É galera, o ano chegou ao fim e com ele temos as listinhas de fim de ano do blog! A coluna mais antiga aqui do blog é a Billboard Fridays, que é basicamente uma exposição semanal do single de rap mais bem colocado na Hot Rap Charts da Billboard que eu não tenha falado ainda. A Hot Rap Charts analisa a popularidade das musicas de rap na semana nos Estados Unidos e como esse é o país do rap, é um ótimo termometro da popularidade dos rappers no mundo todo. Esse é o décimo primeiro ano da lista e se vocês quiserem conferir as listas de
2021,
2020,
2019,
2018,
2017,
2016,
2015,
2014,
2013 e
2012 é só clicar aí. Só para vocês entenderem o racional dessa lista, o que eu faço é compilar os créditos de todas as músicas que apareceram na Hot Rap Charts e com base nisso faço uma contagem de quantas foram para cada artista. Tanto as aparições como artista principal quanto as "features" contam igualmente. Apesar disso, só contam aparições em que o cara tá creditado. Por exemplo, Sicko Mode saiu com crédito só pro Travis Scott, sem mencionar diretamente o Drake, portanto não contou pras músicas dele no ano que esteve. Outra questão importante é que se o artista faz parte de um grupo, as contagens do grupo não contam pro artista solo e vice-versa. Os sons solo do Offset, por exemplo, não contam pro total do Migos e vice-versa, só pra dar uns exemplos. O artista, pra aparecer aqui, tem que ser o artista principal em pelo menos 1 música a aparecer no top 25 do ano, ou seja, um cara como o Chris Brown não pode aparecer nessa lista só com as features dele, precisa de pelo menos uma música no qual ele seja um dos artistas principais pra valer a contagem. Outra regra também é que se um artista aparece somente como parte de uma dupla, nunca sem um outro artista específico, conta o nome da dupla ou o do artista que compõe a dupla que tenha mais créditos individuais. Por exemplo, o Quavo e tem várias músicas como artista, mas esse ano todas que foram pra Billboard são com o Takeoff (R.I.P.), que por sua vez tem algumas músicas sem o Quavo, portanto pra essa lista vai entrar somente o Takeoff. Além da lista dos 10 artistas mais populares nas paradas de rap da Billboard em 2021, no final eu faço uma breve menção dos outros artistas que tiveram mais de 3 músicas na contagem com esses mesmo critérios. Pra quem quer ir acompanhando esses sons, eu atualizo toda semana a playlist "
As Melhores do Rap Internacional" no Spotify, então segue lá. Sem mais delongas, vamos ao top 10 de 2022.
1- LIL BABY (33 Músicas):
E na liderança do ano, pela primeira vez desde que eu compilo essa lista, temos uma liderança dividida! Foi um empate técnico entre o Lil Baby e Future, dois rappers que nunca lideraram essa lista, com 33 músicas, mesmo número que o Lil Durk teve para ganhar no ano passado, que é o recorde de músicas de um mesmo artista em um ano aqui na lista. Logo abaixo eu vou falar do Future, mas falando especificamente do Lil Baby, dá pra entender como ele chegou nesse patamar. Desde o ótimo My Turn, lançado em 2020, o cara não lançava um album solo e, mesmo assim, conseguiu ficar em segundo lugar tanto em 2020 quanto 2021. A força do cara é os singles e as features dele. Ele tá quase sempre lançando um som solo (que não faz parte de album) muito foda, que estoura nas paradas, ou então está fazendo participações em alguns dos albuns mais quentes do ano (esse ano alguns exemplos seriam o Gunna, DJ Khaled, Roddy Ricch e Nav). O que faltava era um album próprio, que finalmente veio em 22, o ótimo It's Only Me. Com isso ele alcança essa merecida liderança, que marca como o cara é simplesmente um dos rappers mais talentosos da sua geração. Sem mais, esses foram os sons que fizeram ele aparecer aqui no topo da lista. Parabéns pelo feito e vamos torcer pro cara continuar produzindo vários sons fodas.
