segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Billboard Lists 2013: Top 5 Estados Americanos mais populares na Billboard em 2013

Continuando nas minhas listas do ano da Billboard, aqui segue a ultima, uma que diz quais estados mais tiveram singles nas paradas de rap nesse ano. Como eu disse ano passado, esse é um bom termometro pra ver o som de qual região é o dominante nas paradas e quais estão crescendo em influência. Vamos a eles então.

1- GEORGIA (Atlanta, College Park, Decatur, Stone Mountain) - 27 Músicas
Mantendo-se na primeira posição temos a Georgia, estado encabeçado pela cidade de Atlanta, que já a algum tempo faz o som dominante no rap nos States. Esse ano não foi diferente e eles alcançaram essa alta colocação pela influência de caras da velha guarda que ainda mandam bem nas suas músicas (como o T.I., Ludacris e o Young Jeezy), por causa de caras da nova geração que está alcançando o seu auge (como o 2 Chainz e o Future) e por causa de caras da nova geração que esse estado constantemente gera (como o Rich Homie Quan, Migos, Childish Gambino, entre outros). Enfim, fato é que Atlanta e outros rappers que representam o estado mandam muito bem e não há duvidas que foram o estado dominante em 2013. Abaixo as músicas que apareceram na Billboard e que foram encabeçadas por rappers da Georgia.

DJ Snake & Lil Jon - Turn Down For What
Childish Gambino - II. Worldstar
Childish Gambino - V. 3005
Future - Real And True
Childish Gambino - I. crawl
Future - Honest
2 Chainz - I Do It
Mike Will Made It - 23
Migos - Versace
Ludacris - Helluva Night
Rich Homie Quan - Type Of Way
2 Chainz - Feds Watching
T.I. - Wit Me
B.o.B - HeadBand
2 Chainz & Wiz Khalifa - We Own It (Fast & Furious)
Hustle Gang - Memories Back Then
Rocko - U.O.E.N.O.
Future - Karate Chop (Remix)
Young Jeezy - R.I.P.
B.o.B - We Still In This B****
Future - Neva End
Trinidad James - All Gold Everything
T.I. - Ball
2 Chainz - No Lie
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz  - Mercy
2 Chainz - Birthday Song
2 Chainz - I'm Different


2- NEW YORK (New York City, Geneva) - 16 Músicas
E em um segundo lugar ainda bem apertado, como no ano passado, mantém-se o estado de New York, que é encabeçado por New York City, o berço do hip-hop. O grande e todo poderoso Jay Z é uma das razões pra New York ter chegado tão alto nessa lista, mas é interessante observar que se não fosse por um pessoal da nova geração, como o A$AP Rocky e o French Montana, New York não estaria tão no alto, o que sinaliza uma certa renovação no som característico e popular da cidade, o que é muito bem vindo. Abaixo vocês podem observar as 16 músicas encabeçadas por artistas de New York em 2013.

Travie McCoy - Rough Water
Jay Z - Picasso Baby
Jay Z - F*ckwithmeyouknowigotit
Jay Z - Tom Ford
Jay Z - Holy Grail
French Montana - Ain't Worried About Nothin
A$AP Ferg - Work
Fabolous - Ready
Nicki Minaj - High School
French Montana - Freaks
A$AP Rocky - 1 Train
A$AP Rocky - Long Live A$AP
A$AP Rocky - Wild For The Night
French Montana - Pop That
A$AP Rocky - F**kin Problems
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique


3- CALIFORNIA (Compton, Los Angeles, Gardena, Fairfield, San Francisco) - 15 Músicas
Logo atrás de New York temos a Califórnia, encabeçada por Compton e por Los Angeles, em terceiro lugar. Se o Dirty South (do qual Geórgia faz parte) é a região mais importante do rap hoje e a East Coast (aonde fica New York) foi a do passado, pra mim a West Coast, e mais especificamente a California, é o futuro do rap, tendo uma cena bastante jovem e inspirada, seja a party music que o DJ Mustard faz, seja através dos rappers super líricos e experimentais da TDE, a California me parece ser o destino pra onde o rap seguirá o seu rumo natural. A principal razão pela California estar assim no alto é o Kendrick Lamar mas nós temos outros rappers que ajudaram bastante o estado a chegar no alto, como o Tyga, o Sage The Gemini e o Kid Ink. Abaixo segue a lista das 15 músicas encabeçadas por rappers da California.

Kid Ink - Show Me
Schoolboy Q - Collard Greens
YG - My Hitta
Sage The Gemini - Red Nose
Sage The Gemini - Gas Pedal
The Finnaticz - Don't Drop That Thun Thun!
Tyga - Molly
Tyga - Dope
Kendrick Lamar - Bitch, Don't Kill My Vibe
Game - Celebration
Kendrick Lamar - Poetic Justice
Kendrick Lamar - Swimming Pools (Drank)
Kid Ink - Bad Ass
Drop City Yacht Club - Crickets
Kendrick Lamar - m.A.A.d City


4- CANADA (Toronto) - 11 Músicas
Em quarto lugar, empatado com a Florida e aparecendo pela primeira vez aqui, temos o Canadá. Sim, eu sei que o Canadá não faz parte dos Estados Unidos, mas se 1 certo rapper do Canadá teve 11 músicas sozinho na Billboard esse ano eu devo simplesmente desconsiderar dessa lista só porque ele não é de um estado americano? Claro que não. Fato é que o som do Drake já marcou o seu lugar na história do rap e é só por causa dele que o Canadá aparece aqui em 4 lugar com 11 músicas. Pra ver as 11 músicas do Canadá (ou de Toronto, ou do Drake) que chegaram nas paradas de rap da Billboard esse ano é só rolar pra baixo.

Drake - Come Thru
Drake - Tuscan Leather
Drake - From Time
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2
Drake - Too Much
Drake - Furthest Thing
Drake - The Language
Drake - All Me


4- FLORIDA (Miami, Carol City, Deerfield Beach, Jacksonville)
Dividindo nesse ano o quarto lugar com o Canadá temos a Flórida. Apesar de esse estado ter um grande rapper que meio que o representa, o Rick Ross, como o Boss não lançou um projeto só seu esse ano nem emplacou muitas músicas, quem tá representando o estado e fez com que ele ficasse nessa posição esse ano é principalmente o Pitbull e o Flo Rida com a sua party music, tendo uma leve participação do DJ Khaled, que apesar de ser músicas suas, ele tem pouca voz nas suas músicas. Enfim, esses 3 caras podem não ser muito originais mas não dá pra negar que a música deles é popular, portanto abaixo seguem as 11 músicas deles.

Flo Rida - How I Feel
DJ Khaled - I Wanna Be With You
Pitbull - Timber
Flo Rida - Can't Believe It
J. Dash - Wop
Ace Hood - Bugatti
Pitbull - Feel This Moment
Rick Ross - Diced Pineapples
Flo Rida - I Cry

Nenhum comentário:

Postar um comentário