quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Billboard Lists 2016: Top 10 Artistas que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2016

Chegou o final do ano, 2017 já está aí à porta e como eu adoro uma lista de final de ano eu sempre preparo as minhas aqui pro blog. Todo ano eu faço uma dos artistas, dos produtores e dos Estados que mais apareceram nas paradas de rap da Billboard, mas esse ano eu decidi não fazer mais a dos Estados porque ela estava ficando meio redundante. As outras duas no entanto vem firme e forte e eu acho essas listas bem legais porque demonstram o que foi popular no rap durante o ano e é um bom termômetro do estado do rap no período. Caso tenha ficado curioso, aqui seguem as listas de 2012, 2013, 2014 e 2015. Sem mais enrolação, vamos então à lista do ano!


1- DRAKE (31 Músicas)
Rei absoluto dessas listas em todos os anos desde que eu comecei a fazê-las, o Drake continua em primeiro lugar também em 2016, mais forte do que nunca. Esse foi um ano bem foda pro cara. Apesar do album que ele lançou no ano, o VIEWS, não ter sido visto muito positivamente pela crítica (eu particularmente curti) foi o album mais vendido da carreira do Drake e foi o album mais vendido em qualquer gênero em 2016, de longe. Como se isso não fosse suficiente, o album inteiro esteve no Hot 100 da Billboard em 2016, uma das músicas do album, One Dance, se tornou a música mais ouvida da história no Spotify com mais de 1 bilhão de streamings e ele agora na última semana do ano igualou o recorde do Lil Wayne de maior número de músicas no Hot 100 na carreira, tendo 132 músicas creditadas a ele aparecendo entre as mais ouvidas nos Estados Unidos. Isso que eu não estou nem mencionando que ele pegou nada menos que a Rihanna e a Jennifer Lopez no mesmo ano. Resumindo então até que foi um ano legal pro cara. Aqui ele também aparece com um número estrondoso de músicas, o maior desde 2012, puxado principalmente pelas músicas do seu album, mas tendo também várias colaborações e músicas que o cara lançou no ano passado. Abaixo então seguem as músicas que o colocaram no topo também nesse ano.

Drake - Hotline Bling
Drake & Future - Jumpman
Future - Where Ya At
Drake & Future - Big Rings
Drake - Back To Back
Drake - Right Hand
Drake - Summer Sixteen
Drake - Pop Style
Drake - Hype
Drake - Grammys
Drake - Still Here
Drake - U With Me?
Drake - 9
Drake - Childs Play
Drake - Too Good
Drake - Feel No Ways
Drake - Weston Road Flows
Drake - Redemption
Drake - Keep The Family Close
Drake - Faithful
Drake - Fire & Desire
Drake - Views
DJ Khaled - For Free
YG - Why You Always Hatin?
French Montana - No Shopping
Gucci Mane & Drake - Back On The Road
Drake - Fake Love
Drake - Sneakin'
Drake - Two Birds, One Stone
Future - Used To This
Gucci Mane - Both


2- FUTURE (17 Músicas)
Em um respeitável segundo lugar, pelo segundo ano seguido, temos novamente o Future. Como de costume, o Future lançou vários projetos no ano, mais especificamente os albuns Purple Reign e EVOL no começo do ano, o Project E.T. Esco Terrestrial em colaboração com o DJ Esco e o Free Bricks 2: Zone 6 Edition em colaboração com o Gucci Mane, já no final do ano. O cara é um dos rappers mais criativos e inovadores do rap e ultimamente isso tem se refletido na sua popularidade, tanto com músicas próprias quanto com a sua sonoridade sendo adotada por outros rappers que também estão se tornando populares. Como se não bastasse esses projetos todos ele fechou acordos com a Apple Music para distribuição de albuns e com a Reebok para fazer roupas da sua gravadora, a Freebandz. Na minha visão foi um ano ótimo pro Future e as perspectivas para o cara são das melhores, abaixo seguem os sons do ano dele.