Roddy Ricch feat. Lil Baby - Moved To Miami
Meek Mill feat. Lil Baby & Lil Durk - Sharing Locations
Nardo Wick, Lil Baby & Future - Me Or Sum
Gunna feat. Lil Baby - 25k Jacket
Nicki Minaj x Lil Baby -
BussinLil Baby - Right On
Lil Baby - Frozen
Lil Baby, 42 Dugg & Veeze - U-Digg
DJ Khaled feat. Future & Lil Baby - Big Time
Lil Baby - Freestyle
Lil Baby - Heyy
Lil Baby - Real Spill
Lil Baby & Nardo Wick - Pop Out
Lil Baby & Young Thug - Never Hating
Lil Baby - Stand On It
Lil Baby - Not Finished
Lil Baby - Perfect Timing
Lil Baby feat. Future - From Now On
Lil Baby - Waterfall Flow
Lil Baby - Everything
Lil Baby - Double Down
Lil Baby & Rylo Rodriguez - Cost To Be Alive
Lil Baby feat. Pooh Shiesty - Shiest Talk
Lil Baby - Top Priority
1- FUTURE (33 Músicas):
E empatado em primeiro lugar temos ninguém menos que o Future, que inspirou parte significativa dos outros caras nessa lista. Ele nunca chegou ao primeiro lugar dessa lista não por falta de talento, mas sim por ter sido uma "vítima" da era Drake, que foram uns 7 anos no qual o Drake simplesmente dominou e ficou em primeiro na lista. O Future estava sempre lá, na briga, mas acabava ficando atrás do Drake. Esse ano ele superou com uma fórmula meio parecida com a do Lil Baby: uma combinação de várias participações pesadas nos albuns de outros artistas (como o Roddy Ricch, Gunna, Lil Durk, Megan Thee Stallion, Metro Boomin, DJ Khaled e outros) com um album próprio muito foda, o ótimo I Never Liked You. Assim como o Lil Baby, era muito injusto o cara não ter passado aqui no topo da Billboard, então esse ano serve pra coroar os feitos da carreira de um dos rappers mais fodas da última década. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa colocação, bora torcer para que ele continue fazendo sons nessa consistência foda.
Roddy Ricch feat. Future - All Good
Gunna & Future - Too Easy
Nardo Wick, Lil Baby & Future - Me Or Sum
Gunna & Future feat. Young Thug -
Pushin PFuture - Worst Day
Lil Durk feat. Future - Petty Too
Southside, Travis Scott & Future - Hold That Heat
Future - 712PM
Future - I'm Dat N***a
Future feat. Drake - I'm On One
Future - Love You Better
Future feat. Kanye West - Keep It Burnin
Future - Massaging Me
Future feat. Gunna & Young Thug - For A Nut
Future feat. EST Gee - Chickens
Future - Gold Stacks
Future feat. Kodak Black - Voodoo
Future - We Jus Wanna Get High
Future - Holy Ghost
Future - Back To The Basics
Future - The Way Thing Going
Megan Thee Stallion feat. Future - Pressurelicious
DJ Khaled feat. Future & SZA - Beautiful
DJ Khaled feat. Future & Lil Baby - Big Time
Lil Baby feat. Future - From Now On
Metro Boomin & Future feat. Don Toliver - I Can't Save You (Interlude)
Metro Boomin, Travis Scott & Future - Lock On Me
Lil Durk & Future - Mad Max
3- DRAKE (28 Músicas):
Em terceiro lugar temos o rei da Billboard, ninguém menos que o Drake. Eu digo que ele é o rei porque ele ficou os 7 primeiros anos dessa lista na liderança e é o único rapper a nunca deixar de aparecer em nenhum dos anos que ela foi feita. Em 2022 ele lançou bem mais projetos do que ele geralmente lança, e com 28 músicas, apesar de ter conseguido somente o terceiro lugar nesse ano, teria sido suficiente pra ficar em primeiro lugar em qualquer ano com exceção de 2021. Resumindo, o cara fez muito sucesso esse ano. A sorte do Lil Baby e do Future é que um dos albuns dele, o Honestly, Nevermind, praticamente não tinha músicas de rap, porque se ele fossem categorizados nessa daqui o que ocorreria provavelmente seria o que houve com o Her Loss, o album dele com o 21 Savage: nada menos que todos os sons entraram ao mesmo tempo nas paradas, quase que monopolizando a Hot Rap Charts. Como fã de Drake, não posso reclamar, e espero que nos próximos anos ele continue lançando albuns direto como fez esse ano. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa colocação no ano.
