quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Billboard Lists 2016: Top 5 Produtores de rap que mais apareceram na parada de rap da Billboard

Continuando com as listas de fim de ano, essa é dos caras que mais produziram sons que apareceram na parada de rap da Billboard. Isso é massa porque as vezes tu ouve músicas que tem semelhanças, apesar de ser de artistas diferentes, e essa semelhança se explica por ambas terem sido produzidas pelo mesmo cara. Enfim, no que diz respeito ao rap, a batida é tão importante quanto a rima, então aqui vão os caras responsáveis por fazer os sons que mais tocaram no ano, lembrando que se for um produtor que só faz som junto com algum outro específico, eu não colocarei esse co-produtor, já que o principal já estará contando. Segue aqui também as listas de 2012, 2013, 2014 e 2015. Vamos então à de 2016:


1- METRO BOOMIN (16 Músicas)
Em primeiro lugar, assim como foi em 2015, temos o Metro Boomin. Na ascenção recente do Future o produtor que fez boa parte dos hits do cara foi o Metro Boomin, o que deu uma visibilidade enorme pro cara. Isso permitiu que hoje em dia ele trabalhasse com artistas bem mais variados, inclusive de fora de Atlanta, como o Kanye West, Drake e Lil Uzi Vert e artistas até fora do rap, como a Tinashe e o Usher. Ele até lançou em 2016 um album próprio, em colaboração com o 21 Savage, o Savage Mode, que também teve vários sons fodas. Enfim, o cara realmente é um dos melhores produtores que existem, toda batida que ele prepara é quentíssima, portanto nada mais justo ele aparecer aqui no topo. Abaixo seguem os sons que ele produziu.

Drake & Future - Jumpman
Future - Where Ya At
Drake & Future - Big Rings
Future - Low Life
Future - Xanny Family
Kanye West - Father Stretch My Hands Pt. 1
Kanye West - Waves
Kanye West - FML
Future - Wicked
Drake - Childs Play
Lil Uzi Vert - You Was Right
21 Savage & Metro Boomin - X
21 Savage & Metro Boomin - No Heart
Big Sean - Bounce Back
Migos - Bad And Boujee
Gucci Mane - Both


2- 40 (15 Músicas)
Em segundo temos o 40, amigasso e produtor do Drake. Enquanto o Drake continuar fazendo sucesso a gente vai ver o 40 nessas listas. Ele trabalha desde o começo da carreira do Drake com o cara e não tem um album do Drake no qual ele seja co-produtor da maioria dos sons do cara. Ele sempre está envolvido no processo, seja produzindo a batida do zero, seja dando os toques que fazem a gente reconhecer de cara um som como um daqueles com a vibe do Drake. Enfim, é um grande produtor, talentosíssimo e bem original no seu trabalho, e merece o reconhecimento. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - Back To Back
Drake - Summer Sixteen
Drake - Pop Style
Drake - Grammys
Drake - Still Here
Drake - U With Me?
Drake - 9
Drake - Childs Play
Drake - Feel No Ways
Drake - Weston Road Flows
Drake - Redemption
Drake - Faithful
Drake - Fire & Desire
Drake - Views
Drake - Two Birds, One Stone


3- KANYE WEST (11 Músicas)
O Kanye West, como vocês devem saber, além de rapper é um grande produtor. Todo som que ele faz ele obviamente mexe na produção pra deixar do jeito perfeccionista que ele exige de si mesmo. Hoje em dia no entanto é difícil ele produzir algo sozinho,sempre contando com uma gangue de produtores bem diferentes pra fazer o som dele único, do jeito que ele gosta. Como o seu album The Life Of Pablo teve vários dos sons nas paradas, o resultado é vários sons produzidos pelo Kanye nas paradas também. É bem interessante notar também que hoje em dia ele mora em Calabasas e é praticamente vizinho do Drake, coisa que os dois já falaram várias vezes, e isso resultou em alguns sons do Drake tendo colaboração do Kanye na parte da produção também. Enfim, abaixo seguem os sons que o cara produziu no ano.

