O Vince Staples é um rapper que eu sempre admirei muito por ser tão diferente do restante. Ele se recusa a ser colocado em uma caixa, seja ela de um rapper "cabeça", gangsta rapper, ou parte de alguma crew, apesar dele flutuar entre essas definições. Além disso ele nunca lançou um projeto que não fosse foda do começo ao fim e o album mais recente dele não é diferente. Vale clicar aí pra ouvir esse som que pra mim é um dos melhores do album novo dele.
Kendrick Lamar continua firme e forte na liderança mas o destaque da semana vai pra um som fora do beef do Drake e Kendrick. Esse som da Sexyy Red, produzido pelo Tay Keith e Jake Fridkis, é bem na vibe da Sexyy, um som animadão, com uma vibe hood ratchet, bem do sul dos States. O vídeo também é bem divertido, com uma pegada do início dos anos 2000, desde a aparição do Soulja Boy até os looks e as dancinhas da época do MySpace. O Drake também aparece pra fazer uma graça no vídeo e tal, e no geral eu curti bastante tanto som quanto o video. Clica aí em cima pra ver o vídeo e abaixo tem o top 25 da semana.
O Mach-Hommy é um rapper talentoso pra caramba que faz um som inspirado pelo boom-bap e pelas raizes haitianas dele. Nesse som nós temos uma batida foda pra cacete do Conductor Williams e o talentosíssimo jazzista Sam Gendel contribuindo com seu sax. Enfim, é um baita som, vale clicar aí pra ouvir.
A Rapsody é uma rapper incrivelmente talentosa e esse album que ela lançou recentemente pra mim só reforça isso. Nesse som ela se junta com a Baby Tate pra fazer um som mais chill e deixa a rapper mais nova brilhar também com uns versos cantados bem inspirados. Vale clicar aí pra ouvir.
Em primeiro lugar nessa semana continua a pedrada do Kendrick pra cima do Drake, mas o destaque da semana vai pra pedrada do Drake. Esse som, produzido pelo Boi-1da, Tay Keith, Fierce, Mark Ronson e Kevin Mitchell, serviu pro Drake largar pra todo mundo que decidiu mencionar ele nesse beef e na moral, ele pode até ter perdido a guerra, mas ele mandou benzasso nessa diss. Pro The Weeknd ele larga que ele tá puto porque ele pegou a ex do cara e que ele precisa pagar pra ter os parceiros do lado dele, pro Rick Ross ele larga que um dos efeitos colaterais do Ozempic é a inveja, pro A$AP Rocky ele larga que nem lembrava que ele era rapper mais porque todo mundo só fala das roupas dele e que ele pegou a Rihanna antes do cara, pro Future e Metro Boomin ele larga deles terem gastado dois albuns inteiros só largando pra ele, e finalmente ele larga as veras as paradas mais pesadas pra cima do Kendrick Lamar, largando como ele é infiel, que o filho dele na real é do Dave Free (produtor, amigo das antigas e co-dono da nova gravadora do Kendrick, a pgLang), e que ele bateu na esposa dele... Enfim, paradas mais pesadas, mas tudo em uma batida bem foda. O video também é cheio de simbologia. Ele destroi a van da mãe do Kendrick que é a capa do good kid, m.a.a.d city, mostra as joias que ele comprou do Pharrell e o anel do Tupac, janta no lugar em Toronto que o Kendrick usou pra largar pra ele em Euphoria... Enfim, várias paradas. Vale clicar aí pra ver qual é, abaixo segue o top 25 da semana.
O BigXthaPlug é um cara com um carisma absurdo, então é muito massa ver que ele tem uma crew tão carismática quanto ele pra trocar rimas. Esse é um som que introduz o Ro$ama e Yung Hood, da crew do BigX que se chama de 6ixers. É um baita de um som foda, com um bounce irado, clica aí pra ouvir.
A Yaya Bey é uma cantora de R&B meio alternativo que manda muito bem e que é filha do Grand Daddy I.U., o rapper que fazia parte da clássica Juice Crew de New York. Esse som é uma colaboração póstuma entre pai e filha e eu achei bem da hora, vale clicar aí pra ouvir.
É galera, o Future, Metro Boomin e Kendrick Lamar foram desbancados no auge do beef entre o Kendrick Lamar e o Drake pelo hit que o Kendrick fez pra acabar com a disputa, que ainda por cima chegou também no primeiro lugar do Hot 100. Esse som foi produzido pelo Mustard e Sean Momberger, e é se pá o som mais pesado dessa treta toda por múltiplas razões. Primeiro que ele soa bem pra caramba, e serviu pra terminar a treta porque o Kendrick usou justamente a tática que o Drake havia usado antes contra o Meek Mill, fazendo uma largada pesada pra cima do cara, mas fazendo o som estourar nas paradas e todo mundo ouvir. Fora isso, ela é pesada também pelas acusações que o Kendrick faz, chamando ele e a galera da OVO de pedófilos. Enfim, ele largou na música mas não apresentou evidência nenhuma então não dá pra incriminar o Drake só com isso. Bom, eu imagino que não vai sair video desse som mas vocês podem ouvir o som clicando aí em cima. Abaixo segue o top 25 da semana.
