terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Oldies: Young Jeezy - Vacation

Queridos leitores ávidos (ou não) do blog. Vou tirar umas fériazinhas por algumas semanas na qual ficarei numa praia, provavelmente com acesso limitado à Internet. Sendo assim o número de posts nas próximas 3 semanas aproximadamente deve ficar bem menor... Ainda assim eu vou tentar atualizar isso aqi e pelo menos as Billboard Fridays eu me comprometo em postar, já a Back In The Day vai ficar parada pelo período. Enquanto isso fiquem com esse som irado do Jeezy, aproveitem bem as férias e feliz ano novo!

Back In The Day (2003): Snoop Dogg feat. Pharrell & Uncle Charlie Wilson - Beautiful

2003 foi outro ano foda de escolher quem postar. Esse foi o ano que o 50 Cent estourou fazendo uns sons fudidassos como In Da Club e P.I.M.P., a gente teve The Way You Move do OutKast que é uma música ótima e tem a primeira aparição do Kanye West nas paradas com a ótima Slow Jamz. Ainda assim essa tem uma história especial pra mim, então vamos falar de Beautiful.

No que eu considero o auge da carreira dos Neptunes eles tinham uma gravadora que chamava-se Star Trak. Com ela eles lançaram vários artistas como o Clipse, Kelis e Robin Thicke, ela lançava os albuns da banda de rock do Pharrell e Chad Hugo chamada N.E.R.D. e ainda por cima, quando o Snoop Dogg acabou o contrato dele com a No Limit ele também fez parte da Star Trak. Todos esses artistas que eu mencionei acima fizeram uns sons lendários enquanto na gravadora, quase tudo produzido por The Neptunes. A razão pra mim pela qual esse som é mais significativo que outros do ano foi que ele foi o que me fez ir fundo no rap, que eu já ouvia mas não era tão apaixonado, e ir conhecendo cada vez mais o gênero. A parada começou mesmo quando eu vi esse clipe sensacional na MTV, ouvi a musica e fiquei viciado querendo saber quem era o carinha cantando no refrão. Ele era ninguém menos que o Pharrell, que co-produziu esse som e eu fui procurando na época do LimeShare mais sons produzidos pelos caras e tal. Foi lá que eu conheci Clipse, Kelis, e o Jay-Z de verdade mesmo. O Jay-Z me fez ficar curioso pra ouvir o catálogo dele, conheci o Kanye West que em breve colaboraria com o Pharrell em Number One e que fazia uns sons com o Jay-Z e assim a parada foi indo. Como eu disse antes, eu já ouvia rap mas não sei se era o estilo que eu mais curtia na época, mas as paradas que o Pharrell fazia como produtor me fez admirar e ficar pasmo com a qualidade e relevância do rap e tal. Enfim, pra mim é uma puta volta na memória, mas mesmo sem todas essas memórias esse som é um baita que vocês diriam clicar acima pra ouvir.

Outros Destaques de 2003:

50 Cent - Wanksta
50 Cent - In Da Club
Jay-Z - Excuse Me Miss
Busta Rhymes feat. Mariah Carey & Flipmode Squad - I Know What You Want
Bone Crusher feat. Killer Mike & T.I. - Never Scared
Chingy - Right Thurr
50 Cent - P.I.M.P.
Lil Jon feat. Ying Yang Twins - Get Low
David Banner feat. Lil' Flip - Like A Pimp
Ludacris - Stand Up
OutKast - The Way You Move
2Pac - Runnin (Dying To Live)
Jay-Z - Change Clothes
Twista feat. Kanye West & Jamie Foxx - Slow Jamz

Playlist de 2003:


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Billboard Lists 2014: Top 5 Estados Americanos mais populares na Billboard em 2014

Continuando com as listas anuais, vamos ver os estados que tiveram mais artistas encabeçando as músicas que estiveram nas paradas de rap da Billboard em 2014. Pra ver os campeões de 2012 e 2013 clique aqui.
1- GEORGIA (Atlanta, Decatur, Stone Mountain) - 27 Músicas
Em primeiro lugar assim como nos anos anteriores temos a Geórgia. Ela está passando por uma reformulação forte dos caras que são os maiores representantes do Estado, com uma galera bem mais nova, como o Future, Young Thug, Rich Homie Quan, Migos e Childish Gambino emplacando varias músicas. Fora isso os bons e velhos veteranos de Geórgia como T.I. e Jeezy continuam emplacando hits e temos também aquele pessoal que tem uma ou outra música pela primeira vez na Billboard que ajuda a encher os ranks da Georgia e fazer com que ela por mais um ano seja o estado mais representativo do rap nos States. Abaixo segue a lista dos sons

OG Maco - U Guessed It
Migos - Handsome And Wealthy
Jeezy - Seen It All
Lil Jon - Bend Ova
T.I. - About The Money
T.I. - No Mediocre
Migos - Fight Night
Ca$h Out - She Twerkin
Future - I Won
Childish Gambino - IV. sweatpants
Rich Homie Quan - Walk Thru
KCamp - Cut Her Off
B.o.B - John Doe
Future - Move That Doh
We Are Toonz - Drop That #NaeNae
Ludacris - Party Girls
Young Thug - Stoner
KCamp - Money Baby
Que - O.G. Bobby Johnson
Childish Gambino - V. 3005
Future - Shhh...
Young Dro - FDB
Future - Real And True
DJ Snake & Lil Jon - Turn Down For What
Future - Honest
B.o.B - HeadBand
Mike WiLL Made-It - 23

2- CALIFORNIA (Los Angeles, Compton, Oakland, Inglewood, Fairfield, Beverly Hills, Gardena, Newport Beach, Hacienda Heights) - 24 Músicas
Nos outros anos a Georgia ficava isolada em primeiro lugar com New York e California brigando bem longe pelo primeiro e segundo lugar. Esse ano no entanto com a ascensão do DJ Mustard como produtor do ano a gente teve uma ascensão fudida de um pessoal que trabalha com o cara (YG, TeeFLii, Kid Ink) e de outros que não trabalham mas tem um som parecido (Sage The Gemini). Junta esse pessoal com o pessoal que também é novo da TDE (Kendrick Lamar, Schoolboy Q) e a gente tem um pessoal bem novo e promissor fazendo com que a California seja o unico estado que rivelize em predominância do seu som com Geórgia. Por enquanto tá parecendo que se alguém for tirar a coroa da Geórgia vão ser os rappers da California. Abaixo seguem os sons que rappers de lá fizeram esse ano.

O.T. Genasis - CoCo
Fergie - L.A.LOVE (la la)
Kendrick Lamar - i
Kid Ink - Body Language
Juicy J, Wiz Khalifa & Ty Dolla $ign - Shell Shocked
Steve Aoki, Chris Lake & Tujamo - Delirious (Boneless)
TeeFLii - 24 Hours
G-Eazy - I Mean It
Tyga - Hookah
G-Eazy - Lotta That
Becky G - Shower
Schoolboy Q - Studio
Kid Ink - Main Chick
will.i.am - Feelin' Myself
YG - Who Do You Love?
Far East Movement & Riff Raff - The Illest
Buck 22 - Achy Breaky 2
Schoolboy Q - Break The Bank
Schoolboy Q - Man Of The Year
Kendrick Lamar - m.A.A.d City
Sage The Gemini - Red Nose
Sage The Gemini - Gas Pedal
Kid Ink - Show Me
YG - My Hitta

3- NEW YORK (New York City) - 15 Músicas
Caindo do segundo pro terceiro lugar está New York. Ela esse ano até tem alguns rappers novos e promissores entrando no ranking, como o Bobby Shmurda e o A$AP Ferg, mas o pessoal que faz o grosso mesmo dos números de New York pra chegar aqui são os suspeitos de sempre: Nicki Minaj e Jay Z. Sei lá, eles são bem interessantes e New York é super importante pra cena musical americana mas parece que ultimamente NY segue mais o que os outros estados mandam do que fazem um som e uma cena sua. Ainda assim terceiro lugar não é nada mal. Abaixo seguem os sons que somaram pro estado.

