sábado, 24 de novembro de 2018

Back In The Day (2017): Kendrick Lamar - Humble.


Então raça, pra quem não sabe a Back In The Day foi uma coluna que eu criei a uns dois anos atrás e você pode conferir clicando aqui ou na tag embaixo do post. Nela eu voltei no tempo e olhei todos os sons que fizeram parte do top 10 de rap da Billboard em todos os anos de 1990 até o ano passado e elenquei o mais foda deles pra falar um pouco. Pois bem, anualmente eu atualizo a parada e agora é a vez de 2017 e não tinha como não escolher um som do Kendrick Lamar, e apesar de DNA ser absurdo pra mim teve que ser Humble.

A razão pra mim, além de obviamente a qualidade da música, foi o efeito surpresa. O último album que o Kendrick tinha lançado era o untitled unmastered., um album de outtakes do To Pimp a Butterfly, que eu achei um album muito foda mas que ia pra uma linha diferente tá ligado? Eu achei sinceramente que o Kendrick tinha largado mão de pegar a coroa de rapper mais foda. Não que ele não fosse já o mais foda, mas é que pra mim essa classificação tem que ir pra um cara que seja também, indisputavelmente, um dos mais populares. Pra mim o Kendrick só alcançou realmente esse nível quando ele conseguiu vender, no mesmo ano, mais que o More Life, album que o Drake, rapper mais popular de todos os tempos de longe, lançou no mesmo ano.

Pra mim isso foi um feito absurdo e provou como o Kendrick não apenas conseguia fazer sons complexos e inovadores mas com uma pegada que o público em geral fosse curtir tanto ou mais que uns sons de pegada mais popular como os do Drake. Como se isso não fosse o suficiente, o Kendrick transformou o que se espera de alguém pegando uma batida do Mike WiLL Made-It pode fazer. Antes se esperava um som de trap, com toda aquela pegada irada e tal mas meio que limitado áquilo, nesse som ele mostrou mais uma vez como o cara é absurdamente versátil. Isso tudo sem nem comentar como a letra do som é cheio de versos mega icônicos e como o vídeo é um dos melhores já lançados que eu tenho memória. Sério, pra mim, apesar de 2017 ter lançado vários sons muito quentes como vocês podem ver nos outros destaques aqui embaixo, nenhum chegou nem perto do feito de Humble., que conseguiu catapultar o Kendrick para outro nível, ainda mais alto. Clica ali em cima pra relembrar essa sonzeira e embaixo dos destaques tem uma playlist do Spotify que eu criei com todos os sons que apareceram no top 10 das paradas de rap em 2017.

Outros Destaques de 2017:

Migos - T-Shirt
Rae Sremmurd - Swang
Future - Mask Off
Lil Uzi Vert - XO TOUR Llif3
Kendrick Lamar - DNA.
French Montana feat. Swae Lee - Unforgettable
Playboi Carti - Magnolia
Cardi B - Bodak Yellow
GoldLink feat. Brent Faiyaz & Shy Glizzy - Crew
Migos, Nicki Minaj & Cardi B - MotorSport
Jay-Z - The Story Of O.J.


Nenhum comentário:

Postar um comentário