Drake & Future - Jumpman
Future - Where Ya At
Drake & Future - Big Rings
Ty Dolla $ign - Blase
Future - Stick Talk
Future - Low Life
Future - Fly S**t Only
Future - Xanny Family
A$AP Ferg - New Level
Future - March Madness
Future - Wicked
Drake - Grammys
DJ Khaled - I Got The Keys
DJ Khaled - Do You Mind
DJ ESCO - Too Much Sauce
21 Savage & Metro Boomin - X
Future - Used To This


3- J. COLE (14 Músicas)
Em terceiro lugar temos o J. Cole. Ele não lançou praticamente nada o ano todo (tinha só três músicas na Billboard no ano até semana passada) quando em Dezembro, do nada, assim como ele fez em 2014, ele lança um álbum, o 4 Your Eyez Only. Esse álbum disparou direto pro topo da parada de álbuns da Billboard e foi a terceira melhor primeira semana de um álbum no ano, desbancando Blonde do Frank Ocean e ficando atrás apenas de VIEWS do Drake e Lemonade da Beyoncé. Com isso ele emplacou todas as 10 músicas do álbum aqui na parada de rap da Billboard, mais duas outras que ele lançou para promover o álbum um pouquinho antes. É bem possível argumentar que, depois do Drake, ele é o rapper mais popular da atualidade. Isso só não se reflete em uma posição mais alta aqui nas paradas porque ele faz pouquíssimas colaborações, logo não tem essas músicas extras para inflar o seu número. De qualquer forma foi um belo ano pro Cole, abaixo vocês podem ver as músicas que o cara emplacou.

J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
J. Cole - Love Yourz
J. Cole - False Prophets
J. Cole - Deja Vu
J. Cole - Immortal
J. Cole - Neighbors
J. Cole - Change
J. Cole - She's Mine Pt. 1
J. Cole - For Whom The Bell Tolls
J. Cole - Ville Mentality
J. Cole - 4 Your Eyez Only
J. Cole - Foldin Clothes
J. Cole - She's Mine Pt. 2
J. Cole - Everybody Dies


4- FETTY WAP (10 Músicas)
Em quarto lugar temos um empate entre o Fetty Wap e o Kanye West, então vamos começar pelo Fetty. O Fetty Wap teve um grande ano de 2015, emplacando vários hits, inclusive uma das músicas mais tocadas do ano e que deu visibilidade a ele, Trap Queen. Isso se refletiu bem no primeiro semestre de 2016, no qual vários sons que ele lançou no ano passado ainda estavam nas paradas. Durante o ano no entanto ele já não era mais tanta novidade e hoje em dia ele não tem tantos hits nas paradas, mesmo tendo emplacado alguns durante o ano. O projeto de destaque que ele lançou foi a mixtape Zoovier, lançada em Dezembro, que apesar de ser de boa não é tão boa quanto o album dele do ano passado e ainda não emplacou nenhum som de grande destaque. Abaixo seguem os sons do cara.

Fetty Wap - 679
Fetty Wap - Again
Fetty Wap - My Way
Lil Dicky - $ave Dat Money
Fetty Wap - RGF Island
Fetty Wap - Jugg
Kid Ink - Promise
K Camp - 1Hunnid
Fetty Wap - Jimmy Choo
Fetty Wap - Wake Up


4- KANYE WEST (10 Músicas)
Também em segundo lugar temos o Kanye West. Como vocês devem saber ele lançou um ótimo album esse ano, o The Life Of Pablo, que vendeu bem e é a principal razão de ele aparecer aqui no ano. Os tênis que ele tem feito pra Adidas também continuam sendo o desejo de vários sneakerheads e vendem automaticamente sempre que são lançados, logo, são um sucesso. Apesar disso foi um ano bem atribulado pro cara. A mulher dele foi sequestrada durante o ano, ele foi altamente criticado por apoiar o Donald Trump e quebrou sobre a pressão, tendo que ser internado em uma clínica psiquiátrica à força e teve ainda que cancelar a Saint Pablo Tour que ele havia planejado. Foi um ano difícil pro cara, no qual vários fãs chegaram ao limite do que conseguiam aguentar de loucuras do Mr. West (incluindo eu) mas musicalmente falando ele ainda faz músicas geniais. De qualquer forma fica aqui meu desejo de melhoras ao cara e que ele consiga estabilizar melhor a vida e a mente dele para que esse aspecto dele não ofusque a sua obra musical.

