O Xang é um rapper de Maryland que faz um som com umas batidas meio ambientes que eu acho bem da hora. Esse som lembra uma beat do Clams Casino da época que ele produzia pro A$AP Rocky, Main Attrakionz e Lil B e o resultado é da hora. Clica aí pra conhecer o cara.
É galera, primeiro Billboard Fridays de abril de 2025 e apesar do primeiro lugar continuar com o Kendrick Lamar e a SZA, o destaque da semana é novamente o Playboi Carti, dessa vez acompanhado do The Weeknd. Esse som foi produzido pelo F1lthy, Ojivolta, Twisco, Ramzoid e Mike Dean e é mais uma colaboração recente dos dois, meio que um obrigado de volta pelo baita hit que foi Timeless. Esse som eu diria que é o que tem a pegada mais pop do album todo do Carti então não me surpreende estar tão alto entre os singles dele. Particularmente não é um dos meus sons favoritos do album, mas já que o album é sensacional, é claro que esse som também é bem da hora. Apesar de não ter vídeo ainda, vale clicar aí em cima pra ver qual é. Abaixo segue o top 25 da semana.
É galera, lá se vai mais um mês e vocês já sabem que vai ter indicação de projetos novos aqui pelo Aqua, então confere abaixo o que eu ouvi e curti no mês.
Shygirl - Club Shy Room 2 EP
Wifey Riddim feat. Jorja Smith & SadBoi [prod. by Shygirl, Oscar Scheller & Flukes]
LISA - Alter Ego
FXCK Up The World feat. Future [prod. by FNZ, ATL Jacob & Hendrix Smoke]
O DJ Python é americano mas os pais dele vem da América do Sul, mais especificamente do Equador e da Argentina. Ele é um produtor bem interessante, mas nesse som ele decidiu convidar o rapper britânico Jawnino pra meter um verso e o músico Organ Tapes pra meter um solo de guitarra irado e o resultado ficou bem diferente e interessante. Vale dar uma ouvida pra ver qual é.
Maluco, que loucura, acabou de sair a notícia que o Young Scooter morreu no seu aniversário de 39 anos. O cara sempre foi um rapper de destaque na cena de Atlanta, tendo feito várias mixtapes fodas na era de ouro de lá, junto com caras fodas como o Future, Young Thug e Gucci Mane. Fazia um tempinho que ele não lançava algo novo de destaque mas não dá pra duvidar do talento dele. Pra relembrá-lo eu adicionei vários sons de destaque dele na playlist Aquanthologies do Spotify, clica lá pra ouvir. R.I.P. Young Scooter.
Sobrou som quente do Carti até pro album novo do NAV! O NAV é um cara bem curioso porque ele é tipo, um rapper passável, nada que chame muito a atenção, mas ele sempre consegue umas features absurdas que elevam os seus sons e essa entra bem na mesma classificação. O Carti anda numa sequência absurda então é claro que esse som é foda mas o NAV manda bem também, vale clicar aí pra ver qual é.
O Kendrick Lamar e a SZA seguem na liderança mais uma semana mas o destaque é claro que vai pro cara do momento, o Playboi Carti. Ele finalmente lançou o seu album, o fenomenal MUSIC que porra, é um banger atrás do outro. Não a toa ele dominou o Hot 100, colocando todas as 30 músicas do album no Top 100 dos Estados Unidos, e emplacando nada menos que 18 músicas no top 25 de rap na semana, que é coisa pra cacete. A que chegou mais alto, em segundo lugar nas duas paradas, é Evil J0rdan, que ele já tinha lançado no YouTube mas não no Spotify. Esse som, produzido pelo Cardo, Johnny Juliano e Ojivolta é um baita de um banger, dos melhores da carreira do Carti. O clipe é bem básico, até meio independente parece, mas funciona, sendo meio caotico e parecendo improvisado, como as vezes o som do Carti parece. Vale demais clicar aí pra ouvir essa sonzeira, abaixo tem o top 25 da semana.
O Saba é um rapper talentosíssimo de Chicago que eu não canso de postar aqui no blog e o No ID é uma lenda do rap, tendo ajudado o Kanye no inicio da sua carreira como produtor e produzido pra gente muito foda como o Common, Jay-Z e vários outros. Esse projeto novo dos dois é irado, super inspirado, e esse som também é um destaque do projeto, vale demais clicar aí pra ouvir.
