terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Billboard Lists 2015: Top 10 Artistas que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2015

É galera, chegou final do ano, 2016 está quase chegando e portanto chegou aquela época clássica em que todos os sites que se prezam preparam umas listas. As daqui vocês já sabem quais são, e já que acabou de sair os resultados pra ultima semana do ano da Billboard (o post normal sai na sexta-feira) essa semana vai ser dedicada àquelas compilações que eu faço de final de ano sobre os artistas e produtores que tiveram mais representatividade nas paradas de rap da Billboard em 2015. Esse já é meio que um clássico do blog, então se vocês quiserem conferir os resultados de 2012, 2013 e 2014 é só clicar nesses links. Se tiverem alguma dúvida sobre como eu compilei os dados, pergunta nos comentários ou vê o post de 2012, aonde eu meio que criei as regras. Sem mais delongas, vamos começar então.

1- DRAKE (29 Músicas)
E em primeiro lugar, quem mais poderia estar aqui que não o Drake? Desde 2012 que foi quando eu comecei a fazer a lista aqui no novo blog ele sempre esteve na liderança e em um ano como o que ele teve em 2015 isso não poderia ser diferente. Só pra ter uma idéia, ano passado ele ficou nessa mesma posição com apenas 10 músicas e em 2012, que foi o ano que ele emplacou mais músicas, ele teve 19, que é bastante, mas esse ano ele claramente teve bem mais. Não chega a ser novidade pra quem leu o blog esse ano, mas teve 3 principais pontos pra ele chegar tão alto nesse ano. O primeiro foi o lançamento de If You're Reading This It's Too Late, o album/mixtape animal que ele lançou de surpresa e que vendeu mais de 1 milhão de cópias em 2015, só com ele ele emplacou 10 músicas. O segundo ponto foi a treta que ele teve com o Meek Mill, que o Drake capitalizou super bem, lançando 3 músicas através do seu programa de radio na Beats 1 (radio da Apple Music) e as 3 entraram na Billboard, o que gerou pra ele uma nomeação pro Grammy com a música que ele largava pro Meek Mill, a Back To Back, e um segundo lugar no ranking geral da Billboard com Hotline Bling, sua melhor colocação até hoje nesse ranking. Finalmente, pra fechar o ano ele lançou um album colaborativo com o Future, o What A Time To Be Alive, que também vendeu super bem e emplacou mais 8 músicas na Billboard. Soma a isso tudo as colaborações com outros caras que também aparecerão mais abaixo nessa lista e o resultado é um dos melhores anos da carreira do Drake.

Drake & Future - Plastic Bag
Drake & Future - I'm the Plug
Drake & Future - Scholarships
Drake & Future - Live From The Gutter
Drake & Future - Digital Dash
Drake & Future - Big Rings
Drake & Future - Diamonds Dancing
Drake & Future - Jumpman
Drake - Right Hand
The Game - 100 feat. Drake
Drake - Charged Up
Drake - Hotline Bling
Drake - Back To Back
Future - Where Ya At feat. Drake
Meek Mill - R.I.C.O. feat. Drake
Drake - 6 Man
Drake - Now & Forever
Drake - 6 God
Drake - Know Yourself
Drake - Jungle
Drake - No Tellin'
Drake - Used To feat. Lil Wayne
Drake - 10 Bands
Drake - Legend
Drake - Energy
Big Sean - Blessings feat. Drake
Nicki Minaj - Truffle Butter feat. Drake & Lil Wayne
Drake - 0 To 100/The Catch Up
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown

2- FUTURE (17 Músicas)
Em segundo lugar temos o Future, com a melhor posição que ele já conseguiu nesses últimos 4 anos e com um número de músicas que no ano passado deixaria ele facilmente em primeiro lugar. O legal do Future ter chegado tão alto nesse ano é que ele não teve nenhum carregamento das músicas dele do ano passado que viraram o ano nas paradas e ele já tinha um número alto. Não, essas 17 músicas são todas de 2015 (com exceção de Commas, mas ela só foi aparecer nas paradas em 2015). Ele começou o ano devagar, com Commas que veio de uma mixtape do ano passado, mas ao passar do ano ele lançou duas mixtapes muito quentes, primeiramente a Beast Mode, produzida pelo Zaytoven, e em seguida a lendária 56 Nights, produzida pelo Southside, e daí o movimento do Future ganhou tração e quando ele foi lançar o seu album, o Dirty Sprite 2, produzido pelo Metro Boomin, todo mundo estava ansioso pelo que ele tinha pra mostrar e a qualidade fudida do album falou por si só. Foi o album que mais vendeu do Future e um belo de um comeback depois das vendas relativamente fracas de Honest e do fim conturbado do seu relacionamento com a Ciara. Pra fechar o ano com chave de ouro ele ainda lançou um album/mixtape colaborativo com o Drake, o What A Time To Be Alive que emplacou outras várias músicas. Enfim, foi um baita ano pro Future e abaixo vocês podem ver as músicas dele que apareceram pela Billboard em 2015.

Future - Rich $ex
Future - Stick Talk
Drake & Future - Plastic Bag
Drake & Future - I'm the Plug
Drake & Future - Scholarships
Drake & Future - Live From The Gutter
Drake & Future - Digital Dash
Drake & Future - Big Rings
Drake & Future - Diamonds Dancing
Drake & Future - Jumpman
Ty Dolla $ign - Blase feat. Future & Rae Sremmurd
Future - Trap Niggas
Future - Blow a Bag
Future - Where Ya At feat. Drake
Travi$ Scott - 3500 feat. Future & 2 Chainz
Meek Mill - Jump Out The Face feat. Future
Future - Commas

3- NICKI MINAJ (10 Músicas)
Em terceiro lugar temos a rainha do rap, Nicki Minaj. No texto acima, do Future, eu falei que ele não tinha um carregamento das músicas que viraram os anos nas paradas. A Nicki é o contrário. Ela lançou o seu último album, The Pinkprint, em Dezembro de 2014, e ele vendeu super bem, então das 10 músicas que ela tem aqui nesse ano, 7 ela trouxe de 2014, e das 3 restantes, mais uma é também desse álbum e outras duas são participações no album do seu namorado, o Meek Mill. De músicas novas o ano foi fraco pra Nicki, a principal noticia relacionada a ela é esse novo relacionamento dela com o Meek mesmo, mas se ela tá aqui nessa posição é porque está colhendo os frutos de um trabalho foda no ano passado. Segue abaixo as músicas dela.

Meek Mill - Bad For You feat. Nicki Minaj
Meek Mill - All Eyes On You feat. Chris Brown & Nicki Minaj
Nicki Minaj - The Night Is Still Young
Nicki Minaj - Truffle Butter feat. Drake & Lil Wayne
Rae Sremmurd - Throw Sum Mo feat. Nicki Minaj & Young Thug
Nicki Minaj - Get On Your Knees feat. Ariana Grande
Nicki Minaj - Bed Of Lies feat. Skylar Grey
Nicki Minaj - Anaconda
Nicki Minaj - Feeling Myself feat. Beyonce
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown

4- BIG SEAN (8 Músicas)
Em quarto lugar, empatado com o Chris Brown, temos o Big Sean. Ano passado ele nem apareceu nessa mesma lista mas esse ano ele lançou o que pra mim é o melhor album da carreira dele, o Dark Sky Paradise, cheio de músicas quentíssimas, que rendeu pra ele uma estréia em primeiro lugar na Billboard e vários singles nessa listagem. No geral foi um ano bom pro cara, com umas participações também bem acertadas, mesmo não sendo tantas. Abaixo seguem os sons que ele emplacou no ano.

DeJ Loaf - Back Up feat. Big Sean
Big Sean - Play No Games feat. Chris Brown & Ty Dolla $ign
DJ Khaled - How Many Times feat. Chris Brown, Lil Wayne & Big Sean
Big Sean - Paradise
Big Sean - One Man Can Change The World feat. Kanye West & John Legend
Big Sean - All Your Fault feat. Kanye West
Big Sean - Blessings feat. Drake
Big Sean - I Don't F**k With You feat. E-40