Young Thug with Drake & Travis Scott -
BubblyFuture feat. Drake - I'm On One
Jack Harlow feat. Drake - Churchill Downs
DJ Khaled feat. Drake - No Secret
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Privileged Rappers
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Drake - BackOutsideBoyz
Drake & 21 Savage - Hours In Silence
Drake & 21 Savage - Broke Boys
Drake & 21 Savage - Treacherous Twins
Drake - Middle of the Ocean
Drake - Jumbotron Shit Poppin
Drake & 21 Savage - More M's
Drake - I Guess It's Fuck Me
4- YOUNGBOY NEVER BROKE AGAIN (26 Músicas):
Em quarto lugar temos o NBA YoungBoy e se os outros rappers dessa lista impressionam pelo número de músicas lançadas, o YoungBoy impressiona pela quantidade de albuns: nada menos que 8 projetos no ano calendário, o que é coisa pra cacete pra qualquer tipo de músico. Nessa lista nós temos alguns projetos muito bons (como o 3800 Degrees, The Last Slimeto e Colors) mas temos vários passáveis e cheio de fillers (Realer 2, Ma' I Got a Family, Lost Files) e os colaborativos que eu não curti muito (Better Than You com o DaBaby e o 3860 com o Quando Rondo). Provavelmente ele lançou tantos projetos por estar em prisão domiciliar, mas fato é que é muita música e apesar de não ter estourado muito com nenhum dos projetos, essa quantidade de sons lançados acabou fazendo com que vários chegassem nas Hot Rap Charts. O ponto negativo do ano pra mim foi o beef dele com o Lil Durk, meio como reação aos rolos que houveram entre o Quando Rondo e o King Von que ocasionaram na morte do Von. Enfim, sem mais, abaixo seguem os sons que trouxeram o cara a essa colocação.
YoungBoy Never Broke Again & Birdman - Heart & Soul
YoungBoy Never Broke Again & Birdman - Black Ball
YoungBoy Never Broke Again - Bring The Hook
YoungBoy Never Broke Again - Fish Scale
YoungBoy Never Broke Again - No Switch
YoungBoy Never Broke Again - Bring It On
Internet Money feat. YoungBoy Never Broke Again - Flossin'
YoungBoy Never Broke Again - Know Like I Know
YoungBoy Never Broke Again - 2Hoo
YoungBoy Never Broke Again - Long Live
YoungBoy Never Broke Again - I Hate YoungBoy
DaBaby & YoungBoy Never Broke Again - Neighborhood Superstar
YoungBoy Never Broke Again - 4KT Baby
Lil Nas X & YoungBoy Never Broke Again - Late To Da Party (F*ck BET)
YoungBoy Never Broke Again - Vette Motors
YoungBoy Never Broke Again - Umm Hmm
YoungBoy Never Broke Again - I Know
YoungBoy Never Broke Again feat. Rod Wave - Home Ain't Home
YoungBoy Never Broke Again - Fuck Da Industry
YoungBoy Never Broke Again - Free Dem 5's
YoungBoy Never Broke Again - Lost Soul Survivor
YoungBoy Never Broke Again - Hold Your Own
YoungBoy Never Broke Again - Top Sound
YoungBoy Never Broke Again - Purge Me
Quavo, Takeoff & YoungBoy Never Broke Again - To The Bone
5- 21 SAVAGE (24 Músicas):
No quinto lugar temos um empate duplo entre o 21 Savage e o Lil Durk mas vamos começar falando do 21. A frase do ano pro cara deve ser "Quem tem amigos, tem tudo". As amizades e colaborações dele com caras de peso com o Drake e o Metro Boomin renderam vários hits pro cara. Não que sozinho ele não tenha talento, eu particularmente curto muito o cara, mas sem as participações em vários projetos de outros caras, e o próprio Her Loss, que ele fez junto com o Drake, se pá ele não teria chegado onde chegou. Outro destaque do cara do ano é a sensacional Cash In Cash Out, pra mim a música mais foda do ano, que conta com um verso sensacional do 21. Merecido ele estar nessa colocação, vamos ver se ele lança um album solo ano que vem e consegue subir dessa ótima colocação de 2022. Abaixo seguem os sons do cara no ano.
