quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Billboard Lists 2017: Top 5 Produtores de rap que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando com as clássicas listas anuais aqui do blog, vamos pra dos top 5 produtores que mais aparecerem na parada de rap da Billboard. A apuração dela também é bem simples, eu só somo os créditos que cada produtor tem em músicas que chegaram ao top 25 de rap todas as semanas do ano. A particularidade que essa lista tem é que se tem um produtor que aparece em todos os créditos dele junto com um outro produtor específico, eu não conto ele pra lista. Usando de exemplo o Kanye West e o Noah Goldstein que são produtores que trampam direto juntos, se o Noah tem 5 créditos de músicas que ele produziu ele estaria concorrendo a estar no top 5, mas se em todas essas 5 ele está junto com o Kanye West e o Kanye tem 9 por exemplo, só o Kanye vai aparecer. Agora se o Noah tiver uma das 5 na qual o Kanye não co-produziu, aí ele está elegível a aparecer aqui sim. Seguem os links pra essa mesma lista em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 e sem mais delongas, vamos pra 2017.


1- METRO BOOMIN (17 Músicas)
O campeão desse ano é o mesmo do ano passado, o Metro Boomin. Ele produziu 17 músicas que apareceram nas paradas de rap no ano passado, pra ter uma noção isso é só 1 a menos do que o número de músicas que o Drake apareceu em 2017, ou seja, é coisa pra caramba. Várias delas como Bad And Boujee, Congratulations, Mask Off e Tunnel Vision chegaram inclusive no top 10 geral da Billboard do ano. Além disso, diferente de outros produtores que fazem principalmente sons pra um cara específico então tem vários créditos só com aquele rapper, o Metro teve créditos com 10 artistas diferentes no ano, mostrando a diversidade dele pra trabalhar com caras que tem sonoridades bem distintas entre si. Como se isso não fosse suficiente ele lançou também 3 albuns colaborativos no ano, o Perfect Timing com o Nav, Without Warning com o 21 Savage e Offset e o Double or Nothing com o Big Sean. O cara é sem dúvida o produtor mais popular e na minha opinião é também um dos melhores da atualidade, já tendo marcado o seu lugar no panteão de grandes produtores da história do rap. 2017 foi um grande ano pro cara, então parabéns pelos seus feitos e abaixo seguem os sons que ele produziu no ano.

Migos - Bad And Boujee
Big Sean - Bounce Back
Gucci Mane - Both
21 Savage & Metro Boomin - X
Lil Uzi Vert - You Was Right
21 Savage & Metro Boomin - No Heart
Post Malone - Congratulations
Big Sean - Sacrifices
Kodak Black - Tunnel Vision
Future - Mask Off
Future - My Collection
Metro Boomin - No Complaints
21 Savage - Bank Account
Gucci Mane - I Get The Bag
21 Savage, Offset & Metro Boomin - Ghostface Killers
Offset & Metro Boomin - Ric Flair Drip
21 Savage, Offset & Metro Boomin - Rap Saved Me


2- CUBEATZ (10 Músicas)
Cubeatz é uma dupla alemã de produtores da qual você provavelmente nunca ouviu falar mas certamente já ouviu o som dos caras, tendo produzido pro Drake, Travis Scott, Future, Nicki Minaj, Migos, 2 Chainz, entre outros. Eles são irmãos gêmeos e é raro os caras assinarem sozinhos alguma produção mas o dedo deles está em alguns dos maiores hits do ano e eles trabalham em conjunto com diversos produtores como o próprio Metro Boomin, Murda Beatz, Cardo, entre vários outros. Tendo aparecido em 10 hits do ano o que dá pra dizer é que ele estão colocando a impressão digital deles nas músicas e vendo a qualidade do som que eles co-produziram é difícil negar que os caras são bons. Seguem abaixo então os sons que os caras produziram no ano.

21 Savage & Metro Boomin - No Heart
Travis Scott - Goosebumps
Kodak Black - Tunnel Vision
Future - My Collection
Nicki Minaj, Drake & Lil Wayne - No Frauds
Drake - Portland
Drake - No Long Talk
2 Chainz - 4 AM
Kodak Black - Roll In Peace
Migos, Nicki Minaj & Cardi B - MotorSport


3- MURDA BEATZ (8 Músicas)
Em terceiro lugar temos o Murda Beatz. Ele é um produtor do Canadá que começou a carreira dele a pouco tempo, produzindo sons pros Migos e pro Drake. Com a qualidade e a vibe do som do cara outros rappers foram pedindo batidas pra ele e o resultado é que, apesar de em 2016 ele mal ter aparecido com produções em hits, em 2017 ele emplacou 8, que é coisa pra caramba. A vibe dele é bem massa, eu curto, é como se fosse uma atualização do som de Toronto que caras como o Boi-1da e T-Minus desenvolveram, acrescentando um pouco das bases e graves de caras de Atlanta como o Metro Boomin e Southside. Vale a pena ficar de olho no cara porque ele tem futuro. Abaixo seguem os hits que ele produziu no ano.