Nicki Minaj - Get On Your Knees
Nicki Minaj - Feeling Myself
Nicki Minaj - Bed Of Lies
Bobby Shmurda - Bobby Bitch
Nicki Minaj - Only
Jimmy Fallon - EW!
Nicki Minaj - Anaconda
Bobby Shmurda - Hot Boy
Busta Rhymes - Calm Down
Nicki Minaj - Pills N Potions
50 Cent - Pilot
Jay Z - Part II (On The Run)
A$AP Ferg - Shabba
Jay Z - Tom Ford
Jay Z - Holy Grail

4- FLORIDA (Miami, Carol City) - 12 Músicas
Florida é um caso semelhante ao de New York. Ela está em quarto lugar, o que não é nada mal, mas não tem renovação nenhuma na sonoridade deles. Se eles estão aqui é por causa dos quatro artistas de sempre que são de lá: Pitbull, Rick Ross, Flo Rida e DJ Khaled. O foda é que eles não estão exatamente em ascensão, portanto a queda de algum deles pode fazer com que nos próximos anos a Florida não apareça mais por aqui. Segue abaixo os sons de rappers do estado.

Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
Flo Rida - G.D.F.R.
Pitbull - Fireball
DJ Khaled - They Don't Love U No More
DJ Khaled - All I Do Is Win
Rick Ross - Thug Cry
Rick Ross - Nobody
Rick Ross - Sanctified
Pitbull - Wild Wild Love
Rick Ross - The Devil Is A Lie
Flo Rida - How I Feel
Pitbull - Timber

5- MICHIGAN (Detroit) - 8 Músicas
É a primeira vez que Michigan aparece aqui, e 6 das 8 músicas que fizeram ela chegar nessa posição são de um cara só, o Eminem. Apesar disso eles tem pessoal de duas outras gerações que fizeram uns sons irados, primeiro o Big Sean, que chegou ao primeiro lugar e já emplacou vários hits e deve emplacar mais alguns no ano que vem, depois a DeJ Loaf, que apareceu pela primeira vez nesse ano mas parece ter uma carreira irada pela frente. Abaixo seguem os sonso do pessoal de Michigan.

DeJ Loaf - Try Me
Big Sean - I Don't F**k With You
Eminem - Guts Over Fear
Eminem - Headlights
Eminem - Survival
Eminem - Berzerk
Eminem - Rap God
Eminem - The Monster

sábado, 27 de dezembro de 2014

Billboard Lists 2014: Top 5 Produtores que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando na vibe das listas de final de ano vamos pra dos produtores que mais produziram sons que estiveram nas paradas de rap em 2014. Eu vivo dizendo como cada vez mais no rap e na música como um todo o produtor é importante, muitas vezes fazendo a música ser genial e fazer sucesso praticamente sozinho e tendo status de estrela do show, como o que rola com o Pharrell e o Timbaland depois dos vários sons lendários que os caras fizeram. Bora ver quem foram então os 5 produtores que mais marcaram 2014. Pra ver as listas de 2012 e 2013 é só clicar nesses links.
1- DJ MUSTARD (12 Músicas)
Nos outros anos tu vias artistas como o Drake e o Lil Wayne e outros ultrapassando fácil os 2 digitos no que diz respeito à quantidade de som que os caras participaram, enquanto os produtores já tinham alguma dificuldade pra chegar nesse numero. O T-Minus e o Kanye West empataram em 2012 na liderança com 7 músicas e no ano passado o lider foi o Mike Will Made It com 10 músicas (enquanto o Drake teve 19). Esse ano no entanto a parada se inverteu. O Drake, que ficou em primeiro lugar, teve apenas 10 músicas, já o produtor que está em primeiro lugar conseguiu ultrapassá-lo com 12 músicas. O que isso quer dizer é que provavelmente o som desse produtor marcou mais o ano do que o som de um rapper especifico e é claro que o lider do ano foi o DJ Mustard, que com o som básico, minimalista mas bem dançante e bem West Coast dele dominou as paradas não só de rap mas de vários outros gêneros. Fora os sons que tu vai ver aqui embaixo ele produziu 2 On da Tinashe, Don't Tell'Em do Jeremih, Na Na do Trey Songz, entre outros sons e vários conseguiram lugares altos pra caralho nas paradas gerais da Billboard. Enfim, 2014 realmente foi o ano do cara, que produziu desde parceiros da California dele como o YG e Kid Ink até artistas de outra região como o T.I. e Big Sean. Eu particularmente acho o cara talentosíssimo e nada mais merecido que ele chegar no topo dessa lista em 2014. Abaixo então temos os sons que ele produziu de rap do ano.

Fergie - L.A.LOVE (la la)
Big Sean - I Don't F**k With You
Wiz Khalifa - You And Your Friends
TeeFLii - 24 Hours
T.I. - No Mediocre
Kid Ink - Main Chick
Rick Ross - Sanctified
will.i.am - Feelin' Myself
YG - Who Do You Love?
B.o.B - HeadBand
Kid Ink - Show Me
YG - My Hitta
2- DR. LUKE & CIRKUT (7 Músicas)
Em segundo lugar temos uma dupla meio inusitada. O Dr. Luke pra quem não conhece é um produtor de som pop. Entre algumas paradas que ele produziu temos Since U Been Gone da Kelly Clarkson, Roar da Katy Perry e vários outros. Cirkut é o braço direito dele que ultimamente anda fazendo vários sons com o cara e dividindo os créditos. Pois bem, eles já produziram sons de rap e tal, inclusive os da Nicki Minaj que estão na lista abaixo não dá pra negar que são batidas de rap, mas tirando os dela todos os outros sons são uns que se eu tivesse que classificar ia chamar de pop, mas que por uma razão ou outra acabaram na parada de rap da Billboard. O parceiro mais frequente dos caras na lista é o Pitbull e pelo som deles vocês tem uma idéia do que eu to falando. De qualquer forma eles produziram 7 músicas que apareceram por aqui, então aqui segue os sons dos caras.

Nicki Minaj - Get On Your Knees
Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
Nicki Minaj - Only
Nicki Minaj - Pills N Potions
Becky G - Shower
Pitbull - Wild Wild Love
Pitbull - Timber
3- MIKE WILL MADE IT (6 Músicas)
Em terceiro lugar temos o líder do ano passado, esse sim o genuíno produtor de rap. Ano passado o cara simplesmente dominou as paradas e ele ainda continua bastante relevante mas fica bem claro que o lugar no topo da relevância entre os produtores de rap foi preenchido pelo DJ Mustard. Ainda assim ele foi responsável por uns hits beeem quentes esse ano como Move That Dope e No Flex Zone e se ele está em terceiro lugar aqui esse ano é por causa justamente das parcerias dele com o Future e com os seus pupilos do Rae Sremmurd. Abaixo segue a lista do cara.

