sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Billboard Lists 2014: Top 10 Artistas que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2014

Se tem uma coisa que é certa no final do ano é aquela ceia da hora de natal, as festas e os fogos do final do ano e as listas que qualquer site que se preza faz dos melhores do ano. Aqui não podia ser diferente e essa é uma lista que eu tradicionalmente faço todo final de ano. Basicamente o que eu fiz é pegar todas as músicas que apareceram em 2014 nas paradas de rap da Billboard e vou listar aqui os 10 rappers que apareceram mais vezes no ano. Eu conto as participações em músicas próprias ou participações na música de outros artistas com o mesmo peso, mas eles precisam ter tido pelo menos uma música na qual o cara é o artista principal pra poderem aparecer aqui.. Como eu já disse em outros posts, a Billboard não é bem um medidor de qualidade mas eu ainda acho as paradas deles um ótimo medidor da popularidade e relevância de um artista na atualidade. Assim sendo, abaixo seguem os 10 rappers que mais apareceram na parada de rap da Billboard em 2014. Nos próximos dias eu vou postar também a dos produtores que mais apareceram e a dos estados americanos que tiveram mais artistas. Aqui estão também as listas de 2012 e 2013 pra quem quiser comparar.
1- DRAKE (10 Músicas)
Terceiro ano seguido em primeiro lugar, nada mal ein Drizzy? Não é nenhuma novidade que o Drake é um cara relevante pra caralho no rap, e esses 3 anos que ele aparece em primeiro lugar nessa lista estão aí só pra provar como o cara realmente não saiu do topo. Se comparado aos dois anos anteriores ele entrou em primeiro lugar com bem menos músicas, mas dá de entender, já que esse ano ele não lançou nenhum album ou mixtape e nem sequer um single propriamente dito ele teve, só as músicas que ele posta de graça pra todo mundo no blog dele ou participações nas músicas de outros artistas. Além do mais, se ninguém fora ele conseguiu passar a barreira dos 2 digitos em aparições na Billboard a culpa também não é do cara. Outra parada que ajudou ele a estar nessa posição são as várias músicas do album dele do ano passado, o Nothing Was The Same, que apesar de ter sido lançado em Setembro ainda estavam bombando nas rádios americanas. Então é isso aí, o Drake ainda lidera absoluto em popularidade por mais um ano e se vocês quiserem fazer uma retrospectiva dos sons dele que bombaram em 2014 é só ver abaixo, os que foram postados na minha coluna semanal terão link nas músicas.

Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown
Drake - 0 To 100/The Catch Up
Lil Wayne - Believe Me feat. Drake
YG - Who Do You Love feat. Drake
Young Money - Trophies feat. Drake
Drake - From Time feat. Jhené Aiko
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2 feat. Jay Z
Drake - Worst Behavior
Drake - The Language
Drake - All Me feat. Big Sean & 2 Chainz
2- NICKI MINAJ (7 Músicas)
Em segundo lugar nós temos um empate de 4 rappers, mas vamos começar primeiro com as damas. Ano passado ela nem apareceu nessa lista e ela virou o ano sem música alguma pra ajudar ela a chegar aqui em segundo lugar, então essa posição é toda mérito dos sons que ela fez em 2014. Pra ela eu acredito que tenha sido um ano bem interessante. Ela foi lançando singles aos poucos pelo ano, tendo um nivel alto de sucesso com praticamente todos eles. Agora bem no finalzinho do ano ela finalmente lançou o album dela, The Pinkprint, que teve aproximadamente 230.000 cópias vendidas na primeira semana, que fez dela a segunda melhor artista do sexo feminino em 2014 no que diz respeito a vendas na primeira semana (mas não foi o suficiente pra ela conseguir o primeiro lugar, ficando atrás da Taylor Swift, que foi a que mais vendeu no ano). Algo que também é interessante notar é que todas as músicas com a qual ela apareceu aqui são músicas de autoria dela mesmo. Mesmo uma delas sendo creditada como da Young Money, ela é o único artista da música. Sendo assim, mais uma vez os parabéns pra ela pelo mérito de chegar em segundo lugar nesse ranking. Abaixo seguem os sons dela.

