segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Billboard Lists 2012: Estados Americanos mais populares na Billboard em 2012

Continuando as minhas listas do ano da Billboard vem uma que eu bolei porque achei bem interessante ver qual a regiao dos Estados Unidos que anda mais popular em comparacao as outras. Decidi usar estados ao invés de cidades justamente pra aumentar um pouco a abrangencia geografica da parada, já que a sonoridade costuma ter a mesma base dentro de um mesmo estado. Enfim, vamos entao a lista dos 5 Estados com mais musicas nas paradas de rap da Billboard desse ano.
1- GEORGIA (Atlanta, Decatur, Columbus, College Park) - 25 Músicas
Desde a ascencao do T.I. e do Young Jeezy como estrelas do rap conhecidas não só na sua regiao, mas no mundo todo, o estado da Georgia não para de fazer rappers quentes um atrás do outro. Eles tem uma inspiração bem grande do som originado no Texas por pioneiros como o UGK, Geto Boys e DJ Screw, assim como do bounce de Miami da 2 Live Crew e o som mais pesado da Three 6 Mafia em Tennessee. Negócio é que essa mistura tem um apelo e uma popularidade bem foda, através de atos tao diversos quanto os raps cerebrais do OutKast ao crunk do Lil Jon, tendo como o centro da cena toda a cidade de Atlanta. Hoje em dia, os que mais puxaram Georgia pra essa posição foram o 2 Chainz, Future, Waka Flocka Flame e o Young Jeezy, mas mesmo assim eles tiveram uma dezena de outros rappers ascendendo nas paradas de rap da Billboard esse ano (como o Ca$h Out, Trinidad James e outros) que farão com que o legado desse estado não termine tao cedo. Abaixo os sons que fizeram com que ela entrasse nessa posição.

Trinidad James - All Gold Everything
Future - Neva End
T.I. - Ball
2 Chainz - I'm Different
Ludacris - Representin'
Mykko Montana - Do It
T.I. - Go Get It
DJ Drama, 2 Chainz, Meek Mill & Jeremih - My Moment
2 Chainz - Birthday Song
Waka Flocka Flame - Get Low
Future - Turn On The Lights
2 Chainz - No Lie
Waka Flocka Flame - I Dont Really Care
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz - Mercy
Future - Same Damn Time
B.o.B - So Good
Ca$h Out - Cashin' Out
Young Jeezy - Leave You Alone
Young Jeezy - SupaFreak
Travis Porter - Ayy Ladies
Future - Magic
Roscoe Dash - Good Good Night
B.o.B - Strange Clouds
Waka Flocka Flame - Round Of Applause
Young Jeezy - I Do
2- NEW YORK (New York City) - 17 Músicas
New York, sim, a Big Apple, precursora e essencial na história do rap segue em segundo lugar. Falar o numero de grandes MCs e grupos de rap que surgiram dessa cidade é desnecessário pra quem conhece um mínimo de rap, mas a influencia deles anda meio diminuida ultimamente, por isso eu até me surpreendi de achá-la nessa posicao na Billboard. Negócio é que ela ainda tem uns heavyweights que carregam o peso pelo estado e pela cidade (como o Jay-Z, Nicki Minaj e 50 Cent) assim como novatos quentes como o French Montana e A$AP Rocky, que fizeram a diferenca para a chegada deles nesse local. O estado atualmente nao tem bem uma estética sonora parecida entre os seus artistas, mas essa posicao mostra que eles nao deixaram de ser influentes. Abaixo as 17 músicas de artistas de New York que apareceram na Billboard esse ano.