É galera, o Kendrick Lamar e a SZA seguem na liderança das Hot Rap Charts e do Hot 100 mas o destaque da semana vai pra Bhad Bhabie, que não aparecia por aqui a bastante tempo. Se preparem que o post de hoje é basicamente a revista Contigo do rap. Pra vocês que não lembram, ela viralizou a uns 8 anos atrás com o jeito bem country dela falando "Catch Me Outside, how bout that?" pra mãe dela no programa Dr. Phil. Enfim, ela transformou ela aparição viral em uma carreira como rapper, que estourou com um single que ela falava essa catchfrase mas não teve muita projeção além disso. Recentemente ela se envolveu em uma treta com a Alabama Barker, filha do baterista Travis Barker que faz parte do Blink-182, por ela ter se envolvido com o pai do filho da Bhad Bhabie. A Alabama faz música também então está rolando idas e vindas de diss tracks, e essa específica ficou viral. Esse som basicamente usa a batida de Carnival do Ye e Ty Dolla $ign, mas apesar disso os créditos da produção estão pro LV, não pro Ye. A música é uma largacera constante pra Alabama mas as rimas são bem fracas. O videozinho também é bem fraco, com basicamente a Bhad Bhabie rimando em um galpão e balançando a bunda na frente de umas SUVs caras. Enfim, não curti nenhum dos dois mas se vocês quiserem ver é só clicar aí em cima, abaixo segue o top 25 da semana.
É galera, um dos albuns mais antecipados dos últimos anos finalmente foi lançado. Estou falando do MUSIC, do Playboi Carti. Ele tem 30 músicas mas eu não consegui ouvir ele inteiro ainda, então estou aproveitando a deixa para deixar aqui um som animal que ele já tinha lançado anteriormente no YouTube mas lançou pela primeira vez no Spotify com o album. HBA é abreviação de Hood By Air, uma marca de vanguarda que o Carti adora usar. Enfim, vale clicar aí pra ouvir, logo menos eu atualizo o blog com outros sons que eu eventualmente achar que se destacam.
Surf Gang é um grupo irado de produtores encabeçado pelo evilgiane, que começou trampando com um monte de rapper foda do underground mas que hoje em dia já trampou com astros como o Kendrick Lamar e o A$AP Rocky. Um dos rappers que trabalhava direto com a Surf Gang é o Harto Falión e agora o evilgiane lançou um album colaborativo com o rapper que tá bem da hora. Esse é um dos sons que eu mais curti do projeto e vale clicar aí pra ouvir.
Esse som é pra galera que curte o rap free flow de caras como o RXK Nephew e do BabyTron. O 509 BMG é de Orlando e o cara decidiu pegar umas beats de reggae pra sair lançando 11 minutos de verso e incrivelmente o negócio ficou da hora. Clica aí pra ver qual é que vale a pena.
O Kendrick Lamar e a SZA seguem na liderança mais uma semana mas o destaque da semana vai pro Sleepy Hallow. Esse som dele, produzido pelo Great John, DJ Clue, Eric Johnson e Project Kidz nem é novo, tendo sido lançado no album que ele lançou em 2023, mas ultimamente ele estourou no TikTok, aí já sabe, veio direto pras paradas. A minha teoria é que agora que a Doechii estourou após ter ganho vários Grammys no inicio do ano, a galera descobriu esse som mais antigo que também conta com ela. Enfim, o som tem uma vibe diferente da maioria dos sons de rap dessa lista, com uma batidinha que lembra um indie rock dos anos 2000 com a Doechii no refrão, e uns versos do Sleepy Hallow em cima. O vídeo é bem básico, só o Sleepy rimando em um estudio e umas outras cenas acessórias, nada muito marcante. Enfim, acima vocês podem conferir o som, abaixo temos o top 25 da semana.
O LUCKI é um rapper irado de Chicago que infelizmente não é tão conhecido quanto o seu talento mereceria que fosse. Ele tem uma baita influência do rap de Atlanta e faz as coisas do jeito dele, sempre soando fresh pra caramba. Nesse vídeo o LUCKI meteu um freestyle em cima de várias batidas e o resultado ficou bem foda, vale clicar aí pra ver qual é.
