terça-feira, 21 de outubro de 2014

Back In The Day (1993): Ice Cube - It Was A Good Day

A Back In The Day chega em 1993, que foi um ano foda demais pro rap, e vou ter que dizer que foi difícil deixar de postar Ain't Nuttin But A G Thang do Dr. Dre aqui, mas It Was A Good Day também é um clássico, sem falhas na execução e que marcou a história do rap, então é dele que eu vou falar aqui.

Em 1993 a West Coast, que já era bem forte no que diz respeito à qualidade e popularidade do seu rap, marcou o começo da sua hegêmonia. Atos com o Dr. Dre, Ice Cube, 2Pac e Snoop Dogg lançaram albuns clássicos, progressivos e populares ao mesmo tempo, enquanto outros atos bem fodas despontavam na cena mais independente, como The Pharcyde e Cypress Hill. Durante toda a história do rap New York sempre foi a cidade com os sons mais quentes e progressivos, mas 1993 marcou o ano em que esse paradigma mudou de vez. Realmente, todos esses caras que eu mencionei antes são clássicos até hoje, e New York realmente não tinha caras que chamassem tanto a responsa quanto esses grandes nomes. O Nas tava só começando a sua carreira, Biggie e Jay-Z iam lançar seus primeiros albuns só nos anos subsequentes, assim como o Wu-Tang Clan. Os únicos que realmente tinham um som progressivo pra caralho e ainda eram populares era A Tribe Called Quest, mas não tem nem como eles competirem contra os caras que eu mencionei antes.

Enfim, a West Coast tava dominando e pra mim o suprassumo desse domínio é esse som do Ice Cube. A batida desse som foi feita pelo DJ Pooh. O que o Ice Cube fez aqui foi basicamente o que o Kendrick fez no good kid, m.A.A.d city. Ele criou uma narrativa mostrando como foi o dia dele vivendo em Los Angeles, com todas as coisas boas e ruins que acompanham. O que é mais legal é que ele ao mesmo tempo que mostra como pode ser dificil a vida de um jovem negro numa cidade violenta como essa, ele dá esperança mostrando como, apesar de vários dias serem ruins, os dias bons compessam isso. Ao mesmo tempo que ele fala várias reais ele dá um tom esperançoso pra caramba pro som, o que pra mim é admirável. Pra mim essa é uma das melhores e mais bem feitas músicas de rap de todos os tempos e essas são as razões. Pra ver o clássico video de It Was A Good Day, clique acima. Abaixo tem mais alguns destaques de 1993 que eu listei abaixo e uma playlist com os hits do ano.

Outros destaques de 1993:

Dr. Dre - Ain't Nuttin But A G Thang feat. Snoop Doggy Dogg
Nas - Halftime
The Pharcyde - Passin' Me By
Cypress Hill - Insane In The Brain
Lords Of The Underground - Chief Rocka
2Pac - I Get Around
Eazy-E - Real Muthaphuckkin G's
A Tribe Called Quest - Award Tour
Snoop Doggy Dogg - What's My Name

Playlist de 1993:

Nenhum comentário:

Postar um comentário