Roddy Ricch feat. 21 Savage & Kodak Black - Hibachi
Gunna & 21 Savage - Thought I Was Playing
JID feat. 21 Savage & Baby Tate - Surround Sound
King Von & 21 Savage - Don't Play That
DJ Khaled feat. Lil Durk, 21 Savage & Roddy Ricch - Keep Going
Drake & 21 Savage - On BS
Drake & 21 Savage feat. Travis Scott - Pussy & Millions
Drake & 21 Savage - Privileged Rappers
Drake & 21 Savage - Circo Loco
Drake & 21 Savage - Hours In Silence
Drake & 21 Savage - Broke Boys
Drake & 21 Savage - Treacherous Twins
Drake & 21 Savage - More M's
21 Savage - 3AM On Glenwood
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Metro Boomin & 21 Savage feat. Mustafa - Walk Em Down (Don't Kill Civilians)
5- LIL DURK (24 Músicas):
O Lil Durk ganhou no ano passado com um recorde de lançamentos em um ano (33), que foi igualado nesse ano. Em 2022 ele empatou no quinto lugar com o 21 Savage. Apesar de parecer uma baita queda, ele ainda assim emplacou nada menos que 24 músicas no ano, que é coisa pra caramba, e lançou vários projetos nesse ano. O principal e melhor projeto dele pra mim nesse ano foi o 7220, mas ele lançou também a mixtape Loyal Bros 2 com a sua gravadora, a Only The Family, que eu ainda não consegui ouvir. Tem que dar um desconto pro cara porque no ano passado ele lançou músicas sem parar e nesse ano a partir de julho ele teve que dar uma parada pra se recuperar de uma explosão de pirotecnia do Lollapalooza que machucou a sua face e olho direito. Enfim, Não dá pra reclamar do Durkio, ele lançou muita coisa no ano e é de se esperar que lance ainda mais no ano que vem. Abaixo segue os sons do ano do cara.
Meek Mill feat. Lil Baby & Lil Durk - Sharing Locations
Gucci Mane feat. Lil Durk -
RumorsLil Durk feat. Future - Petty Too
Lil Durk - No Interviews
Lil Durk - Golden Child
Lil Durk - Barbarian
Lil Durk - Shootout @ My Crib
Lil Durk - Started From
Lil Durk - Headtaps
Lil Durk - Smoking & Thinking
Lil Durk - Grow Up/Keep It On Speaker
Lil Durk - Blocklist
Lil Durk feat. Summer Walker - Difference Is
Lil Durk - Computer Murderers
Lil Durk feat. EST Gee - Burglars & Murderers
Lil Durk feat. Doodie Lo - Did Shit To Me
DJ Khaled feat. Lil Durk, 21 Savage & Roddy Ricch - Keep Going
Lil Durk & Future - Mad Max
Lil Durk - Hanging With Wolves
7- GUNNA (21 Músicas):
Em sétimo temos o Gunna, um cara que teve um ano de altos e baixos. Logo no começo do ano ele lançou o sensacional DS4Ever, o album que mais vendeu da sua carreira, estourou com a quentíssima Pushin P, e tinha tudo pra estar ainda mais alto nessa lista, até que ele foi preso junto com o Young Thug com uma acusação de formação de quadrilha (que no caso seria a sua gravadora, a YSL). Não tenho como avaliar o caso em si mas eu acho absurdo que uma das "provas" usadas para acusá-los tenham sido letras das suas músicas. Enfim, fato é que no final do ano ele entrou em um acordo e finalmente foi solto, então ano que vem devemos ver mais sons do cara. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa posição no ano.
Gunna & Future - Too Easy
Gunna & Future feat. Young Thug -
Pushin PGunna & 21 Savage - Thought I Was Playing
Gunna feat. Lil Baby - 25k Jacket
Gunna - Poochie Gown
Gunna feat. Young Thug - Mop
Gunna - Alotta Cake
Gunna feat. Kodak Black - How You Did That
Gunna feat. G Herbo - IDK That Bitch
Gunna - Livin Wild
Gunna - Private Island
Gunna - South To West
Gunna & Chloe - You & Me
Gunna - Flooded
Gunna & Chris Brown feat. Yung Bleu - Die Alone
Gunna - Banking On Me
Future feat. Gunna & Young Thug - For A Nut
Post Malone feat. Gunna - I Cannot Be (A Sadder Song)
Metro Boomin & Gunna - All The Money
8- KENDRICK LAMAR (19 Músicas):
Em oitavo lugar temos ninguém menos que a lenda, Kendrick Lamar. O cara fez *spoiler alert* o album mais foda do ano na minha opinião, o Mr. Morale & The Big Steppers, e se elevou na minha opinião, para um patamar na qual hoje não temos nenhum outro rapper. Ele passa uma mensagem absurda em cada música que faz, tem uma sonoridade única, todos os seus vídeos são reais obras de arte, simplesmente ele pra mim ocupa o vácuo do que o Kanye West foi por muitos anos, como o cara mais criativo e genial do rap, que empurra o gênero pra frente. Outro destaque que eu tenho que fazer também é o fato dele ter cantado ao vivo em Paris durante o último desfile da Louis Vuitton que ainda teve a mão do falecido Virgil Abloh e também a sensacional coroa de espinhos (que ele usa ai na foto) feita em colaboração com a Tiffany's. Enfim, o cara é foda, sem mais, abaixo estão os sons que levaram ele a essa colocação.