O Shaudy Kash é um rapper que tem uma flow bem calma, meio arrastada, mas que casa bem pra caramba com as batidas cheia de microdetalhes do Top$ide. Eles lançaram um projeto juntos e esse som específico ficou irado, vale clicar aí pra ver qual é.
O Roy Ayers foi um músico absurdo que infelizmente nós perdemos essa semana. Ele não era exatamente de rap, fazendo mais um neo funk, meio que uma fusão de vários ritmos negros, sendo um cara mais old school. Ainda assim ele colaborou direto com vários artistas fodas do rap, de cabeça consigo pensar no Ghostface Killah e no Tyler, the Creator, mas o destaque que decidi dar foi pra esse som aí acima, feito com o Adrian Younge e o Ali Shaheed Muhammad. O Adrian Younge é um produtor de rap foda, que já fez um album inteiro com o Ghostface Killah e já produziu pra caras como o Jay-Z também e o Ali Shaheed Muhammad é um dos membros de A Tribe Called Quest junto com o falecido Phife Dawg e o Q-Tip. Enfim, esse é um projeto que esses dois produtores fodas de rap fizeram com o Roy Ayers e eu achei que ficou muito da hora então decidi colocar aqui pra relembrar essa lenda. R.I.P. Roy Ayers.
O Kendrick Lamar e a SZA seguem mais uma semana na liderança com Luther mas o destaque da semana vai de novo pro Drake com Nokia. Esse pra mim é o single mais natural, que mais tem cara de um som que estouraria, do album novo do Drake com o PARTYNEXTDOOR. O som foi produzido pelo Elkan e a moral do nome ser Nokia tem a ver justamente com a batida que tem uma sonoridade que lembra os ringtones dos telefone da Nokia das antigas, e que acaba sendo referenciado pelo Drake também no refrão do som. Enfim, o som é bem animadinho e eu curti bastante, vale dar uma ouvida clicando ai em cima. Ele não tem vídeo ainda mas se sair eu atualizo aqui, abaixo vocês conferem o top 25 da semana.
Update: É galera, saiu o vídeo do Drake e sinceramente eu esperava bem mais. O video é todo em preto e branco, que eu acho que não ajudou com o visual do clipe. Nele, sei lá porque, apesar de ser um som animado e ter uma galera dançando, ele parece mó triste. O visual tem umas inspirações no layout dos Nokias antigos mas tudo é bem superficial. Não é um clipe péssimo mas eu esperava bem mais. Pra ver qual é, clica aí em cima.
Esse som eu ouvi pela primeira vez no show mais recente da Louis Vuitton, na coleção que o Pharrell Williams assinou colaborativamente com o Nigo para o Outono/Inverno 2025. O som é bem irado, e como era de se esperar conta com uma batida foda do Pharrell, versos do Don Toliver e uma palhinha do j-hope, que faz parte do BTS. Speedy eu não sei quem é, mas é o nome de uma bolsa bem famosa da Louis Vuitton, então eu suspeito que seja essa a referência, apesar de ser bizarro creditar uma bolsa como artista em um som, mas fazer o que né. Enfim, vale clicar aí pra ver qual é.
To meio atrasado pra postar esse som, mas a vida anda corrida e as vezes é assim mesmo. Cara, que loucura, o 2 Chainz a pouco tempo atrás fazia uns sons de trap pesadão irados, agora ele tá fazendo uns grown up raps no melhor estilo do Curren$y e Roc Marciano, junto com o Larry June e com produção do Alchemist e o resultado é iradissimo. Óbvio que esse som ser irado também é muito mérito do Larry June e da batida suntuosa do Alchemist que parece não errar nunca. O clipe também é muito bem feito, passando uma sofisticação irada, vale demais vocês clicarem aí pra ouvir.
Trinidad & Tobago é um país no Caribe que tá tendo uma cena bem própria de rap. O Kman 6ixx é um rapper de lá que faz Trinibad, um som que mistura influências de dancehall e rap e o resultado é bem da hora. Esse som específico é muito quente e vale vocês clicarem aí pra conferir.
O skaiwater é um rapper muito interessante que eu descobri no ano passado. Esse ano ele já lançou vários sons quentes novos no seu último album, que mistura vários gêneros dentro do universo do rap. Feral é um som que ficou iradissimo e vale vocês ouvirem, clica aí pra ver qual é.