Nicki Minaj - Get On Your Knees feat. Ariana Grande
Nicki Minaj - Feeling Myself feat. Beyonce
Nicki Minaj - Bed Of Lies feat. Skylar Grey
Nicki Minaj - Only feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown
Nicki Minaj - Anaconda
Nicki Minaj - Pills N Potions
Young Money - Lookin Ass feat. Nicki Minaj
2- WIZ KHALIFA (7 Músicas)
Empatado também em segundo lugar com a Nicki e os próximos dois temos o Wiz Khalifa. Esse também foi um ano bom pro Wiz. Apesar de ter se separado da sua mulher, a Amber Rose, ele conseguiu pela primeira vez o primeiro lugar na parada geral de albuns da Billboard com o seu Blacc Hollywood. Fora isso ele emplacou também 3 singles desse album nas paradas de rap da Billboard, fora participações na trilha sonora do filme das Tartarugas Ninjas e participações nas músicas de outros artistas. Ele conseguiu essa posição de uma maneira bem diversificada, se mantendo relevante durante boa parte do ano e sendo um dos poucos artistas que em números absolutos conseguiu botar mais músicas nesse ano que no ano passado (quando ele colocou só 6). Abaixo seguem os sons do cara.

Wiz Khalifa - You And Your Friends feat. Snoop Dogg & Ty Dolla $ign
Wiz Khalifa - KK feat. Juicy J & Project Pat
Juicy J, Wiz Khalifa & Ty Dolla $ign - Shell Shocked feat. Kill The Noise & Madsonik
will.i.am - Feelin' Myself feat. Miley Cyrus, Wiz Khalifa, French Montana & DJ Mustard
Wiz Khalifa - We Dem Boyz
Ludacris - Party Girls feat. Jeremih, Wiz Khalifa & Cashmere Cat
Mike WiLL Made-It - 23 feat. Miley Cyrus, Juicy J & Wiz Khalifa
2- JAY Z (7 Músicas)
Outro que apesar de não ter lançado nada no ano conseguiu se sair muito bem no ranking desse ano é o Jay Z, pulando do oitavo lugar para o segundo com apenas uma música a mais do que ele fez no ano passado! Assim como o Drake ele ainda tinha umas musicas do Magna Carta Holy Grail, lançado em Julho de 2013, que viraram o ano nas paradas e junto com as participações que ele fez nas músicas de outros artistas ele conseguiu essas 7 músicas. De som novo em 2014 foi praticamente só essas participações, que acabaram quase que todas nas paradas da Billboard. Ele tirou o ano mais pra fazer uma turnê com a sua mulher e fazer alguns negócios fora do mundo da música, como contratos pra atletas que fazem parte da sua agencia de esportes, a Roc Nation Sports, e a compra da sua marca preferida de champagne, a Armand de Brignac. Ou seja, ele chegou aqui no segundo lugar brincando, quase sem tentar, imagina quando ele lançar algum projeto novo de verdade. Abaixo seguem os sons do Jigga.

Jeezy - Seen It All feat. Jay Z
DJ Khaled - They Don't Love U No More feat. Jay Z, French Montana, Meek Mill & Rick Ross
Jay Z - Part II (On The Run) feat. Beyonce
Rick Ross - The Devil Is A Lie feat. Jay Z
Drake - Pound Cake / Paris Morton Music 2 feat. Jay Z
Jay Z - Tom Ford
Jay Z - Holy Grail feat. Justin Timberlake
2- EMINEM (7 Músicas)
Finalmente, também em segundo lugar, temos o Eminem. Esse ano o unico projeto que ele lançou foi o Shady XV, que não fez muito sucesso, principalmente por que era um showcase da sua gravadora e não um album do próprio Eminem. Ainda assim ele conseguiu chegar aqui por causa da força dos 4 singles que ele lançou em 2013 e que faziam parte do The Marshall Matters LP 2. Fora isso ele lançou dois outros singles que também acabaram nas paradas de rap da Billboard e uma das participações que ele fez chegou também, todos esses somando pro total do Eminem. No geral foi um ano meio fraco pro Eminem, mas ele já tem tanto sucesso que nem deve estar tão preocupado com isso e chegou nesse segundo lugar também sem nem fazer muito esforço. Abaixo seguem os sons do cara.