Migos - Get Right Witcha
Nicki Minaj, Drake & Lil Wayne - No Frauds
Drake - Portland
Drake - No Long Talk
2 Chainz - 4 AM
Travis Scott - Butterfly Effect
2 Chainz - It's A Vibe
Migos, Cardi B & Nicki Minaj - MotorSport


4- SOUTHSIDE (7 Músicas)
Em quarto lugar temos um empate triplo, então vamos começar pelo Southside. O cara é um veterano de Atlanta, sendo o cabeça da 808 Mafia e tendo produzido já vários sons pro Gucci Mane, Future, Young Thug e a galera que rodeia esses rappers. Esse ano boa parte dos créditos em produções do cara foram em co-produções com o Metro Boomin mas ele continua com uma sonoridade bem específica dele, daqueles traps pesadões que destroem os graves. Parabéns pelos sons e abaixo seguem os que chegaram ao top 25 da Billboard em 2017.

Gucci Mane - Both
21 Savage & Metro Boomin - No Heart
Kodak Black - Tunnel Vision
Gucci Mane & Nicki Minaj - Make Love
Gucci Mane - I Get The Bag
Future & Young Thug - Patek Water
Future & Young Thug - No Cap


4- SOUNWAVE (7 Músicas)
Também empatado em quarto lugar está o Sounwave. Ele é um produtor da casa da TDE e sendo assim ele tem várias produções com os rappers da gravadora como o Kendrick Lamar e o Schoolboy Q. Esse ano ele está aqui 100% por causa das músicas que ele produziu para o DAMN., tendo produzido a maior parte do album. Se você parar e ver o crédito dos sons que ele já produziu pro Kendrick vai ver que a sonoridade do próprio Sounwave se confunde muito com a do K. Dot, ou seja, é um som fudido, bem west coast mas com um toque moderno e alguma influência de outras regiões. O cara é talentosíssimo e certamente vai continuar no topo por muito tempo enquanto a sua gravadora mantiver a qualidade atual. Abaixo seguem os hits do ano do cara.

Kendrick Lamar - Loyalty.
Kendrick Lamar - Element.
Kendrick Lamar - Love.
Kendrick Lamar - Yah.
Kendrick Lamar - XXX.
Kendrick Lamar - Feel.
Kendrick Lamar - Lust.


4- NO I.D. (7 Músicas)
Finalmente, também empatado em quarto lugar temos o No I.D.! Nunca imaginei que eu ia falar de um produtor clássico do rap como o No I.D. aqui nesse top 5, mas é muito massa ver ele aqui. Pra quem não sabe, ele é o mentor do Kanye West, tendo dado oportunidade pro cara começar a produzir e ensinando vários macetes do jogo, inclusive de produção, pro cara. Além dele, ele foi essencial na carreira de vários outros rappers fodas como o Common, Vince Staples e outros. Pra fechar ele ainda é o vice-presidente da Capitol Records, uma das gigantes da música mundial. Além desses feitos todos ele foi o responsável por produzir o álbum novo do JAY-Z, o 4:44, de cabo a rabo, por isso apareceu com tantos hits nesse ano. As produções dele são sensacionais e são exatamente o que o JAY-Z precisava pra esse álbum então parabéns por continuar fazendo sons tão fodas e pela colocação desse ano. Abaixo seguem os sons que ele produziu.

JAY-Z - The Story of O.J.
JAY-Z - 4:44
JAY-Z - Bam
JAY-Z - Family Feud
JAY-Z - Kill Jay Z
JAY-Z - Smile
JAY-Z - Caught Their Eyes

Abaixo seguem outros produtores que produziram múltiplas músicas que apareceram na Billboard em 2017:

6 Músicas:
DJ Khaled
DJ Dahi
Top Dawg

5 Músicas:
Mike WiLL Made-It
J. Cole
Bekon

4 Músicas:
Boi-1da
Allen Ritter
40
Ben Billions

3 Músicas:
Frank Dukes
Amaire Johnson
Louis Bell
Nav
Pi'erre Bourne

Nenhum comentário:

Postar um comentário