Rae Sremmurd - No Type
Rae Sremmurd - No Flex Zone!!
Future - Move That Doh
Future - Shhh...
Future - Real And True
Mike WiLL Made-It - 23
4- J. COLE (5 Músicas)
Em quarto lugar temos aqui o J. Cole e a história é a mesma da colocação alta dele nas paradas de artistas. O cara lançou na finaleira do ano o seu album 2014 Forest Hills Drive, que foi o album de rap que mais vendeu na primeira semana em 2014. Isso fez com que várias músicas dele entrassem nas paradas de rap da Billboard nas ultimas semanas e já que ele produz a maioria dos próprios sons ele acabou abocanhando o quarto lugar só com músicas de própria autoria. Ainda assim ele tem bastante mérito por fazer os próprios sons e ser tão bem sucedido com eles. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - Fire Squad
J. Cole - Apparently
J. Cole - No Role Modelz
J. Cole - Wet Dreamz
J. Cole - She Knows
5- BOI-1DA (4 Músicas)
Vamos então para o quinto e ultimo lugar, que na verdade teve um empate triplo entre 3 rappers canadenses conhecidos por trabalharem com o Drake. O primeiro post é do Boi-1da. O cara é um baita produtor, que trampou em todos os albuns do Drake e fez alguns dos maiores hits que o cara tem. 3 das músicas com as quais ele chegou aqui ele produziu pro Drake, sendo duas do album que o rapper lançou no ano passado e uma é um single novo desse ano, e mesmo na quarta o Drake também aparece. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - 0 To 100/The Catch Up
Lil Wayne - Believe Me
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2
Drake - The Language
5- VINYLZ (4 Músicas)
Empatado em quinto lugar temos também o Vinylz. 2 dos créditos do Boi-1da contam com produção também do Vinylz, que é meio que um pupilo do 1da e tal. Ainda assim eu separei o post dos dois e não fiz como o Dr. Luke & Cirkut já que alguns sons que ele fez pro J. Cole ele fez sem a parceria com o Boi-1da. Enfim, o moleque é novo pra caramba mas tá em ótima companhia e se continuar assim tem um futuro brilhante pela frente. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
J. Cole - Fire Squad
Lil Wayne - Believe Me
Drake - The Language
5- 40 (4 Músicas)
Finalmente também empatado em quinto lugar temos o 40. O cara é um dos melhores amigos do Drake e estava lá desde o começo pro cara. Ele sempre trabalha como o engenheiro musical dos sons do cara mas muitas vezes o cara produz ou adiciona alguns elementos que fazem o som do Drake ter aquele som que é reconhecido como bem dele (e do 40). Enfim, todos os da lista são co-produções com outros produtores mas não dá pra dizer que ele não é um baita produtor e que teve influência também mais nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - 0 To 100/The Catch Up
Young Money - Trophies
Drake - From Time
Drake - All Me

Abaixo seguem outros produtores que produziram pelo menos 3 músicas que apareceram nas paradas da Billboard nesse ano.

3 Músicas:
Timbaland & J-Roc
Kanye West
The Invisible Men
London On Da Track

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dej Loaf feat. Young Thug & Birdman - Blood

A Dej Loaf já estourou legal com Try Me e agora o Birdman, que não é tolo, decidiu unir o Young Thug e ela nesse som. A colaboração dos dois é bem da hora e a batida funciona bem tanto pra flow mais tradicional da Dej quanto a flow imprevisivel do Thugga. No geral é altos som com um daqueles clipes típicos da Cash Money. Pra ver qual é, clique acima.

Billboard Lists 2014: Top 10 Artistas que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2014

Se tem uma coisa que é certa no final do ano é aquela ceia da hora de natal, as festas e os fogos do final do ano e as listas que qualquer site que se preza faz dos melhores do ano. Aqui não podia ser diferente e essa é uma lista que eu tradicionalmente faço todo final de ano. Basicamente o que eu fiz é pegar todas as músicas que apareceram em 2014 nas paradas de rap da Billboard e vou listar aqui os 10 rappers que apareceram mais vezes no ano. Eu conto as participações em músicas próprias ou participações na música de outros artistas com o mesmo peso, mas eles precisam ter tido pelo menos uma música na qual o cara é o artista principal pra poderem aparecer aqui.. Como eu já disse em outros posts, a Billboard não é bem um medidor de qualidade mas eu ainda acho as paradas deles um ótimo medidor da popularidade e relevância de um artista na atualidade. Assim sendo, abaixo seguem os 10 rappers que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2014. Nos próximos dias eu vou postar também a dos produtores que mais apareceram e a dos estados americanos que tiveram mais artistas. Aqui estão também as listas de 2012 e 2013 pra quem quiser comparar.
1- DRAKE (10 Músicas)
Terceiro ano seguido em primeiro lugar, nada mal ein Drizzy? Não é nenhuma novidade que o Drake é um cara relevante pra caralho no rap, e esses 3 anos que ele aparece em primeiro lugar nessa lista estão aí só pra provar como o cara realmente não saiu do topo. Se comparado aos dois anos anteriores ele entrou em primeiro lugar com bem menos músicas, mas dá de entender, já que esse ano ele não lançou nenhum album ou mixtape e nem sequer um single propriamente dito ele teve, só as músicas que ele posta de graça pra todo mundo no blog dele ou participações nas músicas de outros artistas. Além do mais, se ninguém fora ele conseguiu passar a barreira dos 2 digitos em aparições na Billboard a culpa também não é do cara. Outra parada que ajudou ele a estar nessa posição são as várias músicas do album dele do ano passado, o Nothing Was The Same, que apesar de ter sido lançado em Setembro ainda estavam bombando nas rádios americanas. Então é isso aí, o Drake ainda lidera absoluto em popularidade por mais um ano e se vocês quiserem fazer uma retrospectiva dos sons dele que bombaram em 2014 é só ver abaixo, os que foram postados na minha coluna semanal terão link nas músicas.

Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown
Drake - 0 To 100/The Catch Up
Lil Wayne - Believe Me feat. Drake
YG - Who Do You Love feat. Drake
Young Money - Trophies feat. Drake
Drake - From Time feat. Jhené Aiko
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2 feat. Jay Z
Drake - Worst Behavior
Drake - The Language
Drake - All Me feat. Big Sean & 2 Chainz
2- NICKI MINAJ (7 Músicas)
Em segundo lugar nós temos um empate de 4 rappers, mas vamos começar primeiro com as damas. Ano passado ela nem apareceu nessa lista e ela virou o ano sem música alguma pra ajudar ela a chegar aqui em segundo lugar, então essa posição é toda mérito dos sons que ela fez em 2014. Pra ela eu acredito que tenha sido um ano bem interessante. Ela foi lançando singles aos poucos pelo ano, tendo um nivel alto de sucesso com praticamente todos eles. Agora bem no finalzinho do ano ela finalmente lançou o album dela, The Pinkprint, que teve aproximadamente 230.000 cópias vendidas na primeira semana, que fez dela a segunda melhor artista do sexo feminino em 2014 no que diz respeito a vendas na primeira semana (mas não foi o suficiente pra ela conseguir o primeiro lugar, ficando atrás da Taylor Swift, que foi a que mais vendeu no ano). Algo que também é interessante notar é que todas as músicas com a qual ela apareceu aqui são músicas de autoria dela mesmo. Mesmo uma delas sendo creditada como da Young Money, ela é o único artista da música. Sendo assim, mais uma vez os parabéns pra ela pelo mérito de chegar em segundo lugar nesse ranking. Abaixo seguem os sons dela.