50 Cent - My Life
Nicki Minaj - Freedom
A$AP Rocky - F**kin Problems
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique
50 Cent - New Day
French Montana - Pop That
Nicki Minaj - Beez In The Trap
Nicki Minaj - Starships
Jay-Z & Kanye West - No Church In The Wild
Fat Joe - Another Round
French Montana - Shot Caller
Jay-Z - Glory
Red Cafe - Fly Together
Nicki Minaj - Fly
Diggy - Do It Like You
Jay-Z & Kanye West - Gotta Have It
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris
3- CALIFORNIA (Los Angeles, San Francisco, Compton, Oakland, Long Beach, Vallejo,) - 16 Músicas
Quase nada atrás de New York está a California. Eles sem duvida tem o seu lugar marcado na história do rap desde o N.W.A. tendo grupos super criativos e que curtiam quebrar as barreiras de como o rap podia soar. A California se destaque também por ter dois grandes polos de músicas, um centrado em L.A. (com Compton e Long Beach ao redor) em que o rap segue uma veia mais tradicional (mas com alguns artistas underground de peso) e outro centrado na Bay Area (baia de San Francisco da qual faz parte também Oakland, Vallejo, Berkeley e outras cidades), com uma tradicao toda própria e artistas como o Too $hort, Tupac e E-40. Hoje em dia o som centrado em Los Angeles é encabecado principalmente pelo Kendrick Lamar e segue uma linha mais tradicional (mas nao menos inovadora) aos moldes do que o Dr. Dre e o DJ Quik costumavam fazer. Já a Bay Area é o centro do movimento minimalista Ratchet encabecada pelo Tyga e pelo DJ Mustard e com um som mais minimalista inspirado no Hyphy e Jerk Music. Abaixo seguem os 16 sons de artistas californianos que entraram na parada da Billboard

Kendrick Lamar - Bitch, Don't Kill My Vibe
Kendrick Lamar - Backseat Freestyle
Kendrick Lamar - m.A.A.d City
Kendrick Lamar - Poetic Justice
Tyga - Do My Dance
Game - Celebration
Clyde Carson - Slow Down
Kendrick Lamar - Swimming Pools (Drank)
Tyga - Make It Nasty
Kendrick Lamar - The Recipe
E-40 - Function
Tyga - Faded
LoveRance - UP!
Tyga - Rack City
Snoop Dogg & Wiz Khalifa - Young, Wild & Free
LMFAO - Sexy And I Know It
4- FLORIDA (Miami, Carol City, Deerfield Beach, Hialeah) - 14 Músicas
Em quarto lugar segue a Florida. Ela tem uma tradição antiga de raps mais de clubs e tal desde a época do Uncle Luke e a 2 Live Crew. Apesar disso ela ficou um bom tempo apagada do mapa do rap após o Rick Ross voltar a colocá-la no mapa. O Rozay com certeza teve um grande ano e ajudou a Florida a alcançar essa posição, mas infelizmente o som dançante do Flo Rida e Pitbull é mais representativo que o do Rick Ross e DJ Khaled. De qualquer forma são dois lados da mesma região  centralizada em Miami, e não dá pra dizer que um é mais representativo que o outro (só dá pra dizer que um é melhor que o outro xD). Abaixo as musicas de artistas da Florida.

Pitbull - Don't Stop The Party
Flo Rida - I Cry
Rick Ross - Diced Pineapples
DJ Khaled - I Wish You Would
Flo Rida - Whistle
Rick Ross - Touch'N You
Pitbull - Back In Time
DJ Khaled - Take It To The Head
Flo Rida - Wild Ones
Rick Ross - Stay Schemin'
Pitbull - International Love
Ace Hood - Body 2 Body
Rick Ross - You The Boss
Flo Rida - Good Feeling
5- ILLINOIS (Chicago) - 9 Músicas
Mais atrás da Florida vem Illinois, representada quase que unicamente por Chicago. Como o pessoal todo já deve saber, o Kanye West é de Chicago e a maior razao pela qual Illinois aparece aqui é justamente por causa dele, o que já era de se esperar. Apesar disso, o som que mais marcou a cidade nesse ano foi o Drill, feito por caras como o Lil Reese, King Louie, Lil Durk e obviamente, o garoto propaganda da cena, Chief Keef. Esse contribuiu com duas músicas e faz um som bem diferente do que o Kanye faz, apesar de ser mais consistente com o que rola na cidade atualmente. Abaixo voces podem ver as 9 músicas que artistas de Illinois colocaram na Billboard em 2012.

Chief Keef - Love Sosa
Kanye West & R. Kelly - To The World
Kanye West, Jay-Z & Big Sean - Clique
DJ Drama, 2 Chainz, Meek Mill & Jeremih - My Moment
Chief Keef - I Don't Like
Kanye West, Big Sean, Pusha T & 2 Chainz - Mercy
Jay-Z & Kanye West - No Church In The Wild
Jay-Z & Kanye West - Gotta Have It
Jay-Z & Kanye West - Ni**as In Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário