terça-feira, 11 de novembro de 2014

Back In The Day (1996): Jay-Z - Dead Presidents II

De 1995 a gente passa pra 1996 e esse é um ano interessante porque todos aqueles que são clássicamente listados como os melhores rappers de todos os tempos pela maioria do pessoal que curte rap (The Notorious B.I.G., 2Pac, Nas, Jay-Z) estavam no seu auge e fazendo som. Assim como os anos anteriores, esse é um que tem muito som quente, mas eu sou obrigado a escolher esse som do Jigga e eu vou explicar o porque disso em seguida.

Por razões óbvias, dos 4 rappers que eu listei anteriormente o com a maior visibilidade atualmente é o Jay-Z. Muitas das razões disso não tem nada a ver com o rap e sim com várias outras coisas que ele fez no campo pessoal e dos negócios, mas pra qualquer um que conhece um pouco que seja a carreira do Hov, que já ouviu o Black Album, o primeiro Blueprint, o Reasonable Doubt, entre outros sons quentes que ele fez no entre esses albuns, sabe que existem várias razões pra ele ter esse status quase divino que ele tem no rap. E pra mim o primeiro brilho desse diamante que estava por ser lapidado é o som acima. A batida feita pelo Ski é uma das razões. Ela usa um sample do Nas muito apropriado, mas tem uma melancolia e uma perenidade incrivel. Enfim, em cima dessa baita batida o Jay-Z passa a argumentar sobre como um jovem negro e ambicioso pode chegar ao auge e conseguir os presidentes mortos (que estão nas notas de dolar) para representá-lo. A história do Jay-Z envolve o tráfico mas ele fala dele de uma maneira diferente, não tanto glorificando mas mostrando a inevitabilidade dessa saida no caso dele. Enfim, esse é um som clássico demais, das letras à batida, e é por isso que é o representando de 1996 nessa coluna. Abaixo temos alguns outros destaques do ano e uma playlist de 1996 que eu fiz.

PS: Esse foi o ano que o Tupac foi assassinado, e acabou estourando California Love, que é altos som que ele fez com o Dr. Dre, mas eu acabei achando Dead Presidents II mais importante pro ano. Ainda assim, R.I.P. Tupac.

Destaques de 1996:

GZA feat. Inspectah Deck - Cold World
Busta Rhymes - Woo Hah!! Got You All In Check
Bone Thugs-N-Harmony - Tha Crossroads
2Pac feat. Roger Troutman & Dr. Dre - California Love
Do Or Die - Po Pimp
Nas - Street Dreams
Camp Lo - Luchini A.K.A. This Is It

Playlist de 1996:

Nenhum comentário:

Postar um comentário