Nicki Minaj - Get On Your Knees feat. Ariana Grande
Nicki Minaj - Feeling Myself feat. Beyonce
Nicki Minaj - Bed Of Lies feat. Skylar Grey
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown
Nicki Minaj - Anaconda
Nicki Minaj - Pills N Potions
Young Money - Lookin Ass feat. Nicki Minaj
2- WIZ KHALIFA (7 Músicas)
Empatado também em segundo lugar com a Nicki e os próximos dois temos o Wiz Khalifa. Esse também foi um ano bom pro Wiz. Apesar de ter se separado da sua mulher, a Amber Rose, ele conseguiu pela primeira vez o primeiro lugar na parada geral de albuns da Billboard com o seu Blacc Hollywood. Fora isso ele emplacou também 3 singles desse album nas paradas de rap da Billboard, fora participações na trilha sonora do filme das Tartarugas Ninjas e participações nas músicas de outros artistas. Ele conseguiu essa posição de uma maneira bem diversificada, se mantendo relevante durante boa parte do ano e sendo um dos poucos artistas que em números absolutos conseguiu botar mais músicas nesse ano que no ano passado (quando ele colocou só 6). Abaixo seguem os sons do cara.

Wiz Khalifa - You And Your Friends feat. Snoop Dogg & Ty Dolla $ign
Wiz Khalifa - KK feat. Juicy J & Project Pat
Juicy J, Wiz Khalifa & Ty Dolla $ign - Shell Shocked feat. Kill The Noise & Madsonik
will.i.am - Feelin' Myself feat. Miley Cyrus, Wiz Khalifa, French Montana & DJ Mustard
Wiz Khalifa - We Dem Boyz
Ludacris - Party Girls feat. Jeremih, Wiz Khalifa & Cashmere Cat
Mike WiLL Made-It - 23 feat. Miley Cyrus, Juicy J & Wiz Khalifa
2- JAY Z (7 Músicas)
Outro que apesar de não ter lançado nada no ano conseguiu se sair muito bem no ranking desse ano é o Jay Z, pulando do oitavo lugar para o segundo com apenas uma música a mais do que ele fez no ano passado! Assim como o Drake ele ainda tinha umas musicas do Magna Carta Holy Grail, lançado em Julho de 2013, que viraram o ano nas paradas e junto com as participações que ele fez nas músicas de outros artistas ele conseguiu essas 7 músicas. De som novo em 2014 foi praticamente só essas participações, que acabaram quase que todas nas paradas da Billboard. Ele tirou o ano mais pra fazer uma turnê com a sua mulher e fazer alguns negócios fora do mundo da música, como contratos pra atletas que fazem parte da sua agencia de esportes, a Roc Nation Sports, e a compra da sua marca preferida de champagne, a Armand de Brignac. Ou seja, ele chegou aqui no segundo lugar brincando, quase sem tentar, imagina quando ele lançar algum projeto novo de verdade. Abaixo seguem os sons do Jigga.

Jeezy - Seen It All feat. Jay Z
DJ Khaled - They Don't Love U No More feat. Jay Z, French Montana, Meek Mill & Rick Ross
Jay Z - Part II (On The Run) feat. Beyonce
Rick Ross - The Devil Is A Lie feat. Jay Z
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2 feat. Jay Z
Jay Z - Tom Ford
Jay Z - Holy Grail feat. Justin Timberlake
2- EMINEM (7 Músicas)
Finalmente, também em segundo lugar, temos o Eminem. Esse ano o unico projeto que ele lançou foi o Shady XV, que não fez muito sucesso, principalmente por que era um showcase da sua gravadora e não um album do próprio Eminem. Ainda assim ele conseguiu chegar aqui por causa da força dos 4 singles que ele lançou em 2013 e que faziam parte do The Marshall Matters LP 2. Fora isso ele lançou dois outros singles que também acabaram nas paradas de rap da Billboard e uma das participações que ele fez chegou também, todos esses somando pro total do Eminem. No geral foi um ano meio fraco pro Eminem, mas ele já tem tanto sucesso que nem deve estar tão preocupado com isso e chegou nesse segundo lugar também sem nem fazer muito esforço. Abaixo seguem os sons do cara.

Eminem - Guts Over Fear feat. Sia
Busta Rhymes - Calm Down feat. Eminem
Eminem - Headlights feat. Nate Ruess
Eminem - Survival
Eminem - Berzerk
Eminem - Rap God
Eminem - The Monster feat. Rihanna
6- IGGY AZALEA (6 Músicas)
Em sexto lugar também temos um empate, então vamos primeiro à que fez mais sucesso em 2014. A Iggy Azalea simplesmente nunca havia aparecido nas paradas de rap da Billboard até 2014 e nesse ano conseguiu emplacar nada menos que duas músicas (Fancy e Black Widow) no primeiro lugar. Fora isso a rapper australiana lançou o seu album The New Classic. Esse não se saiu muito bem nas paradas mas esses singles todos que ela fez mais que compensaram. Fora isso ela também apareceu em Problem, da Ariana Grande, que foi um dos maiores hits do ano. No geral foi um ano fenomenal pra Iggy, que saiu de uma rapper desconhecida pra um dos maiores sucessos do rap em 2014. Tem gente que contesta (como a Azealia Banks) com razão essa popularidade toda de uma rapper branca que se apropria do estilo musical de outros, mas enfim, o que não dá pra discutir é que ela teve hits esse ano. Eles seguem abaixo.

Iggy Azalea - Beg For It feat. M0
Iggy Azalea - Black Widow feat. Rita Ora
T.I. - No Mediocre feat. Iggy Azalea
Iggy Azalea - Change Your Life feat. T.I.
Iggy Azalea - Work
Iggy Azalea - Fancy feat. Charli XCX
6- RICK ROSS (6 Músicas)
O Rick Ross é um caso foda. Em 2012 nessa mesma lista ele ficou em terceiro lugar com 11 músicas, o que nesse ano daria o primeiro lugar a ele. 2013 por causa daquele verso em UOENO ele decaiu bastante e passou pro sexto lugar com 8 músicas e nesse ano ele estagnou nessa colocação só que com menos músicas ainda. Se ele não tivesse lançado nenhum album até seria de se entender, mas ele lançou dois albuns, o Mastermind no começo do ano e o Hood Billionaire mais pro final do ano, os dois muito bons, e mesmo assim conseguiu emplacar só 4 singles no primeiro (principalmente por causa das features), sendo que nenhum fez muito sucesso, e nenhum single no segundo. De colaborações a unica que aparece aqui é uma do seu eterno parceiro DJ Khaled (sem contar uma de uma musica antiga que voltou pras paradas por uma semana nesse ano). Enfim, o cara é talentoso pra cacete e deveria estar mais alto, mas esse foi o lugar dele nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara.