Eminem - Guts Over Fear feat. Sia
Busta Rhymes - Calm Down feat. Eminem
Eminem - Headlights feat. Nate Ruess
Eminem - Survival
Eminem - Berzerk
Eminem - Rap God
Eminem - The Monster feat. Rihanna
6- IGGY AZALEA (6 Músicas)
Em sexto lugar também temos um empate, então vamos primeiro à que fez mais sucesso em 2014. A Iggy Azalea simplesmente nunca havia aparecido nas paradas de rap da Billboard até 2014 e nesse ano conseguiu emplacar nada menos que duas músicas (Fancy e Black Widow) no primeiro lugar. Fora isso a rapper australiana lançou o seu album The New Classic. Esse não se saiu muito bem nas paradas mas esses singles todos que ela fez mais que compensaram. Fora isso ela também apareceu em Problem, da Ariana Grande, que foi um dos maiores hits do ano. No geral foi um ano fenomenal pra Iggy, que saiu de uma rapper desconhecida pra um dos maiores sucessos do rap em 2014. Tem gente que contesta (como a Azealia Banks) com razão essa popularidade toda de uma rapper branca que se apropria do estilo musical de outros, mas enfim, o que não dá pra discutir é que ela teve hits esse ano. Eles seguem abaixo.

Iggy Azalea - Beg For It feat. M0
Iggy Azalea - Black Widow feat. Rita Ora
T.I. - No Mediocre feat. Iggy Azalea
Iggy Azalea - Change Your Life feat. T.I.
Iggy Azalea - Work
Iggy Azalea - Fancy feat. Charli XCX
6- RICK ROSS (6 Músicas)
O Rick Ross é um caso foda. Em 2012 nessa mesma lista ele ficou em terceiro lugar com 11 músicas, o que nesse ano daria o primeiro lugar a ele. 2013 por causa daquele verso em UOENO ele decaiu bastante e passou pro sexto lugar com 8 músicas e nesse ano ele estagnou nessa colocação só que com menos músicas ainda. Se ele não tivesse lançado nenhum album até seria de se entender, mas ele lançou dois albuns, o Mastermind no começo do ano e o Hood Billionaire mais pro final do ano, os dois muito bons, e mesmo assim conseguiu emplacar só 4 singles no primeiro (principalmente por causa das features), sendo que nenhum fez muito sucesso, e nenhum single no segundo. De colaborações a unica que aparece aqui é uma do seu eterno parceiro DJ Khaled (sem contar uma de uma musica antiga que voltou pras paradas por uma semana nesse ano). Enfim, o cara é talentoso pra cacete e deveria estar mais alto, mas esse foi o lugar dele nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara.