Kanye West - Famous
Kanye West - Father Stretch My Hands Pt. 1
Kanye West - Pt. 2
Kanye West - Ultralight Beam
Kanye West - Waves
Kanye West - FML
Kanye West - Real Friends
Drake - U With Me?
Drake - Feel No Ways
Kanye West, Gucci Mane, 2 Chainz, Big Sean, Travis Scott, Desiigner, Yo Gotti, Quavo - Champions
Drake - Two Birds, One Stone


4- J. COLE (10 Músicas)
Outro cara que é rapper e produtor é o J. Cole. Ele no entanto é diferente do Kanye, pois começou como rapper, não como produtor, e basicamente produz pra deixar as batidas dele como ele precisa que soe para as suas rimas, praticamente sem produzir para outros rappers. Apesar disso, ele lançou esse ano o 4 Your Eyez Only, que conta com 10 músicas, todas produzidas por ele mesmo, logo ele conseguiu chegar como nessa posição nesse ano. Ele tem uma sonoridade bem própria dele e eu acho que faz um bom trabalho como produtor, curto o cara. Abaixo seguem os sons produzidos pelo cara.

J. Cole - Deja Vu
J. Cole - Immortal
J. Cole - Neighbors
J. Cole - Change
J. Cole - She's Mine Pt. 1
J. Cole - For Whom The Bell Tolls
J. Cole - Ville Mentality
J. Cole - 4 Your Eyez Only
J. Cole - Foldin Clothes
J. Cole - She's Mine Pt. 2


5- BOI-1DA (9 Músicas)
Empatado em quinto lugar temos o Boi-1da e o Mike Dean, então vamos começar pelo 1da. O Boi-1da é um produtor de Toronto que também é bem próximo do Drake. Enquanto o 40 tem uma sonoridade meio etérea, o Boi-1da é o cara que faz os bangers pro Drake. Ele faz parte da gravadora do Drake, a OVO Sound, e aparece aqui principalmente pelos sons que produziu pro cara. Apesar disso, ele não está envolvido em todos os sons do Drake e também não trabalha exclusivamente pro Drake, tendo feito nesse ano por exemplo, sons com o Kanye West e o J. Cole. Enfim, o cara é um hitmaker nato, também com uma sonoridade bem própria dele, e que merece estar aqui. Abaixo seguem os sons do cara.

Drake - Summer Sixteen
Drake - Pop Style
Kanye West - Real Friends
Drake - Hype
Drake - 9
Drake - Faithful
Drake - Views
Gucci Mane & Drake - Back On The Road
J. Cole - Deja Vu


5- MIKE DEAN (9 Músicas)
O Mike Dean é o outro cara empatado em quinto lugar. Ele é um multi-instrumentalista do Texas, conhecido como um dos melhores guitarristas que trabalham também com produção. Ele já fez sons com vários rappers do Sul mas começou a fazer sons mais populares quando começou a trabalhar com o Kanye e co-produzir praticamente todos os sons do cara. Hoje em dia, além do Kanye, ele produz pra outros caras da G.O.O.D. Music, como o Desiigner e o Travi$ Scott, sendo que esse último foi inclusive ele que apresentou ao Kanye. O cara é foda, e abaixo seguem os sons produzidos por ele.

Kanye West - Famous
Kanye West - Father Stretch My Hands Pt. 1
Kanye West - Ultralight Beam
Kanye West - Waves
Kanye West - FML
Kanye West, Gucci Mane, 2 Chainz, Big Sean, Travis Scott, Desiigner, Yo Gotti, Quavo - Champions
Desiigner - Tiimmy Turner
Travis Scott & Young Thug - Pick Up The Phone
Travis Scott - Goosebumps

Abaixo seguem outros produtores que produziram múltiplas músicas que apareceram na Billboard em 2016:

8 Músicas:
Frank Dukes

7 Músicas:
Vinylz
Cubeatz
Southside

6 Músicas:
Nineteen85
Mike WiLL Made-It

5 Músicas:
Cardo & Yung Exclusive

4 Músicas:
Ben Billions
DJ Spinz
Maneesh Bidaye

3 Músicas:
Jordan Ullman

Nenhum comentário:

Postar um comentário