DJ Khaled - They Don't Love U No More feat. Jay Z, Meek Mill, French Montana & Rick Ross
DJ Khaled - All I Do Is Win feat. T-Pain, Ludacris, Rick Ross & Snoop Dogg
Rick Ross - Thug Cry feat. Lil Wayne
Rick Ross - Nobody feat. French Montana
Rick Ross - Sanctified feat. Kanye West & Big Sean
Rick Ross - The Devil Is A Lie feat. Jay Z
6- J. COLE (6 Músicas)
Empatado também com 6 músicas em sexto lugar está o J. Cole e ele é um caso engraçado. Ele praticamente não fez barulho o ano inteiro, não participou de versos de outros rappers e tal, não lançou singles, nada. Aí a duas semanas atrás ele lançou o album que ele estava fazendo o ano inteiro, o muito bom 2014 Forest Hills Drive e vendeu nada menos que 370.000 cópias na primeira semana, sendo portanto o album de rap que melhor vendeu o ano inteiro, na frente até dos caras na frente dele aqui nessa lista. Como ele vendeu tanto conseguiu emplacar nada menos que 5 músicas na mesma semana, que junto com a música dele que virou o ano de 2013 pra 2014 nas paradas somou essas 6. Como eu disse, durante o ano ele não teve muita relevância, mas ele vendeu absurdamente bem esse album dele e conseguiu emplacar várias musicas, umas até bem diferentes das que costumam chegar nas paradas, portanto apesar de curioso, foi um ano bem bom pro Jermaine. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
J. Cole - Fire Squad
J. Cole - Apparently
J. Cole - No Role Modelz
J. Cole - Wet Dreamz
J. Cole - She Knows feat. Amber Coffman & The Cults
9- FUTURE (5 Músicas)
Em nono lugar está o Future. Ano passado foi um grande ano pro Future e ele chegou ao quarto lugar com 9 músicas. Esse ano não ele não foi tão bem mas eu vou explicar o porque mais pra frente. Ele lançou o seu segundo album, o Honest, que não vendeu super bem, mas ele gerou 4 músicas que acabaram chegando às paradas da Billboard, fora uma outra que ficou fora do projeto. O album é muito bom e foi criticamente muito bem aceito, sem contar que conta com Move That Dope, uma das melhores músicas do ano. Teve também a mixtape Monster que ele lançou no Halloween e é bem da hora. Infelizmente ele não emplacou nenhuma participação em músicas de outros rappers, e apesar de 5 ser um número bom de músicas próprias pra aparecer aqui nessa lista, sem nenhuma participação ficou complicado buscar um lugar mais alto. Ainda assim vários outros caras que estavam nas paradas no ano passado, como o Lil Wayne, 2 Chainz, Kanye West e Kendrick Lamar, não conseguiram o que ele conseguiu, portanto não foi um mal ano, tanto em qualidade da música quanto em popularidade, pro Future. Abaixo seguem os sons do cara.

Future - I Won feat. Kanye West
Future - Move That Doh feat. Pharrell, Pusha T & Casino
Future - Shhh...
Future - Real And True feat. Miley Cyrus & Mr. Hudson
Future - Honest
10- YOUNG THUG (4 Músicas)
Em quarto lugar temos um empate quintuplo, então vamos começar com o cara que pra mim foi o MVP do ano. Ele já tinha me impressionado com a sua mixtape 1017 Thug no ano passado, mas esse ano o cara se superou e explodiu. Praticamente todos os sons que ele fez foram quentissimos, ele teve provavelmente um dos melhores albuns do ano e mudou vários paradigmas de como um rapper pode rimar de uma forma foda. Enfim, ele tem liricidade, tem destreza na sua flow, sabe fazer um refrão e tem uma personalidade fudida, por essas e outras ele é provavelmente o rapper que eu mais curti em 2014. Ainda assim ele é um cara novo que nunca havia aparecido na Billboard e apesar de ter lançado uma puta mixtape com o Rich Homie Quan e Birdman, a Tha Tour Part 1, assim como outra com o Gucci Mane, a Young Thugga Mane La Flare, não lançou album ainda, portanto conseguiu apenas o empate no décimo lugar com 4 músicas. Bora torcer pra que ano que vem ele esteja mais no alto!

Rich Gang - Lifestyle feat. Young Thug & Rich Homie Quan
T.I. - About The Money feat. Young Thug
Tyga - Hookah feat. Young Thug
Young Thug - Stoner
10- RICH HOMIE QUAN (4 Músicas)
Nada mais justo que empatado com o Young Thug tenhamos o seu parceiro de Rich Gang, o Rich Homie Quan. Ele já tinha aparecido na Billboard no ano passado com Type Of Way mas nesse ano ele emplacou mais hits, a maioria através de participações já que assim como o Young Thug ele só lançou mixtapes, sendo uma dela com o próprio Thugga e o Birdman, a sensacional Tha Tour Part 1, mas nada oficial esse ano. Ainda assim foi um ano no qual deu pra ver a qualidade do Rich Homie Quan e como ele consegue interagir e fazer sons quentíssimos com rappers dos mais diversos. Tomara que ano que vem ele consiga se sair melhor ainda que nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara

Rich Gang - Lifestyle feat. Young Thug & Rich Homie Quan
Rich Homie Quan - Walk Thru feat. Problem
Yo Gotti - I Know feat. Rich Homie Quan
YG - My Hitta feat. Rich Homie Quan & Jeezy
10- SCHOOLBOY Q (4 Músicas)
Também em décimo lugar temos o Schoolboy Q. Depois do Kendrick surpreender todo mundo que não o conhecia o pessoal ficou mais ligado no pessoal da TDE e o Q conseguiu vender surpreendentes 140.000 cópias na primeira semana do seu album Oxymoron. É um album bem foda, que mereceu essas vendas todas e emplacou 3 singles logo que foi lançado. Junto com uma música de 2013 da qual ele participou chegamos nas 4 músicas que colocaram ele aqui. O resto do ano foi marcado por algumas participações no som de uns camaradas dele, mas nada que chegasse à Billboard. Ainda assim dá pra considerar que foi um ano muito bom pro Q. Abaixo temos os sons dele.

Schoolboy Q - Studio feat. BJ The Chicago Kid
Schoolboy Q - Break The Bank
Schoolboy Q - Man Of The Year
Macklemore & Ryan Lewis - White Walls feat. Schoolboy Q & Hollis
10- KID INK (4 Músicas)
Bem, o que dizer do Kid Ink né? Ele faz rap, mas é um cara derivativo pra caralho, pegando boa parte das paradas que fizeram o Tyga, Chris Brown e Wiz Khalifa famosos pra fazer uma carreira pra ele. Negócio é que ele conseguiu emplacar 2 singles nas paradas esse ano, junto com uma participação numa música eletrônica que acabou nas paradas de rap e Show Me, com o qual ele estourou ano passado mas ainda estava nas paradas em 2014. Abaixo seguem os 4 sons do cara.

Kid Ink - Body Language feat. Usher & Tinashe
Steve Aoki, Chris Lake & Tujamo - Delirious (Boneless) feat. Kid Ink
Kid Ink - Main Chick feat. Chris Brown
Kid Ink - Show Me feat. Chris Brown
10- PITBULL (4 Músicas)
Se eu falei que apesar de derivativo o Kid Ink pelo menos faz rap, não posso dizer o mesmo do Pitbull. Teve uma época que ele até fazia rap mas ultimamente o que ele faz é pop, que por alguma razão eles decidem por no meio das paradas de rap. Enfim, pra um artista pop como o cara é fácil volta e meia emplacar uns hits, e ele conseguiu emplacar 4 esse ano. Abaixo seguem eles.

Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
Pitbull - Fireball feat. John Ryan
Pitbull - Wild Wild Love feat. G.R.L.
Pitbull - Timber feat. Ke$ha

Abaixo seguem também outros rappers que tiveram múltiplas músicas em 2014 na Billboard mas não chegaram a fazer parte do top 10.