Kanye West - Famous
Kanye West - Father Stretch My Hands Pt. 1
Kanye West - Pt. 2
Kanye West - Ultralight Beam
Kanye West - Waves
Kanye West - FML
Kanye West - Real Friends
Kanye West, Gucci Mane, Big Sean, 2 Chainz, Travi$ Scott, Yo Gotti, Quavo & Desiigner - Champions
ScHoolboy Q - THat Part
Gucci Mane - P**** Print


6- YOUNG THUG (6 Músicas)
Em sexto lugar temos o Young Thug! Apesar de ser um dos rappers mais prolíficos no que diz respeito a música, ele lançou "apenas" 3 projetos em 2016, os albuns I'm Up, Slime Season 3 e JEFFERY. Apesar disso é interessante notar que, enquanto vários dos albuns do cara em 2015 eram relativamente similares (ainda que de ótima qualidade), fruto do fato de milhares de músicas dele terem vazado na internet de uma vez só e ele ter tentado lançar oficialmente esse sons, esses albuns de 2016 já mostram uma clara evolução do som do Thug, indo para direções diferentes ou mais além do que se esperava pra ele. O resultado foi que ele emplacou 6 músicas na Billboard no ano, quase todas de autoria própria, e tem grandes perspectivas pro próximo ano. Abaixo seguem os sons.

Young Thug - Best Friend
Young Thug - With Them
Young Thug - Digits
Young Thug & Travis Scott - Pick Up The Phone
Young Thug - Wyclef Jean
Meek Mill - Offended


7- TRAVI$ SCOTT (5 Músicas)
Em sétimo lugar temos um empate entre nada menos que 7 rappers, mais especificamente o Travi$ Scott, Ty Dolla $ign, Kendrick Lamar, Lil Wayne, Big Sean, Lil Uzi Vert e Gucci Mane. Vamos começar pelo Travis então. Esse ano ele lançou um álbum novo, o Birds In The Trap Sing McKnight, que chegou ao topo da Billboard e foi seu primeiro album número 1 da carreira. É um álbum bem sólido e que eu curti bastante e a sonoridade do cara está cada vez mais permeando a sonoridade do rap, ainda que as rimas propriamente ditas dele sejam fracas. Abaixo seguem as músicas que ele lançou no ano.

Travi$ Scott - Antidote
Wiz Khalifa - Bake Sale
Kanye West, Gucci Mane, Big Sean, 2 Chainz, Travi$ Scott, Yo Gotti, Quavo & Desiigner - Champions
Young Thug & Travis Scott - Pick Up The Phone
Travis Scott - Goosebumps


7- TY DOLLA $IGN (5 Músicas)
O Ty Dolla $ign está mais pra um cantor que faz músicas de rap do que para um rapper própriamente dito. Ainda assim ele faz umas músicas bem fodas nessa intersecção e eu curto pra caramba ele. Nesse ano ele lançou o Campaign, album que era pra ter uma temática de eleição presidencial e que lançou na semana da eleição americana. O conceito não colou muito, apesar de ter uns sons quentes no album. Apesar disso, ele aparece aqui mesmo por causa das colaborações que ele faz com outros artistas, cada vez mais frequentes, dando aquele toque com a voz diferenciada que ele tem. Abaixo seguem as músicas do cara.

Ty Dolla $ign - Blase
Big Sean - Play No Games
Kevin Gates - Jam
Ty Dolla $ign - Saved
Lil Wayne, Wiz Khalifa & Imagine Dragons - Sucker For Pain


7- KENDRICK LAMAR (5 Músicas)
Depois do lançamento do lendário To Pimp A Butterfly em 2015, esse foi quase que um ano sabático pro Kendrick. Ainda assim ele foi coroado por essa obra que ele fez no Grammy desse ano, levando uma porrada de prêmios, e lançou o untitled unmastered., album feito meio que com as músicas que não tinham espaço no To Pimp A Butterfly e que ficaram de lado. Por causa da qualidade do som do Kendrick, esse na minha opinião foi um dos melhores albuns do ano e rendeu inclusive alguns sons aqui na Billboard. Esperamos que o Kendrick tenha um 2017 mais ativo para que possamos ouvir mais sons desse gênio do rap. Abaixo seguem as músicas desse ano.