É galera, e o Kendrick foi destronado por ele mesmo, saindo Not Like Us do primeiro lugar pra ser substituido por Luther. O destaque no entanto vai pro seu arquinimigo, o Drake. Ele lançou um album recentemente com o PARTYNEXTDOOR, que chegou no primeiro lugar nas paradas de albuns mas que tem mais sons de R&B do que de rap no projeto. Ainda assim, alguns sons de rap apareceram nas paradas essa semana, e o destaque da semana vai pra Gimme A Hug, produzida pelo GORDO, Richard Zestenker, Johannes Klahr, Simon Hessman, Kid Masterpiece e Noel Cadastre. Esse som é o mais perto que o Drake chega de uma resposta ao desastre todo que foi a batalha dele contra o Kendrick, tendo um verso até que bem engraçado sobre se o Kendrick tocasse nos stripclubs as minas iam ter que tirar o dicionário por lá e tal. Enfim, o som é de boa, não é pra mim um destaque do album, quem dirá da carreira do Drake, mas é isso. Pra ver qual é, só clica aí em cima. Se sair video da música eu vou atualizar aqui e abaixo vocês conferem o top 25 da semana.
Outro som que pra mim se destacou desse album novo do Drake com o PND é esse aí. Diferente do post anterior, esse som tem mais aquela pegada meio de club, como alguns sons do Views e do Scorpion como God's Plan e Nice For What. Nem por isso o som é menos legal ou tem uma pegada menos forte, eu particularmente curti bastante. Vale clicar aí pra ver qual é.
O Drake lançou um album novo em parceria com o PARTYNEXTDOOR e, apesar de estar longe do auge do cara, é inevitável que tenha alguns sons fodas no projeto. Um dos sons que eu mais curti, que é mais cabeça e vai naquela pegada do So Far Gone e do Take Care do Drake pensando na posição dele em relacionamento com alguma mina. A batida soa muito boa, como se fosse uma vintage do 40 (apesar de ter sido produzida por outros produtores). Enfim, vale clicar aí pra ouvir que esse som tá bem da hora.
A John Glacier, apesar do nome, é uma rapper mulher lá do Reino Unido. O som dela, principalmente na parte instrumental, tem uma pegada de música eletrônica que é algo bem associado aos rappers britânicos, mas tudo isso de uma maneira bem atual. Ela manda uns versos irados e o album mais recente dela tá bem foda. Vale clicar aí pra ouvir esse som novo dela.
É galera, e temos de volta Not Like Us no topo tanto da Hot Rap Charts quanto do Hot 100. Claro que o som vem na força da sua apresentação no intervalo do SuperBowl, que foi bem da hora e deu muita enfase pra esse mega hit do Kendrick. Com ela veio um monte de músicas históricas do Kendrick de volta pras paradas, e outras que já estavam subiram, que foi o caso de Peekaboo. Esse som, produzido pelo Bridgeway, Sean Momberger e Sounwave é tranquilamente um dos sons que eu mais curti do GNX e vale demais ter ele finalmente aqui nos destaques. Além do destaque óbvio pro Kendrick vale falar também da participação bem foda do AzChike no som, que deixa a sua marca nesse hit. Esse som não tem vídeo mas vocês podem conferir o som acima, abaixo segue o top 25 da semana.
Levou um tempinho pra eu postar, até porque não saiu imediatamente o vídeo no YouTube, mas eu preciso dar o destaque merecido pra essa apresentação foda da Doechii nos Grammys. Ela estava concorrendo em uma série de categorias, incluindo Best New Artist, e levou o prêmio de Best Arap Album pelo seu excelente Alligator Bites Never Heal. Pra fechar ela ainda fez uma apresentação super foda e icônica, essa aí de cima, que vale demais vocês darem uma olhada. Enfim, se quiserem dar uma olhada no restante dos vencedores do Grammy é só clicar nesse site do prêmio.
E continuando o tema de rappers britânicos (pra quem não tá ligado, o fakemink e o MF DOOM são de lá) a gente vai continuar na terra do Rei Charles, com esse som novo do AJ Tracey com a cantora Jorja Smith. O som é absurdamente agradável de ouvir, tem uma batida mega dinâmica, e os versos do AJ Tracey são irados. O que me surpreendeu mesmo foi ver até a Jorja Smith rimar mas o resultado ficou irado, clica aí pra ver qual é que vale muito a pena.