3 Músicas:
Sage The Gemini
Kanye West
Kendrick Lamar
Yo Gotti
KCamp
Lil Wayne
T.I.
Juicy J
Big Sean

Billboard Fridays: Nicki Minaj feat. Beyonce - Feeling Myself


Nicki Minaj feat. Beyoncé - Feeling Myself... por RapStories A Nicki Minaj foi novamente destronada pelo Big Sean, que voltou à liderança com I Don't Fuck With You, mas o destaque da semana pra fechar o ano com chave de ouro é um som dela com a Beyoncé. As duas fizeram o primeiro som delas juntas com o Remix de Flawless, da Beyoncé. Elas decidiram repitir a fórmula só que dessa vez pro The Pinkprint, album novo da Nicki Minaj, e chamaram até os mesmo produtores, com o Hit-Boy como principal e co-produção da própria Beyoncé. O som ficou do caralho, os versos da Nicki são muito fodas, a batida minimalista mas faz do som ser um banger fudido. Enfim, é um daqueles sons que não dá pra dizer uma vírgula. Infelizmente não temos um video ainda mas você pode conferir o som acima.
Update: Saiu o video dessa música e ele é muuuuito foda. Resumidamente falando ele consiste basicamente na Nicki e a Beyoncé se divertindo um monte, juntas, no Coachella. Tem dancinhas, poses, enfim, várias paradas mas ficou tudo muito da hora. Pra ver clique acima.

Top 25:

1- Big Sean feat. E-40 - I Don't F**k With You
2- Nicki Minaj feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown - Only
3- Rae Sremmurd - No Type
4- Bobby Shmurda - Hot Boy
5- O.T. Genasis - CoCo
6- Iggy Azalea feat. M0 - Beg For It
7- Iggy Azalea feat. Rita Ora - Black Widow
8- Nicki Minaj feat. Beyonce - Feeling Myself
9- Rich Gang feat. Young Thug & Rich Homie Quan - Lifestyle
10- DeJ Loaf - Try Me
11- Nicki Minaj - Anaconda
12- Fergie - L.A.LOVE (la la)
13- Nicki Minaj feat. Skylar Grey - Bed Of Lies
14- Drake - 0 To 100/The Catch Up
15- Rae Sremmurd - No Flex Zone
16- Flo Rida feat. Sage The Gemini & Lookas - G.D.F.R.
17- Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
18- Nicki Minaj feat. Ariana Grande - Get On Your Knees
19- J. Cole - Apparently
20- Kid Ink feat. Usher & Tinashe - Body Language
21- Pitbull feat. John Ryan - Fireball
22- J. Cole - Wet Dreamz
23- J. Cole - No Role Modelz
24- Kendrick Lamar - i
25- Wale feat. Jeremih - The Body
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nicki Minaj once again got dethroned by Big Sean, which takes the lead for another week with I Don't Fuck With You. She closes the year with a bang though, making this week's highlight with Feeling Myself, her newest collaboration with Beyoncé. The two girls got together for the first time on the remix of Flawless and they decided to repeat the formula for Nicki's new album, The Pinkprint. They got together with the same producers, namely Hit-Boy with co-production by Beyoncé. It's a hell of a song, the best one off The Pinkprint, with a minimal beat that let's Nicki tackle it as only she can, and Beyoncé gives that star touch which is pretty dope as always. It's one of those songs you can't find anything wrong with it and unfortunatelly it ain't got a video yet but you can check it above.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

T.I. feat. Young Thug - I Need War

Depois de About The Money ser uma das melhores músicas de 2014 o T.I. e o Thugga voltam a fazer um som quentissimos juntos. Dessa vez ele foi produzido pelo Lil C que faz uma batida sensacional pra tanto o Tip quanto o Thugga simplesmente blackout. Sensacional esse som... De boa, o Birdman deveria simplesmente pegar e fazer o T.I. um membro emeritus da Rich Gang. Pensa ele junto com o Quan e o Thugga? Seria animal, mas por enquanto aproveite esse som clicando acima.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Nicki Minaj feat. Drake & Lil Wayne - Truffle Butter


A Nicki se uniu aos seus companheiros pesos pesado da Young Money e fez um outro som pro album novo dela que pra mim é até mais foda que Only. Enfim, esse é um som bem quente em que os tres mandam uns versos fodas, sem a necessidade de um refrão, só da batidinha meio house à la DJ Mustard e tal. É da hora, pra ouvir, clique abaixo

Back In The Day (2002): Clipse - Grindin'

De 2001 passamos pra 2002 e aqui, apesar de ter musicas quentissimas (foi foda não fazer o post sobre Lose Yourself) não tinha como não por esse som como o de maior destaque do ano. O Clipse pra quem não sabe é o grupo formado pelo Pusha T e pelo seu irmão Malice, que são de Virginia Beach, mesma terra dos Neptunes e que faziam parte da gravadora do Pharrell desde o começo da história, tendo albuns clássicos, bem street e produzidos completamente pelos Neptunes.

Na minha opinião, por mais que tenham uns caras que fazem umas rimas fudidas sobre coca, nenhum é tão foda quanto o Pusha T (com o seu irmão pertinho dele em segundo lugar). Eles criam toda uma atmosfera ao redor do que eles estão falando, a parada é absurda. Enfim, as letras são fodas, a flow é absurda e só pra complementar The Neptunes mandavam as batidas mais loucas que eles tinham pro Clipse. Tem história até de batidas dos caras que o Jay-Z tava atrás mas eles não abriram mão e entregaram pros irmãos do Clipse. Essa beat é super básica mas porra, a música é puro rap. É daquelas tipo A Milli, que o cara rima tanto e tão bem que parece que a música poderia continuar até a eternidade só com o cara lançando um verso foda atrás do outro. Enfim, pra mim não tem outro som, esse é foda demais e de certeza é o que mais marca 2002.

Outros Destaques de 2002:

Busta Rhymes feat. Diddy & Pharrell - Pass The Courvoisier Part II
Cam'ron feat. Juelz Santana - Oh Boy
Beanie Sigel feat. Scarface & Jay-Z - Guess Who's Back
N.O.R.E. - Nothin'
Nelly - Hot In Herre
Big Tymers - Still Fly
Ludacris feat. Mystikal & I-20 - Move Bitch
Eminem - Cleanin' Out My Closet
Cam'ron feat. Juelz Santana, Freekey Zekey & Toya - Hey Ma
Missy Elliott - Work It
Clipse - When The Last Time
Eminem - Lose Yourself
Nas - Made You Look

Playlist de 2002:


domingo, 21 de dezembro de 2014

Miguel - nwa feat. Kurupt


O Miguel é um dos grandes cantores de R&B da atualidade, os sons dele sempre são interessantes pra caralho. Ele começou a demonstrar o brilhantismo dele com uma série de EPs chamaod Art Dealer Chic, que eram bem curtinho com no máximo 3 músicas cada. A uns dias ele lançou um novo, e dentre os sons que tem nesse EP tem esse som. O cara canta muito e de lambuja a gente recebe um verso bem da hora do Kurupt. Pra ouvir a parada, clique abaixo.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Billboard Fridays: J. Cole - Wet Dreamz