DJ Khaled - They Don't Love U No More feat. Jay Z, Meek Mill, French Montana & Rick Ross
DJ Khaled - All I Do Is Win feat. T-Pain, Ludacris, Rick Ross & Snoop Dogg
Rick Ross - Thug Cry feat. Lil Wayne
Rick Ross - Nobody feat. French Montana
Rick Ross - Sanctified feat. Kanye West & Big Sean
Rick Ross - The Devil Is A Lie feat. Jay Z
6- J. COLE (6 Músicas)
Empatado também com 6 músicas em sexto lugar está o J. Cole e ele é um caso engraçado. Ele praticamente não fez barulho o ano inteiro, não participou de versos de outros rappers e tal, não lançou singles, nada. Aí a duas semanas atrás ele lançou o album que ele estava fazendo o ano inteiro, o muito bom 2014 Forest Hills Drive e vendeu nada menos que 370.000 cópias na primeira semana, sendo portanto o album de rap que melhor vendeu o ano inteiro, na frente até dos caras na frente dele aqui nessa lista. Como ele vendeu tanto conseguiu emplacar nada menos que 5 músicas na mesma semana, que junto com a música dele que virou o ano de 2013 pra 2014 nas paradas somou essas 6. Como eu disse, durante o ano ele não teve muita relevância, mas ele vendeu absurdamente bem esse album dele e conseguiu emplacar várias musicas, umas até bem diferentes das que costumam chegar nas paradas, portanto apesar de curioso, foi um ano bem bom pro Jermaine. Abaixo seguem os sons do cara.

J. Cole - A Tale Of 2 Citiez
J. Cole - Fire Squad
J. Cole - Apparently
J. Cole - No Role Modelz
J. Cole - Wet Dreamz
J. Cole - She Knows feat. Amber Coffman & The Cults
9- FUTURE (5 Músicas)
Em nono lugar está o Future. Ano passado foi um grande ano pro Future e ele chegou ao quarto lugar com 9 músicas. Esse ano não ele não foi tão bem mas eu vou explicar o porque mais pra frente. Ele lançou o seu segundo album, o Honest, que não vendeu super bem, mas ele gerou 4 músicas que acabaram chegando às paradas da Billboard, fora uma outra que ficou fora do projeto. O album é muito bom e foi criticamente muito bem aceito, sem contar que conta com Move That Dope, uma das melhores músicas do ano. Teve também a mixtape Monster que ele lançou no Halloween e é bem da hora. Infelizmente ele não emplacou nenhuma participação em músicas de outros rappers, e apesar de 5 ser um número bom de músicas próprias pra aparecer aqui nessa lista, sem nenhuma participação ficou complicado buscar um lugar mais alto. Ainda assim vários outros caras que estavam nas paradas no ano passado, como o Lil Wayne, 2 Chainz, Kanye West e Kendrick Lamar, não conseguiram o que ele conseguiu, portanto não foi um mal ano, tanto em qualidade da música quanto em popularidade, pro Future. Abaixo seguem os sons do cara.

Future - I Won feat. Kanye West
Future - Move That Doh feat. Pharrell, Pusha T & Casino
Future - Shhh...
Future - Real And True feat. Miley Cyrus & Mr. Hudson
Future - Honest
10- YOUNG THUG (4 Músicas)
Em quarto lugar temos um empate quintuplo, então vamos começar com o cara que pra mim foi o MVP do ano. Ele já tinha me impressionado com a sua mixtape 1017 Thug no ano passado, mas esse ano o cara se superou e explodiu. Praticamente todos os sons que ele fez foram quentissimos, ele teve provavelmente um dos melhores albuns do ano e mudou vários paradigmas de como um rapper pode rimar de uma forma foda. Enfim, ele tem liricidade, tem destreza na sua flow, sabe fazer um refrão e tem uma personalidade fudida, por essas e outras ele é provavelmente o rapper que eu mais curti em 2014. Ainda assim ele é um cara novo que nunca havia aparecido na Billboard e apesar de ter lançado uma puta mixtape com o Rich Homie Quan e Birdman, a Tha Tour Part 1, assim como outra com o Gucci Mane, a Young Thugga Mane La Flare, não lançou album ainda, portanto conseguiu apenas o empate no décimo lugar com 4 músicas. Bora torcer pra que ano que vem ele esteja mais no alto!