4- CHRIS BROWN (8 Músicas)
Tá, eu sei o que vocês estão pensando. "Mas o Chris Brown não é um rapper, como ele tá aqui nessa lista?". Ele realmente não é, mas ele teve um som que é efetivamente uma música de rap e apareceu na Billboard (Bitches N Marijuana) e fora isso teve várias outras colaborações em músicas de rap, então não tem como não listar o cara aqui. Eu não acompanho muito a carreira dele pra falar a real, mas eu sei que esse ano ele teve o seu primeiro filho, uma menininha chamada Royalty, que é também o nome do album que ele lançou em dezembro desse ano. Fora esse album ele lançou um outro em colaboração com o Tyga, chamado Fan Of A Fan: The Album, que é daonde a música que tornou ele elegível a aparecer nessa lista surgiu. Abaixo seguem os sons nos quais ele apareceu em 2015.

Rick Ross - Sorry feat. Chris Brown
Chris Brown & Tyga - Bitches N Marijuana feat. ScHoolboy Q
Big Sean - Play No Games feat. Chris Brown & Ty Dolla $ign
Meek Mill - All Eyes On You feat. Chris Brown & Nicki Minaj
DJ Khaled - How Many Times feat. Chris Brown, Lil Wayne & Big Sean
Pitbull - Fun feat. Chris Brown
Kid Ink - Hotel feat. Chris Brown
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown

6- RAE SREMMURD (7 Músicas)
Em sexto lugar, empatados com o Meek Mill, temos a dupla Rae Sremmurd. O Swae Lee e Slim Jimmy são dois irmãos descobertos pelo Mike WiLL Made-It (aliás o nome da dupla é o nome da gravadora deles, Ear Drummers, ao contrário) que estouraram ano passado com No Flex Zone e No Type. Pois bem, no comecinho do ano eles lançaram o album SremmLife, que aliás é muito bom, e conseguiram vários outros hits. Pra um primeiro álbum o resultado que eles conseguiram foi extraordinário e eles tem um futuro bom pacax pela frente, assim como foi o 2015 deles. Abaixo seguem as músicas dele que aparecerem nas paradas de rap da Billboard em 2015.

Rae Sremmurd - Come Get Her
Ty Dolla $ign - Blase feat. Future & Rae Sremmurd
Wiz Khalifa - Burn Slow feat. Rae Sremmurd
Rae Sremmurd - This Could Be Us
Rae Sremmurd - Throw Sum Mo feat. Nicki Minaj & Young Thug
Rae Sremmurd - No Flex Zone
Rae Sremmurd - No Type

6- MEEK MILL (7 Músicas)
Também em sexto lugar temos o Meek Mill. O ano dele vocês já sabem como foi. Ele lançou na metade do ano o Dreams Worth More Than Money, que é um álbum bem legal e deu a ele o seu primeiro álbum numero 1 na Billboard, ele começou a pegar a Nicki Minaj, que eu nem preciso comentar como é foda, aí ele decidiu cagar a porra toda falando que o Drake não escreve as próprias músicas. Ainda por cima, ele, um dos caras mais técnicos nessa lista toda, perdeu feio no que diz respeito ao duelo musical entre os dois... Enfim, o Meek tomou uma perda nesse ano, mas até esse evento ele estava com um ano bem bom, por isso ele emplacou tantas músicas do seu album. Se eu tivesse que apostar eu diria que ano que vêm ele não terá o mesmo desempenho desse ano. Abaixo seguem as músicas do cara.

Meek Mill - Pullin Up feat. The Weeknd
Meek Mill - Jump Out The Face feat. Future
Meek Mill - Lord Knows
Meek Mill - Bad For You feat. Nicki Minaj
Meek Mill - R.I.C.O. feat. Drake
Meek Mill - All Eyes On You feat. Chris Brown & Nicki Minaj
Meek Mill - Monster

8- KENDRICK LAMAR (6 Músicas)
Em oitavo lugar temos também um empate entre o Kendrick Lamar e o Fetty Wap. O que dizer de um cara que teve um ano como o do Kendrick? Ele lançou só um album esse ano, o To Pimp A Butterfly, mas ele foi imediatamente aclamado como um clássico (muito justamente) e eu desafio vocês a acharem alguma lista de melhores albuns do ano que não tenha ele no topo. Isso por si só já é um feito absurdo, mas ainda por cima ele teve uma das melhores primeiras semanas do ano e deu o maior número de indicações do Grammy do ano que vem de qualquer artista para o Kendrick. Nada mais justo pelo talento que o cara tem, e ainda que isso não se reflita plenamente nessa posição dele na Billboard (afinal esse rank leva muito em consideração a popularidade de um numero grande de músicas, que não foi a intenção do Kendrick) o fato de ele ficar no top 10 mostra que mesmo um som complexo e politicamente engajado tem apelo popular. Abaixo seguem as músicas que botaram ele aqui.