Temos uma música nova na liderança do top 25 de rap da Billboard! Eu achei que o Big Sean ia virar o ano na liderança mas a Nicki Minaj acabou de dar um jeito de chegar ao topo novamente esse ano, dessa vez com Only, e com o prospecto das vendas do album novo dela caindo na semana que vem, ela certamente vai se manter no topo. O destaque da semana no entanto vai pra um rapper que ficou bem quietinho o ano inteiro mas lançou um album bem consistente. o 2014 Forest Hills Drive, que vendeu mais de 300.000 cópias na primeira semana e colocou de lambuja 5 singles direto no top 25 nessa semana. Estou falando do J. Cole e a música que é o destaque da semana é a Wet Dreamz. O som é produzido pelo próprio J. Cole e tem uma batidinha bem de boa, agradável mesmo de se ouvir. A letra conta a história de como o Jermaine perdeu a sua virgindade com uma amiga de escola dele, de como ela era mó gostosa e então ele pagou um sapo de que sabia tudo sobre sexo, ficou nervosão, e no final das contas era a primeira vez da mina. Enfim, não é nada muito profundo, mas pelo menos é um tema novo e o Cole soube montar bem as rimas dele no som, que casou legal também com a produção, portanto eu gostei. Ela não tem video ainda mas você pode ouvi-la acima.
Update: Saiu o video oficial da track e ele é bem criativo e fofinho ao mesmo tempo. Ele foi encenado todo por cães e tal e segue a letra do Cole sobre perder a virgindade quase que verso a verso por eles. Enfim, com certeza é algo que vale a pena dar uma olhada. Clique acima pra ver qual é.

Top 25:

1- Nicki Minaj feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown - Only
2- Big Sean feat. E-40 - I Don't F**k With You
3- Rae Sremmurd - No Type
4- Bobby Shmurda - Hot Boy
5- O.T. Genasis - CoCo
6- Iggy Azalea feat. M0 - Beg For It
7- Iggy Azalea feat. Rita Ora - Black Widow
8- Rich Gang feat. Young Thug & Rich Homie Quan - Lifestyle
9- Fergie - L.A.LOVE (la la)
10- DeJ Loaf - Try Me
11- Nicki Minaj - Anaconda
12- Drake - 0 To 100/The Catch Up
13- Rae Sremmurd - No Flex Zone
14- J. Cole - Wet Dreamz
15- Flo Rida feat. Sage The Gemini & Lookas - G.D.F.R.
16- Pitbull feat. John Ryan - Fireball
17- Kid Ink feat. Usher & Tinashe - Body Language
18- J. Cole - No Role Modelz
19- J. Cole - Apparently
20- Becky G - Shower
21- Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
22- Kendrick Lamar - i
23- Nicki Minaj feat. Skylar Grey - Bed Of Lies
24- J. Cole - Fire Squad
25- J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
We got a new leader on Billboard's Hot Rap Chart! I though Big Sean would get to 2015 on the lead but somehow Nicki Minaj managed to snatch back the top spot with Only, and with the sales of her new album coming up next week she will probably stay there. This week's highlight though goes to a rapper that stayed quiet for the whole year but came out strong by the end of it with his new album, 2014 Forest Hills Drive, that sold a very successful 320.000 on his first week and put no less than 5 songs on the top 35 rap songs this week. I'm talking about the J. Cole and the song that's higher than the others is Wet Dreamz. This song was produced by J. Cole himself and it has a pretty mellow beat, real pleasant to hear. The lyrics of the song talk about the time Jermaine lost his virginity to a girl on his school. The girl was a hottie that was a friend of his, he played like he had sex before and was an expert and at the end of the day the girl was a virgin too. At least it's not a cliche subject and it sounds nice, so I dig it. It ain't got a video yet but you might check the song above.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Skrillex feat. Diplo, CL & G-Dragon - Dirty Vibe

A cena de musica sul-coreana (K-Pop) é uma cena interessante pra caralho pra mim ao menos. Ela é super fabricada e glossy e capitalista e rápida ao extremo, tipo, as musicas e os artistas é quase como se eles tivessem sido fabricados, o que dá uma vibe antinatural e futurista pra caralho pra musica, a um extremo que tu não vê em muitos outros generos musicais. O som do Skrillex também faz eu me sentir assim às vezes então pra mim fez sentido ele se juntar com o rapper coreano G-Dragon, a CL e o Diplo. O som é uma loucura fudida que vai dar uma idéia do que eu to dizendo. Pra ouvir, clique acima.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pusha T - Lunch Money

Apesar do beef dele com o Drake, que eu achei wack pra caralho, o Pusha T pra mim ainda é um dos rappers mais fodas que existem. Aí tu coloca uma batida completamente maluca do Kanye West e coloca o cara pra lançar rimas quentissimas e o que temos é o som acima. O clipe meio estilo Atividade Paranormal é louco pra caralho também e super bem feito, outro nivel mesmo. Pra ver, clique acima.

Kendrick Lamar - Untitled (Live at The Colbert Report)

Ai ai Kendrick, o que dizer de ti né? Ele já é, liricamente falando, o melhor rapper nas ruas hoje em dia. Aí ele vai lá e faz uma turnê com o Kanye e, apesar de ele já ter um cuidado com a imagem e atmosfera da sonoridade dele, ele potencializa isso até o ponto em que cada clipe e apresentação dele passa a ser um evento em si só... Junta isso com essa sonoridade meio de jazz, inspirada tanto em A Tribe Called Quest e The Pharcyde... E o que que eu vou te dizer? Eu sinceramente tenho medo de até onde o Kendrick com todo esse talento pode chegar... Best Rapper Alive ele já é, o que mais ele pode alcançar? É o que veremos... Clique acima pra ver essa apresentação incrivel.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Back In The Day (2001): Missy "Misdemeanor" Elliott - Get Ur Freak On

E de 2000 passamos para 2001, que também foi um ano cheio de hits formativos do rap, mas pra mim o mais clássico é esse da Missy Elliott (que na época tinha o "Misdemeanor" no meio do nome) com o seu colaborador de muito tempo, o Timbaland. Principalmente nessa época o Timbaland estava fazendo um sucesso fudido como produtor e estava no seu auge criativo. Ele já tinha trabalhos muitos importantes com os cantores de R&B Ginuwine e Aaliyah e se aventurava num rap bem divertido e diferente com a Missy Elliott. Isso abriu portas pra que ele trampasse com um pessoal fora desse circulo dele, como o Jay-Z (Big Pimpin da coluna da semana passada também é assinada por ele) e conforme ele ia fazendo sons clássicos pra vários artistas, experimentando cada vez mais, o nome dele e dos seus associados iam crescendo. Ainda assim pra mim talvez a melhor representação do trabalho do cara foi nessa época com a Missy Elliott. Ele sempre teve a manha de pegar uns sons étnicos, como a flautinha arabe que ele usa em Big Pimpin, e fazer eles soarem como uma parada urbana experimental foda pra caralho. Nesse Get Ur Freak On a inspiração foram instrumentos de corda japoneses. Enfim, que a batida é foda é inegável, mas a musica não seria tão foda se não fosse pela personalidade da Missy Elliott. Ela sempre teve esse jeito bem divertido, que não se leva muito a sério, mas a manha de mandar rimas com bastante mensagem intrinseca e com estruturas dificeis de se construir. Isso fora a flow dela, que também é fora do normal e encaixa feito uma luva nas paradas que o Timbo fazia pra ela. Tudo isso são coisas que tu vê gente tentando fazer até hoje no rap, e pra mim a maior aprendiz da Missy é a Nicki Minaj, que faz muito dessas coisas hoje em dia só que com uma roupagem mais atual. De qualquer forma esse som soa bem demais até hoje e garanto que se tu colocasse em uma festa o pessoal dançaria como se estivesse em 2001. Abaixo temos outros destaques de 2001 e a playlist do ano.

