terça-feira, 7 de outubro de 2014

Back In The Day: (1991) Geto Boys - Mind Playing Tricks On Me

Voltando com o conceito da Back In The Day vamos avançar pra 1991. Se 1990 pra mim foi marcado por um som que mostra na sua primazia a revolta do negro americano com a vida que ele tinha na época, esse sai um pouco desse tema. Hoje em dia todo mundo ouve o som que vem do Sul. Temos o Lil Wayne, T.I. e Young Jeezy, todos veteranissimos do Sul e a cada ano mais e mais artistas da região brilham, tanto que ultimamente eles estão mais no centro do que é inovador pro rap que outros polos como New York e Los Angeles (Chicago eu não me atrevo a incluir nessa lista). Apesar disso, em 1991 a situação era diferente. A rádio era completamente dominada pelo som do rap de New York, com a West Coast fazendo algum barulho e chamando a atenção. Quando rolava algum hit no sul, era mais sons na veia da 2 Live Crew, bem dançante mas praticamente sem conteudo.

Eu dei essa introduçãozinha porque é importante pra entender porque os Geto Boys são tão fodas. Eles não vem desses polos, e sim de Houston, no Texas. E não, eles não estavam afim de fazer outro som pra tocar nos clubes mas sem conteudo. O grupo formado pelo Scarface, Willie D e pelo anão Bushwick Bill quebrou vários paradigmas do que tu deveria achar de um som do Sul. Eles decidiram fazer um rap bem cabeça mas, além de cabeça, algo psicológico e psicológico. Algo que use do poder da narrativa dos rappers pra contar uma história, sem se limitar pelo que estava em voga na época ou por apenas relatar o que eles viveram. Acho que essa questão de quebrar paradigmas e da parte mais psicológica e paranóica do rap deles foi o que mais influenciou outros rappers na região e também fora dela. O OutKast hoje em dia é super conhecido, mas sem os Geto Boys eu não sei se eles teriam a inspiração necessária pra mudar o jogo como eles fizeram. Grupos como o Odd Future, na minha opinião, também devem muito ao que os Geto Boys trouxeram pro rap.

Fora tudo isso, o som é super bom de ouvir também. O Doug King, que produziu o som, fez uma batida de boa que permitiu que os rappers tivessem a tela perfeita pra mandar as reais que eles mandaram. Enfim, 1991 teve bastante som foda, mas na minha opinião nenhum melhor ou tão influente quanto esse. Acima vocês veem o video, abaixo tem outros sons que fizeram história de 1991.

Outros Destaques de 1991:

Main Source - Looking At The Front Door
DJ Quik - Born And Raised In Compton
LL Cool J - Mama Said Knock You Out
Gang Starr - Who's Gonna Take The Weight
DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince - Summertime
Naughty By Nature - O.P,P.
A Tribe Called Quest - Check The Rhime
Cypress Hill - How I Could Just Kill A Man

Playlist de 1991:

Nenhum comentário:

Postar um comentário