Kendrick Lamar - These Walls feat. Bilal, Anna Wise & Thundercat
Kendrick Lamar - Wesley's Theory feat. George Clinton & Thundercat
Kendrick Lamar - Alright
Kendrick Lamar - King Kunta
Kendrick Lamar - The Blacker The Berry
Kendrick Lamar - i

8- FETTY WAP (6 Músicas)
Empatado em oitavo lugar temos o Rookie of the Year, Fetty Wap. De boa, faz tempo que a gente não tem um cara no rap que se torna tão popular e onipresente tão rápido no rap... Talvez desde o Drake, que também já chegou nas paradas com várias músicas ao mesmo tempo e uma sonoridade bem própria. Enfim, fato é que o cara chegou ao topo das paradas gerais da Billboard com Trap Queen e foi hit atrás de hit o ano todo, e todos muito populares também. É só pegar pra ouvir o album dele, também chamado Fetty Wap, que você vai ver o apelo que essa flow meio cantada dele têm, as músicas ficam direto na cabeça. Enfim, parabéns e sucesso pro cara. Abaixo seguem os sons.

Lil Dicky - $ave Dat Money feat. Fetty Wap & Rich Homie Quan
Fetty Wap - RGF Island
Fetty Wap - Again
Fetty Wap - My Way feat. Monty
Fetty Wap - 679 feat. Remy Boyz
Fetty Wap - Trap Queen

10- LIL WAYNE (5 Músicas)
E finalmente em 10º lugar temos o Lil Wayne. Nos dois primeiros anos que eu fiz essa lista o Weezy ficou em segundo lugar, perdendo só para o seu pupilo Drake. No ano passado no entanto ele nem apareceu na lista e nesse ano se não fosse uma música que ele fez com o Charlie Puth (que canta com o Wiz Khalifa a música See You Again) e colaborações com os seus pupilos ele também não apareceria aqui. Tem um pessoal que decaiu muito nesse periodo, como ele, o Rick Ross e o 2 Chainz, em popularidade, o que eu acho que é apenas um sinal dos tempos, não necessariamente que o Weezy não tem mais a manha da rima. Um negócio que não ajuda no entanto é a treta dele com o Birdman e a Cash Money, mas é foda, eu no lugar dele estaria mais indignado ainda. A treta dele com o Young Thug por causa da homenagem que o cara ia prestar no seu album no entanto eu achei meio desnecessária. Ele até lançou alguns projetos esse ano, o FWA (que significa Free Weezy Album e ele lançou pelo Tidal), e as mixtapes Sorry 4 the Wait 2 e No Ceilings 2, mas mesmo o melhor deles na minha opinião, o FWA, está muito aquem das expectativas que a gente tem pro Weezy. Espero que ano que vêm ele resolva seus problemas, ponha a sua cabeça na música e faça umas paradas fodas, porque o cara é uma lenda. Abaixo seguem as suas músicas.

Lil Wayne & Charlie Puth - Nothing But Trouble (Instagram Models)
DJ Khaled - How Many Times feat. Chris Brown, Lil Wayne & Big Sean
Drake - Used To feat. Lil Wayne
Nicki Minaj - Truffle Butter feat. Drake & Lil Wayne
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown

Abaixo seguem também outros rappers que tiveram múltiplas músicas em 2015 na Billboard mas não chegaram a fazer parte do top 10.

4 Músicas:
Iggy Azalea
Kid Ink
Missy Elliott
Rich Homie Quan
Young Thug

3 Músicas:
DeJ Loaf
Pitbull
J. Cole
Wale
Kanye West
Wiz Khalifa
2 Chainz

Nenhum comentário:

Postar um comentário