Outros destaques de 2001:

OutKast - Ms. Jackson
Snoop Dogg feat. Master P, Nate Dogg, Tha Eastsidaz & Butch Cassidy- Lay Low
Erick Sermon feat. Marvin Gaye - Music
P. Diddy feat. Black Rob & Mark Curry - Bad Boy For Life
Petey Pablo - Raise Up
Jay-Z - Izzo (H.O.V.A.)
Bubba Sparxxx - Ugly
Jay-Z - Girls, Girls, Girls
Fabolous - Young'n
Busta Rhymes - Break Ya Neck

Playlist de 2001:


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Nicki Minaj feat. Beyoncé - Feeling Myself


A primeira colaboração entre as duas divas gostosissimas aí de cima foi no remix de Flawless, e como a própria musica diz, ele ficou Flawless. A Bey retornou o favor e fez aaaltos som com a Nicki pro album dela, The Pinkprint (que alias já dá pra ouvir no Spotify). Enfim, as duas mandam bem demais nas flows que elas usam (a Nicki mesmo usa 4 diferentes) e o resultado é foda. Pra ouvir, clique abaixo.

A$AP Ferg feat. Twista - Fergsomnia


O A$AP Ferg lançou a mixtape dele Ferg Forever a umas duas semanas e ela tá recheada de sons bem quentes. Entre eles tem um com a M.I.A. que é um banger fudido e que de alguma forma consegue usar um sample de "Let It Go" (da trilha sonora de Frozen) e continuar parecendo gangster pra caralho mesmo assim. Enfim, mas o post é desse som bem quente que ele fez com o Twista. É outro banger, produzido pelo Very Rare e DRAM mas o destaque desse fica pro Twista, que destroi no verso dele. Enfim, é bem massa o som, pra ouvir clique abaixo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Rich Homie Quan feat. Drake - Tell Me Why

Parece que esse som vai fazer parte do Tha Tour Part 2, do Rich Homie Quan, Young Thug e Birdman. O primeiro já foi um dos melhores albuns do ano pra mim e esse som é quentissimo, com uma aparição do Drake e tal. Infelizmente não tem o Young Thug, que era algo que eu esperava, mas deixa quieto porque é um som bem massa mesmo assim. Pra ouvir, clique acima.

Billboard Fridays: Kid Ink feat. Usher & Tinashe - Body Language

Chegou mais uma semana e pelo jeito o Big Sean vai virar o ano na liderança do top 10 da Billboard com I Don't Fuck With You, mas o destaque dessa semana vai pro Kid Ink. Depois de fazer dois sons com participação do Chris Brown e produção do DJ Mustard ele decidiu dar uma leve mudada na fórmula, chamando dessa vez o Usher (que canta fino e dança e etc... vê a semelhança?) e produção dessa vez do Cashmere Cat e Stargate fazendo o melhor deles pra imitar uma batida do DJ Mustard. A Tinashe aparece também no som e apesar de ser talentosíssima, linda e cantar super bem ela mal aparece, dando só um toquezinho agradável a mais. Enfim, o clipe tem várias minas gostosas rebolando e twerking, como é de se esperar de um clipe de rap hoje em dia. A música não chega a ser ruim mas está longe de ser boa (culpa do próprio Kid Ink) e é muito clichê. Pra ver a parada, clique acima.

1- Big Sean feat. E-40 - I Don't F**k With You
2- Rae Sremmurd - No Type
3- Bobby Shmurda - Hot Boy
4- O.T. Genasis - CoCo
5- Iggy Azalea feat. M0 - Beg For It
6- Iggy Azalea feat. Rita Ora - Black Widow
7- Nicki Minaj feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown - Only
8- Rich Gang feat. Young Thug & Rich Homie Quan - Lifestyle
9- Fergie - L.A.LOVE (la la)
10- DeJ Loaf - Try Me
11- T.I. feat. Young Thug - About The Money
12- Nicki Minaj - Anaconda
13- Drake - 0 to 100/The Catch Up
14- Rae Sremmurd - No Flex Zone
15- Pitbull feat. John Ryan - Fireball
16- Kid Ink feat. Usher & Tinashe - Body Language
17- Nicki Minaj feat. Skylar Grey - Bed Of Lies
18- Kendrick Lamar - i
19- Flo Rida feat. Sage The Gemini & Lookas - G.D.F.R.
20- Becky G - Shower
21- Eminem feat. Sia - Guts Over Fear
22- Wiz Khalifa feat. Snoop Dogg & Ty Dolla $ign - You And Your Friends
23- Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
24- Wale feat. Jeremih - The Body
25- Bobby Shmurda - Bobby Bitch
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Another week comes along and it seems like Big Sean will start next year at the top of Billboard's Hot Rap Chart with I Don't Fuck With You. This week's highlight goes to Kid Ink though. After having some success with 2 songs featuring Chris Brown and produced by DJ Mustard he decided to change a bit the formula. This time the feature is done by Usher (famous singer that also dances pretty well, do you see the similarity?) and production by Cashmere Cat and Stargate doing their best DJ Mustard impression. Tinashe also appears on the song, and even though she is a great, innovative singer and one of the most beautiful singers out there she barely appears on the songs, doing just some ad libs and this kind of stuff, which is a shame. The video is full of hots girls almost naked, twerking and dancing as you would expect from a rap video nowadays. The whole package ain't exactly bad, but it's far from good (Kid Ink's fault) and it has many many cliches on it, but you can still check it above.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

The Jacka feat. Dru Down & Joe Blow - The President's Face


The Jacka é um street rapper do caralho lá da Bay Area, na California. Ele foi descoberto pelo Mac Dre, fazia parte do grupo Mob Figaz e lançou essa semana um album de gangsta rap bem foda chamado What Happened To The World? Enfim, esse é um dos sons mais quentes do album, que conta com a participação do pimp Dru Down e do Joe Blow também. Pra ouvir, clique abaixo.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

J. Cole - Apparently

O J. Cole lançou essa semana o album novo dele que eu ainda não tive a oportunidade de ouvir, mas esse som é bem legal. Sei lá, eu consegui me identificar em várias coisas que ele disse, além de ele usar uma flow bem da hora e a batida ser super mellow. A influência do Kendrick tá fazendo cada vez mais bem pro Jermaine. Pra ver esse clipe, clique acima.

Rae Sremmurd feat. Nicki Minaj & Young Thug - Throw Sum Mo

No Flex Zone é um hit fudido, isso não há duvida, mas eu achei que o Rae Sremmurd não ia emplacar, não sei bem porque. Mas, com o Mike Will Made It de mentor, que entende uma coisa ou outra de hits e musica boa, os caras estão indo muito bem, obrigado. No Type eu não curti muito mas estorou mais até que No Flex Zone nos States e agora eles lançaram um baita de um som, produzido pelo Mike Will e com participação de dois dos melhores rappers no jogo, a Nicki e o Thugga. A Nicki não tem bem um verso, mas ela fica responsável por um refrão rimado que é bem da hora e o Thugga manda um verso bem de boa, mas por incrivel que pareça acho que a dupla ainda brilhou mais que os ilustres convidados nesse som. Enfim, o resultado é irado, pra ouvir é só clicar acima.