Madvillainy, o album colaborativo que o finado MF DOOM e o igualmente genial Madlib fizeram juntos como Madvillain, pra mim é um dos melhores albuns de todos os tempos (não só de rap). Então eis a minha surpresa e felicidade ao ver que a Stones Throw (gravadora que lançou o projeto) lançou um album com os demos do projeto. Ele é todo muito da hora mas vou deixar um som particular que eu curti muito ouvi a versão demo pra vocês, clica aí pra ver qual é.
O fakemink é um rapper inglês que faz um som que mistura vários gêneros e geralmente é bem interessante. Esse som particularmente é bem legal, bem original misturando influências diversas, vale demais clicar aí pra ver qual é.
É galera, o Travis Scott foi rapidamente destronado do topo da Hot Rap Charts, sendo substituido pelo Kendrick Lamar e SZA mas o destaque da semana vai pra outra dupla de rapper e cantor, no caso a Sexyy Red e o Bruno Mars. Esse som novo deles foi produzido pelo Bruno Mars e pelos seus parceiros de produção, The Stereotypes, e soa como a típica música do Bruno Mars pós 24k Magic. Ela tenta ser bem suntuosa e sensual na produção mas eu achei que as letras das músicas são obscenas demais pra passar esse clima pra música. Olha, particularmente parece bem aquelas musicas isca pra tocar no radio e eu particularmente não curti muito. O clipe também é bem tipico do Bruno Mars, com uma produção cinematográfica, tentando passar um clima de sensualidade e tudo mais, contando até com uma participação da Lady Gaga no final. Enfim, como eu disse, não sei se curti muito não mas é isso. Pra ver clica aí em cima, abaixo vocês conferem o top 25 da semana.
O OsamaSon é um rapper que tá fazendo uns sons bem interessantes atualmente. Ele tem aquela pegada meio TDAH, rimando sobre várias paradas ao mesmo tempo e com batidas hiperestimulantes tipo como o Playboi Carti e o Ken Carson. Enfim, esse é um som bem da hora do projeto mais recente dele, vale clicar aí pra ver qual é.
Pra quem não tá ligado, o Irv Gotti é um DJ, produtor e executivo de NY que tem relação direta com diversos caras lendários de NY, em especial do inicio dos anos 2000. Ele produziu sons do começo da carrera de caras como o Jay-Z, DMX, Ja Rule, entre outros. Com isso ele conseguiu lançar a sua própria gravadora com a Def Jam, a Murder Inc., que assinou artistas como o Ja Rule, a Ashanti e o Lloyd. Praticamente toda a carreira do Ja Rule foi produzida pelo Irv Gotti mas ele já produziu sons pra vários outros artistas dentro e fora do rap, chegando ao primeiro lugar nos States com sons pra Jennifer Lopez, Ashanti, Fat Joe, e o próprio Ja Rule. Enfim, ele era uma lenda do rap, um baita produtor, e infelizmente se foi. Pra relembrá-lo eu inclui vários sons que ele produziu na playlist Aquanthologies do Spotify pra vocês conferirem. R.I.P. Irv Gotti.
É galera, e finalmente temos um novo lider pra Hot Rap Charts e de quebra também pro Hot 100, e ele é ninguém menos que o Travis Scott. Esse som novo dele, que estreou nas paradas essa semana direto em numero 1 e foi produzido pelo Tay Keith e FNZ, teve todo o seu lucro revertido para os incendios na grande Los Angeles, que é uma parada bem legal do Travis fazer. Fora isso é um som bem tipico do Travis Scott, ou seja, se tu curte o cara certamente vai curtir esse som, caso contrario provavelmente não vai ver algo novo pra te atrair a ele. O clipe, como quase tudo que o Travis lança, é super bem produzido, contando com várias imagens fodas que não tem muita ligação entre si mas que funcionam super bem em um videoclipe de música. Enfim, vale a pena clicar aí pra conhecer, abaixo segue o top 25 da semana.
E lá se foi o primeiro mês do ano, tempo passa voando mesmo. Como de praxe vou deixar aqui minhas dicas de albuns, EPs, mixtapes e outros lançamentos de rap que eu ouvi no mês e indico. Enjoy!