sábado, 27 de dezembro de 2014

Billboard Lists 2014: Top 5 Produtores que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando na vibe das listas de final de ano vamos pra dos produtores que mais produziram sons que estiveram nas paradas de rap em 2014. Eu vivo dizendo como cada vez mais no rap e na música como um todo o produtor é importante, muitas vezes fazendo a música ser genial e fazer sucesso praticamente sozinho e tendo status de estrela do show, como o que rola com o Pharrell e o Timbaland depois dos vários sons lendários que os caras fizeram. Bora ver quem foram então os 5 produtores que mais marcaram 2014. Pra ver as listas de 2012 e 2013 é só clicar nesses links.
1- DJ MUSTARD (12 Músicas)
Nos outros anos tu vias artistas como o Drake e o Lil Wayne e outros ultrapassando fácil os 2 digitos no que diz respeito à quantidade de som que os caras participaram, enquanto os produtores já tinham alguma dificuldade pra chegar nesse numero. O T-Minus e o Kanye West empataram em 2012 na liderança com 7 músicas e no ano passado o lider foi o Mike Will Made It com 10 músicas (enquanto o Drake teve 19). Esse ano no entanto a parada se inverteu. O Drake, que ficou em primeiro lugar, teve apenas 10 músicas, já o produtor que está em primeiro lugar conseguiu ultrapassá-lo com 12 músicas. O que isso quer dizer é que provavelmente o som desse produtor marcou mais o ano do que o som de um rapper especifico e é claro que o lider do ano foi o DJ Mustard, que com o som básico, minimalista mas bem dançante e bem West Coast dele dominou as paradas não só de rap mas de vários outros gêneros. Fora os sons que tu vai ver aqui embaixo ele produziu 2 On da Tinashe, Don't Tell'Em do Jeremih, Na Na do Trey Songz, entre outros sons e vários conseguiram lugares altos pra caralho nas paradas gerais da Billboard. Enfim, 2014 realmente foi o ano do cara, que produziu desde parceiros da California dele como o YG e Kid Ink até artistas de outra região como o T.I. e Big Sean. Eu particularmente acho o cara talentosíssimo e nada mais merecido que ele chegar no topo dessa lista em 2014. Abaixo então temos os sons que ele produziu de rap do ano.

Fergie - L.A.LOVE (la la)
Big Sean - I Don't F**k With You
Wiz Khalifa - You And Your Friends
TeeFLii - 24 Hours
T.I. - No Mediocre
Kid Ink - Main Chick
Rick Ross - Sanctified
will.i.am - Feelin' Myself
YG - Who Do You Love?
B.o.B - HeadBand
Kid Ink - Show Me
YG - My Hitta
2- DR. LUKE & CIRKUT (7 Músicas)
Em segundo lugar temos uma dupla meio inusitada. O Dr. Luke pra quem não conhece é um produtor de som pop. Entre algumas paradas que ele produziu temos Since U Been Gone da Kelly Clarkson, Roar da Katy Perry e vários outros. Cirkut é o braço direito dele que ultimamente anda fazendo vários sons com o cara e dividindo os créditos. Pois bem, eles já produziram sons de rap e tal, inclusive os da Nicki Minaj que estão na lista abaixo não dá pra negar que são batidas de rap, mas tirando os dela todos os outros sons são uns que se eu tivesse que classificar ia chamar de pop, mas que por uma razão ou outra acabaram na parada de rap da Billboard. O parceiro mais frequente dos caras na lista é o Pitbull e pelo som deles vocês tem uma idéia do que eu to falando. De qualquer forma eles produziram 7 músicas que apareceram por aqui, então aqui segue os sons dos caras.

Nicki Minaj - Get On Your Knees
Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
Nicki Minaj - Only
Nicki Minaj - Pills N Potions
Becky G - Shower
Pitbull - Wild Wild Love
Pitbull - Timber
3- MIKE WILL MADE IT (6 Músicas)
Em terceiro lugar temos o líder do ano passado, esse sim o genuíno produtor de rap. Ano passado o cara simplesmente dominou as paradas e ele ainda continua bastante relevante mas fica bem claro que o lugar no topo da relevância entre os produtores de rap foi preenchido pelo DJ Mustard. Ainda assim ele foi responsável por uns hits beeem quentes esse ano como Move That Dope e No Flex Zone e se ele está em terceiro lugar aqui esse ano é por causa justamente das parcerias dele com o Future e com os seus pupilos do Rae Sremmurd. Abaixo segue a lista do cara.

Rae Sremmurd - No Type
Rae Sremmurd - No Flex Zone!!
Future - Move That Doh
Future - Shhh...
Future - Real And True
Mike WiLL Made-It - 23
4- J. COLE (5 Músicas)
Em quarto lugar temos aqui o J. Cole e a história é a mesma da colocação alta dele nas paradas de artistas. O cara lançou na finaleira do ano o seu album 2014 Forest Hills Drive, que foi o album de rap que mais vendeu na primeira semana em 2014. Isso fez com que várias músicas dele entrassem nas paradas de rap da Billboard nas ultimas semanas e já que ele produz a maioria dos próprios sons ele acabou abocanhando o quarto lugar só com músicas de própria autoria. Ainda assim ele tem bastante mérito por fazer os próprios sons e ser tão bem sucedido com eles. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - Fire Squad
J. Cole - Apparently
J. Cole - No Role Modelz
J. Cole - Wet Dreamz
J. Cole - She Knows
5- BOI-1DA (4 Músicas)
Vamos então para o quinto e ultimo lugar, que na verdade teve um empate triplo entre 3 rappers canadenses conhecidos por trabalharem com o Drake. O primeiro post é do Boi-1da. O cara é um baita produtor, que trampou em todos os albuns do Drake e fez alguns dos maiores hits que o cara tem. 3 das músicas com as quais ele chegou aqui ele produziu pro Drake, sendo duas do album que o rapper lançou no ano passado e uma é um single novo desse ano, e mesmo na quarta o Drake também aparece. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - 0 To 100/The Catch Up
Lil Wayne - Believe Me
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2
Drake - The Language
5- VINYLZ (4 Músicas)
Empatado em quinto lugar temos também o Vinylz. 2 dos créditos do Boi-1da contam com produção também do Vinylz, que é meio que um pupilo do 1da e tal. Ainda assim eu separei o post dos dois e não fiz como o Dr. Luke & Cirkut já que alguns sons que ele fez pro J. Cole ele fez sem a parceria com o Boi-1da. Enfim, o moleque é novo pra caramba mas tá em ótima companhia e se continuar assim tem um futuro brilhante pela frente. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
J. Cole - Fire Squad
Lil Wayne - Believe Me
Drake - The Language
5- 40 (4 Músicas)
Finalmente também empatado em quinto lugar temos o 40. O cara é um dos melhores amigos do Drake e estava lá desde o começo pro cara. Ele sempre trabalha como o engenheiro musical dos sons do cara mas muitas vezes o cara produz ou adiciona alguns elementos que fazem o som do Drake ter aquele som que é reconhecido como bem dele (e do 40). Enfim, todos os da lista são co-produções com outros produtores mas não dá pra dizer que ele não é um baita produtor e que teve influência também mais nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - 0 To 100/The Catch Up
Young Money - Trophies
Drake - From Time
Drake - All Me

Abaixo seguem outros produtores que produziram pelo menos 3 músicas que apareceram nas paradas da Billboard nesse ano.

3 Músicas:
Timbaland & J-Roc
Kanye West
The Invisible Men
London On Da Track

Nenhum comentário:

Postar um comentário