Rich Gang - Lifestyle feat. Young Thug & Rich Homie Quan
T.I. - About The Money feat. Young Thug
Tyga - Hookah feat. Young Thug
Young Thug - Stoner
10- RICH HOMIE QUAN (4 Músicas)
Nada mais justo que empatado com o Young Thug tenhamos o seu parceiro de Rich Gang, o Rich Homie Quan. Ele já tinha aparecido na Billboard no ano passado com Type Of Way mas nesse ano ele emplacou mais hits, a maioria através de participações já que assim como o Young Thug ele só lançou mixtapes, sendo uma dela com o próprio Thugga e o Birdman, a sensacional Tha Tour Part 1, mas nada oficial esse ano. Ainda assim foi um ano no qual deu pra ver a qualidade do Rich Homie Quan e como ele consegue interagir e fazer sons quentíssimos com rappers dos mais diversos. Tomara que ano que vem ele consiga se sair melhor ainda que nesse ano. Abaixo seguem os sons do cara

Rich Gang - Lifestyle feat. Young Thug & Rich Homie Quan
Rich Homie Quan - Walk Thru feat. Problem
Yo Gotti - I Know feat. Rich Homie Quan
YG - My Hitta feat. Rich Homie Quan & Jeezy
10- SCHOOLBOY Q (4 Músicas)
Também em décimo lugar temos o Schoolboy Q. Depois do Kendrick surpreender todo mundo que não o conhecia o pessoal ficou mais ligado no pessoal da TDE e o Q conseguiu vender surpreendentes 140.000 cópias na primeira semana do seu album Oxymoron. É um album bem foda, que mereceu essas vendas todas e emplacou 3 singles logo que foi lançado. Junto com uma música de 2013 da qual ele participou chegamos nas 4 músicas que colocaram ele aqui. O resto do ano foi marcado por algumas participações no som de uns camaradas dele, mas nada que chegasse à Billboard. Ainda assim dá pra considerar que foi um ano muito bom pro Q. Abaixo temos os sons dele.

Schoolboy Q - Studio feat. BJ The Chicago Kid
Schoolboy Q - Break The Bank
Schoolboy Q - Man Of The Year
Macklemore & Ryan Lewis - White Walls feat. Schoolboy Q & Hollis
10- KID INK (4 Músicas)
Bem, o que dizer do Kid Ink né? Ele faz rap, mas é um cara derivativo pra caralho, pegando boa parte das paradas que fizeram o Tyga, Chris Brown e Wiz Khalifa famosos pra fazer uma carreira pra ele. Negócio é que ele conseguiu emplacar 2 singles nas paradas esse ano, junto com uma participação numa música eletrônica que acabou nas paradas de rap e Show Me, com o qual ele estourou ano passado mas ainda estava nas paradas em 2014. Abaixo seguem os 4 sons do cara.

Kid Ink - Body Language feat. Usher & Tinashe
Steve Aoki, Chris Lake & Tujamo - Delirious (Boneless) feat. Kid Ink
Kid Ink - Main Chick feat. Chris Brown
Kid Ink - Show Me feat. Chris Brown
10- PITBULL (4 Músicas)
Se eu falei que apesar de derivativo o Kid Ink pelo menos faz rap, não posso dizer o mesmo do Pitbull. Teve uma época que ele até fazia rap mas ultimamente o que ele faz é pop, que por alguma razão eles decidem por no meio das paradas de rap. Enfim, pra um artista pop como o cara é fácil volta e meia emplacar uns hits, e ele conseguiu emplacar 4 esse ano. Abaixo seguem eles.

Pitbull & Ne-Yo - Time Of Our Lives
Pitbull - Fireball feat. John Ryan
Pitbull - Wild Wild Love feat. G.R.L.
Pitbull - Timber feat. Ke$ha

Abaixo seguem também outros rappers que tiveram múltiplas músicas em 2014 na Billboard mas não chegaram a fazer parte do top 10.

3 Músicas:
Sage The Gemini
Kanye West
Kendrick Lamar
Yo Gotti
KCamp
Lil Wayne
T.I.
Juicy J
Big Sean

Nenhum comentário:

Postar um comentário