas como o album dele ainda foi lançado enquanto ele se chamava Kanye eu estou mantendo assim por enquanto. Esse foi um ano bem atribulado pra ele, como costuma ser, com o lançamento do seu album mais recente, o Donda. Pra isso ele alugou nada menos que o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, que funciona como casa dos Atlanta Falcons da NFL e do Atlanta United da MLS, como estudio para produzir o album, chamar seus convidados e fazer shows de pré-lançamento do album. No lado dos negócios, a parceria dele com a Gap foi lançada nesse ano e teve um sucesso absurdo, sendo toda vendida em segundos. Além disso o cara se separou da sua ex-esposa, a Kim Kardashian, apesar de ainda tentar reatar o relacionamento. Ele também perdeu um dos seus melhores amigos, o Virgil Abloh, que já foi o principal designer do coletivo Donda (que faz varios projetos de design) e atualmente era o designer principal da Louis Vuitton. Outro ponto de destaque também foi o fato que ele terminou o conflito dele com o Drake e os dois fizeram o Free Larry Hoover Concert pra coroar a reconciliação e ajudar na causa do Larry Hoover. Ao mesmo tempo, o cara largou forte pro seu antigo protegido, o Big Sean, então não dá pra esperar que as controvérsias ao redor do Ye vão terminar tão cedo. 3 rappers de Chicago no top 5 do ano, que tal essa? Enfim, abaixo seguem os sons que levaram ele a essa colocação
Playboi Carti feat. Kanye West - Go2DaMoon
Pop Smoke feat. Kanye West & Pusha T - Tell The Vision
Kanye West - Jail
Kanye West - Off The Grid
Kanye West - Ok Ok
Kanye West - Junya
Kanye West - Moon
Kanye West - Praise God
Kanye West - Jesus Lord
Kanye West - Jonah
Kanye West - Believe What I Said
Kanye West - God Breathed
Kanye West - Remote Control
Kanye West - Heaven And Hell
Kanye West - Pure Souls
Kanye West - Keep My Spirit Alive
6- J. COLE (16 Músicas):
Em sexto lugar temos o J. Cole. Esse ano ele lançou o ótimo The Off-Season, que foi a principal razão pra ele chegar aqui nessa colocação. O que eu achei legal desse album também é que ele finalmente trouxe outras vozes para colaborar com ele nas músicas, algo que a gente não viu nos últimos albuns, mas que acabou trazendo um resultado que eu curti bastante. Outro ponto de destaque do J. Cole nesse ano foi que o J. Cole fez a sua estréia no basquete profissional, jogando pelo Rwanda Patriots que joga a Basketball Africa League. O cara teve uma carreira foda na universidade jogando basquete e tem até um contrato com a Puma que permitiu ter o seu próprio tênis de basquete, então foi legal ver o círculo fechar com ele jogando profissionalmente, ainda que ele já tenha se aposentado. Enfim, sem mais delongas, esses foram os sons que colocaram o cara nessa colocação.
J. Cole, 21 Savage & Morray -
my.lifeJ. Cole - amari
J. Cole - 95.south
J. Cole - applying.pressure
J. Cole & Bas - 100.mil'
J. Cole, Bas & 6LACK - let.go.my.hand
J. Cole - punchin'.the.clock
J. Cole - the.climb.back
J. Cole & Bas - hunger.on.hillside
J. Cole - close
Bas with J. Cole & Lil Tjay - The Jackie
Joyner Lucas & J. Cole - Your Heart
Young Thug with J. Cole & T-Shyne - Stressed
Wale feat. J. Cole - Poke It Out
7- JUICE WRLD (15 Músicas):
Apesar de ter falecido no final de 2019, o Juice WRLD continua muito popular. Realmente dá pra ver que ele é o tipo de cara que se tivesse sobrevivido poderia ser um daqueles artistas de maior popularidade do mundo, e mesmo tendo morrido ele segue com uma legião absurda de fãs. Outro ponto que ajuda a justificar o cara aqui, além do seu talento, é a quantidade de sons que o cara deixou arquivado, tanto que agora em dezembro foi lançado um novo album só de sons inéditos dele, o Fighting Demons. Enfim, é bem triste que ele não esteja mais entre nós mas é legal ver que o cara segue sendo lembrado devido à sua arte.