Update: Saiu o vídeo de Not Like Us e porra, que pedrada. O vídeo é super bem filmado (como quase todos os do Kendrick), tem um monte de simbologias e respostas a alegações que o Drake fez pra ele. Enfim, se pá é o video mais foda que eu já vi ao Drake, vale demais clicar aí pra ver qual é.
O Chief Keef é uma lenda do rap com menos de 30 anos, tendo influenciado uma galera da sua própria geração e da geração mais nova com o seu jeito único de rimar e fazendo explodir o drill. Esse é um som novo irado dele, rimado e produzido por ele, do album novo do cara. Vale clicar aí pra ouvir que é quentíssimo.
O Slum Village é um grupo irado de rap de Detroit da qual a lenda J Dilla já fez parte, antes de falecer. Hoje em dia o grupo são esses dois aí da foto, o T3 e Young RJ, mas nem por isso eles ficam por baixo. Esse som do album novo deles é irado e conta com um verso ótimo do Larry June, vale clicar aí pra ouvir.
Se o som no primeiro lugar dessa semana, Like That, foi o primeiro tiro no combate entre o Drake e o Kendrick Lamar, e Push Ups, o destaque da semana passada, foi o tiro de resposta do Drake, então Euphoria é quando o Kendrick Lamar realmente tira a metralhadora pra mandar várias pra cima do Drake. Ele passa 6 minutos largando a torto e direito pra cima do Drizzy em cima de 3 batidas diferentes feitas pelo Sounwave, Cardo, Kyro, Johnny Juliano e Yung Exclusive. Particularmente, eu acho que esse é o segundo som mais quente do beef todo (atrás somente de Like That), mas mesmo assim é um som absurdo, se pá uma das melhores diss do rap... Se eu tivesse que apostar, acho que semana que vem a gente vai ver Family Matters do Drake aqui nessa coluna, já que é isso que o rap anda respirando ultimamente, mas isso é assunto pra próxima semana. Enquanto isso clica aí em cima pra ouvir esse som que não tem vídeo ainda, mas se sair algum eu atualizo aqui.
Top 25:
1- Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar - Like That
A Normani é uma mina que faz umas músicas quentissimas mas que fazia um tempinho que não lançava algo novo. Agora ela lançou esse som novo, iradissimo, que tem uma participação do Gunna (que me dá uma ótima desculpa pra postar aqui no blog). O som é muito quente, vale demais clicar aí pra ouvir.
Pow galera, mals o atraso mas eu tava me mudando na ultima semana e o dia a dia foi uma loucura, então não seu de postar logo no lançamento essa parada, mas é claro que eu ia mencionar aqui né. Tanto o Drake quanto o Kendrick Lamar estão ativos pra cacete em lançar uma porrada de sons fodas largando pesado um pro outro. Sinceramente, alguém deveria compilar um album dessas diss tracks de um pro outro porque elas estão bem foda. Enfim, euphoria foi a primeira resposta do Kendrick pro Drizzy, e nela o cara troca de batida 3 vezes e larga sem parar pro Drizzy. Se você não ouviu ainda vale clicar aí pra ver qual é.
Fisherrr é um daqueles sons que quanto mais tu ouve, mais ele fica na tua cabeça e acaba viciando. Eu perdi o bonde de postar ele quando saiu, mas agora eu tenho uma desculpa pra postar sobre ele aqui já que o som ganhou um remix irado da Ice Spice. A batida do Cash Cobain é simplesmente absurda, o jeito que o Cash e o Bay Swag ficam trocando rimas é muito foda, e a Ice aparece pra dar aquele temperinho a mais no som. Ficou irado, vale clicar aí pra ouvir.
O Bladee e o Yung Lean são uma dupla que funciona bem pra caramba rimando juntos, e nesse novo som do album do Bladee é claro que o resultado não poderia ser diferente. Pra mim o destaque do som ficou pro Lean mas o Bladee manda bem demais também, clica aí pra ver qual é.
O Cavalier é um rapper irado, que faz um som com uma sonoridade irada, meio estilão boom bap com uma influência do jazz e tudo mais. O cara é muito foda e a Billz Egypt no refrão também mandou benzasso, vale demais ouvir o som aí pra ver qual é.
É galera, o Future, Metro Boomin e Kendrick Lamar continuam liderando a semana com a diss deles pro Drake, mas a resposta do Drake é o destaque da semana. O som foi produzido pelo Boi-1da, Fierce, Coleman e Noel Cadastre e o Drake não perde tempo em largar pro Metro Boomin (pra ele calar a boca e ficar tocando as drums dele), Future (que ele não teria os hits que tem sem o Drake), pro Kendrick Lamar (que tem um pé pequeno e é extorquido pelo Top Dawg), além do Rick Ross, The Weeknd e mais uma galera. Realmente sobra pra todo mundo apesar de nenhum dos jabs ser particularmente forte. O som até que é da horinha, vale a pena ouvir clicando aí em cima, se sair um video eu posto ele aqui pra vocês.
Top 25:
1- Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar - Like That