Continuando na vibe da Back In The Day, passamos de 1991 pra 1992, do Texas de volta pra New York. No rap, como qualquer um que curte um pouco o gênero pode atestar, o produtor é tão importante quanto o MC que está rimando em cima da base, e o rap foi responsável por alguns dos produtores mais icônicos da musica contemporânea, e porque não, da história da música negra americana. Tiveram alguns, como o Timbaland, The Neptunes e outros que extrapolaram e muito a influência do rap para outros gêneros, e eu diria que apesar de a gente já ter alguns bem foda anteriormente (Marley Marl, The Bomb Squad, o próprio Dr. Dre já tinha vários sons antes), pra mim a influência do produtor no rap começou a fazer mais diferença e ser mais sentido aí no começo dos anos 90. Alguns dos produtores mais fodas e considerados por todo mundo, como o DJ Premier e o Dr. Dre, fizeram a sua marca na história do rap nessa época, e falando desses caras não tem como não falar do Pete Rock.
Pra mim, o Pete é com certeza um dos 5 melhores produtores da história da música. O jeito que ele faz os flips das batidas dele é maestral e ele sempre teve um talento quase sobre natural de arranjar ótimos e clássicos samples pras beats dele. Enfim, o Pete Rock produziu pra muuuita gente, do Nas (em Illmatic, nada menos que isso) ao Jay-Z e incontáveis outros, mas tem uma batida dele que é muito clássica e que muita gente considera como a melhor batida já feita. A batida nesse caso é a de T.R.O.Y., acrônimo dessa música e não é a toa que ela tem a fama que tem. Ela é quase líquida pela maneira que ela flui, e apesar de a música ter um tema triste (a morte do parceiro dele, o Trouble T Roy) a batida meio que transcende isso, meio que mostrando uma luz no final do tunel e aproveitando pra celebrar a memória do cara e não ficar só na choradeira. Eu não falei muito do C.L. Smooth, que infelizmente é o que todo mundo faz quando fala desse som, mas o cara representa muito nas rimas dele também. A flow dele é bem formada e ele se dava uma liberdade de alterar ela conforme as partes da música, sem contar que a poesia que ele fez pra esse som também é muito boa. Ainda assim, é meio foda de focar no talento do cara quando ele tem um monstro do lado. O que importa mesmo é que esse som fez história e é por isso que está aqui como o representante de 1992. Abaixo coloquei alguns outros destaques do ano e a lista de 1992. Aproveitem!
Outros destaques de 1992:
Black Sheep - The Choice Is Yours
Eric B. & Rakim - Juice (Know The Ledge)
Kris Kross - Jump
Sir Mix-A-Lot - Baby Got Back
Nice & Smooth - Sometimes I Rhyme Slow
A Tribe Called Quest - Scenario
House Of Pain - Jump Around
Compton's Most Wanted - Hood Took Me Under
Dr. Dre & Snoop Dogg - Deep Cover
Playlist de 1992:
Nenhum comentário:
Postar um comentário