Young Thug with Juice WRLD - Rich N***a Shit
Juice WRLD - Burn
Juice WRLD, Polo G & Trippie Redd - Feline
Juice WRLD - Rockstar In His Prime
Juice WRLD - You Wouldn't Understand
Juice WRLD - Doom
Juice WRLD - Go Hard
Juice WRLD - Not Enough
Juice WRLD - From My Window
Juice WRLD - Relocate
8- MONEYBAGG YO (14 Músicas):
No oitavo lugar temos outro empate técnico entre o Moneybagg Yo e o YoungBoy Never Broke Again, mas vamos começar pelo Moneybagg Yo. O rapper de Memphis é estreante aqui no top 10, mas teve o melhor ano da sua carreira, chegando a outro patamar de popularidade. Esse ano ele lançou o A Gangsta's Pain, que pra mim é o melhor album que ele já fez, mostrando uma profundidade e falando de vícios e perdas, algo que eu jamais pensava que seria um tema do cara. Ainda assim os temas tiveram uma resonância legal com os ouvintes, o que justifica a colocação dele aqui. Abaixo seguem os sons do cara.
Moneybagg Yo & Future - Hard For The Next
Lil Tjay feat. Offset & Moneybagg Yo - Run It Up
Moneybagg Yo - Shottas (Lala)
Moneybagg Yo feat. BIG30 - Go!
Moneybagg Yo - If Pain Was A Person
Moneybagg Yo feat. Polo G & Lil Durk - Free Promo
Meek Mill feat. Moneybagg Yo - Hot
Moneybagg Yo feat. Lil Durk & EST Gee - Switches & Dracs
Money Man feat. Moneybagg Yo - LLC
Moneybagg Yo - Scorpio
Polo G feat. Moneybagg Yo - Start Up Again
8- YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN (14 Músicas):
Também empatado em oitavo lugar temos o YoungBoy Never Broke Again. Pra variar, esse foi um ano atribulado em questões legais. O cara foi preso em flagrante em março e ficou na prisão até outubro, agora ele segue em house arrest, o que permite que o cara ao menos grave e solte sons novos. Enquanto ele estava preso ele lançou o Sincerely, Kentrell, o grande album do cara do ano, mas agora em dezembro ele lançou outro projeto, o From the Bayou, junto com o Birdman. Pra mim o grande destaque dele no ano foi a participação que ele tem no album do Tyler, the Creator, que apesar de breve é bem surpreendente porque eu não achava que o som dos dois casaria tão bem e porque o NBA YoungBoy mandou bem demais na feature dele. Enfim, seguem ai os sons que levaram ele a essa colocação nesse ano.
YoungBoy Never Broke Again - Kacey Talk
Tyler, The Creator feat. YoungBoy Never Broke Again & Ty Dolla $ign -
WUSYANAMEYoungBoy Never Broke Again - Life Support
YoungBoy Never Broke Again - Bad Morning
YoungBoy Never Broke Again - On My Side
YoungBoy Never Broke Again - No Where
YoungBoy Never Broke Again - Hold Me Down
YoungBoy Never Broke Again - Nevada
YoungBoy Never Broke Again - 50 Shots
YoungBoy Never Broke Again - Smoke Strong
YoungBoy Never Broke Again - Break Or Make Me
YoungBoy Never Broke Again - Sincerely
YoungBoy Never Broke Again - I Can't Take It Back
YoungBoy Never Broke Again & Birdman - Heart & Soul
10- ROD WAVE (11 Músicas):
Por fim nesse top 10, no décimo lugar temos mais um estreante, o Rod Wave. O rapper da Florida tem uma vibe bem emotiva, cantando cheio de dor, praticamente uma versão atualizada do Blues, e é uma fórmula que apesar de meio batida, já que o cara não varia muito disso, soa muito bem e eu particularmente curto bastante. O lançamento do ano do cara foi o SoulFly que, nas suas versões normais e deluxe, respondem por 100% dos sons que levaram ele a essa colocação esse ano, já que ele não esteve em nenhuma feature. Abaixo seguem os sons do ano do Rod.
Rod Wave feat. Polo G - Richer
Rod Wave - SoulFly
Rod Wave - Gone Till November
Rod Wave - Don't Forget
Rod Wave - Blame On You
Rod Wave feat. Lil Durk - Already Won
Rod Wave feat. Kodak Black - Get Ready
Rod Wave - By Your Side
E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2020 aqui no blog, não perca!
10 Músicas:
Lil Uzi Vert
Bas
42 Dugg
Eminem
Playboi Carti
6LACK
The Kid LAROI
Chris Brown
Jay-Z