Kendrick Lamar - Alright
Kendrick Lamar - Untitled 02 I 06.23.2014.
Kendrick Lamar - Untitled 07 I 2014 - 2016
DJ Khaled - Holy Key
Travis Scott - Goosebumps


7- LIL WAYNE (5 Músicas)
O Lil Wayne é outro que teve um ano meio parado. Por causa da batalha legal entre ele e a Cash Money o cara continua impedido de lançar o Tha Carter V ou qualquer outro projeto. Ele conseguiu meio que dar uma volta nisso fazendo o Collegrove junto com o 2 Chainz, que oficialmente consta como um album do 2 Chainz mas que tem o Lil Wayne em mais da metade das músicas do album e pra mim é uma colaboração entre os dois rappers. Ainda assim, por causa do status dele como lenda viva do rap, ele consegue emplacar várias colaborações e é principalmente com elas que ele aparece aqui. Tomara que ele resolva esses problemas dele e possa lançar um projeto próprio dele no próximo ano. Abaixo seguem as suas músicas de 2016.

Curren$y - Bottom Of The Bottle
2 Chainz - Gotta Lotta
2 Chainz - Bounce
Chance The Rapper - No Problem
Lil Wayne, Wiz Khalifa & Imagine Dragons - Sucker For Pain


7- BIG SEAN (5 Músicas)
Outro que teve um ano relativamente fraco musicalmente foi o Big Sean. O único projeto que ele lançou no ano foi como Twenty88, dupla sua com a sua namorada, a Jhene Aiko. O album também se chama Twenty88. Esse projeto não emplacou sons na Billboard portanto ele aparece aqui essencialmente por causa das colaborações que ele fez com outros rappers no ano. O importante é que o cara é consistente e invariavelmente manda bem nas suas participações. Ano que vem devemos ver mais do cara, que no final desse ano já começou a promover alguns singles. Abaixo seguem os sons do Sean.

DeJ Loaf - Back Up
Big Sean - Play No Games
Kanye West, Gucci Mane, Big Sean, 2 Chainz, Travi$ Scott, Yo Gotti, Quavo & Desiigner - Champions
DJ Khaled - Holy Key
Big Sean - Bounce Back


7- LIL UZI VERT (5 Músicas)
O Lil Uzi Vert é o calouro da lista, aparecendo pela primeira vez na Billboard esse ano. No começo do ano ele apareceu na capa da XXL como um dos Freshmen do ano. Geralmente leva algum tempo de tu sair desse status de Freshman pra conseguir algum hit mas o Lil Uzi Vert foi precoce nesse sentido e já conseguiu alguns, fora participações de destaque no sons de caras como o Meek Mill e Migos. Fora isso ele lançou também alguns projetos, como a The Perfect Luv Tape e a 1017 vs. the World junto com o Gucci Mane. Abaixo seguem então os sons do cara.

Lil Uzi Vert - Money Longer
Lil Uzi Vert - You Was Right
DJ ESCO - Too Much Sauce
Meek Mill - Froze
Migos - Bad And Boujee


7- GUCCI MANE (5 Músicas)
Se tiveram alguns rappers que tiveram anos bons, o do Gucci foi nada menos que sensacional. No final de maio ele conseguiu ficar em liberdade condicional, podendo voltar pra casa, fazer shows e tudo mais. Todo mundo no rap ficou super feliz com isso e ele não perdeu tempo em gravar sons com todos eles, fora o dos seus próprios projetos. Alias, só em 2016 ele lançou os seguintes projetos: Everybody Looking; GucTiggy EP com o Zaytoven; Woptober; Free Bricks 2: Zone 6 Edition com o Future; 1017 vs. the World com o Lil Uzi Vert; e The Return of East Atlanta Santa. Caso tenha se perdido nas contas foram 6 projetos em 7 meses. Além disso tudo ele chegou ao primeiro lugar do Hot 100 da Billboard com Black Beatles, que ele fez com o Rae Sremmurd, e noivou. Se isso não foi um grande ano pro Gucci eu não sei o que é! Abaixo seguem os sons que ele emplacou esse ano.

Kanye West, Gucci Mane, Big Sean, 2 Chainz, Travi$ Scott, Yo Gotti, Quavo & Desiigner - Champions
Gucci Mane & Drake - Back On The Road
Gucci Mane - P**** Print
Rae Sremmurd - Black Beatles
Gucci Mane - Both

Abaixo seguem outros rappers que tiveram múltiplas músicas na Billboard em 2016 mas que não chegaram no top 10:

4 Músicas:
2 Chainz
Rae Sremmurd
DJ Khaled
21 Savage
Meek Mill
Nicki Minaj

3 Músicas:
Post Malone
Yo Gotti
Kevin Gates
Desiigner
French Montana
Migos

Nenhum comentário:

Postar um comentário