Kendrick Lamar & Kodak Black - Silent Hill
Kendrick Lamar - United In Grief
Kendrick Lamar feat. Sampha - Father Time
Kendrick Lamar - Rich Spirit
Kendrick Lamar & Taylour Paige - We Cry Together
Kendrick Lamar - Worldwide Steppers
Kendrick Lamar - Count Me Out
Kendrick Lamar, Summer Walker & Ghostface Killah - Purple Hearts
Kendrick Lamar, Baby Keem & Sam Dew - Savior
Kendrick Lamar - Rich (Interlude)
Kendrick Lamar & Tanna Leone - Mr. Morale
Kendrick Lamar - Crown
Kendrick Lamar - Auntie Diaries
Kendrick Lamar - Savior (Interlude)
Kendrick Lamar - Mirror
Kendrick Lamar feat. Beth Gibbons - Mother I Sober
9- ROD WAVE (13 Músicas):
Em 9 lugar temos um empate entre o Rod Wave e o Metro Boomin, mas bora começar pelo Rod. Ele pra mim é tranquilamente o rapper que eu menos curto nessa lista. Teve uma época que eu achava sensacional a melodicidade e a voz dele, e achava que ele podia trazer um negócio novo e diferente pro rap com o jeito meio de Blues que ele canta. Infelizmente a carreira dele evoluiu pra ser basicamente ele batendo na mesma tecla e fazendo as mesmas músicas cada vez de uma maneira marginalmente pior. Uma pena, mas claro que o cara é talentoso e muita gente curte a música dele, não a toa que ele chegou aqui nessa posição. Esse ano ele lançou dois projetos, o Beautiful Mind e o Jupiter's Diary: 7 Day Theory, sendo que o primeiro é passável e o segundo nem me dei ao trabalho de ouvir. Abaixo estão os sons que levaram o cara a essa colocação no ano.
Rod Wave - Stone Rolling
YoungBoy Never Broke Again feat. Rod Wave - Home Ain't Home
Rod Wave - Alone
Rod Wave feat. Jack Harlow - Yungen
Rod Wave - Never Get Over Me
Rod Wave - Sweet Little Lies
Rod Wave - Forever
Rod Wave - No Deal
Rod Wave - I Know It
Rod Wave - Break My Heart
Rod Wave - Got It Right
9- METRO BOOMIN (13 Músicas):
Finalmente, empatado em 9 lugar temos o Metro Boomin. O cara surgiu do nada nessa lista na finaleira do ano após o lançamento do sensacional Heroes & Villains, o que é bem interessante. Ele é figurinha carimbada na lista de produtores, até pela influência que ele tem e pelo calibre dos sons que ele já produziu, mas é a primeira vez que um cara que é só produtor aparece aqui na lista dos rappers (Kanye West e J. Cole são alguns que já apareceram nas duas, mas claramente eles são rappers também). Isso mostra como o cara realmente tá em outro patamar em termos da popularidade dele como produtor, tendo trabalhado nesse ano com pelo menos metade dos rappers dessa lista. Abaixo seguem os sons que levaram ele a essa posição no ano.
Metro Boomin, 21 Savage & Young Nudy - Umbrella
Metro Boomin & Travis Scott - Raindrops (Insane)
Metro Boomin, Travis Scott & Young Thug - Trance
Metro Boomin & Young Thug - Metro Spider
Metro Boomin & 21 Savage feat. Mustafa - Walk Em Down (Don't Kill Civilians)
Metro Boomin feat. Don Toliver - Around Me
Metro Boomin & Future feat. Don Toliver - I Can't Save You (Interlude)
Metro Boomin & A$AP Rocky feat. Takeoff - Feel The Fiyaaaah
Metro Boomin & Gunna - All The Money
Metro Boomin, Travis Scott & Future - Lock On Me
E por fim, abaixo a gente tem os artistas que emplacaram pelo menos 3 músicas no Hot Rap Charts no ano mas não chegaram ao top 10. Amanhã tem a lista dos calouros da Billboard Lists 2022 aqui no blog, não perca!
12 Músicas:
10 Músicas:
9 Músicas:
8 Músicas:
Roddy Ricch
6 Músicas:
EST Gee
Moneybagg Yo
5 Músicas:
J. Cole
Don Toliver
4 Músicas:
Dr. Dre
Pusha T
42 Dugg
Eminem
Yeat
Takeoff
3 Músicas:
King Von
Snoop Dogg
Fivio Foreign
Polo G